• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Tradição gaúcha é destaque da programação semanal do Sesc Centro/ Porto Alegre

setembro 11, 2018 By Redação Deixe um comentário

Setembro é o mês do gaúcho e o Sesc Centro, em Porto Alegre, não ficaria de fora desta importante celebração. Por isso, a Unidade preparou uma agenda de atividades especiais para comemorar essa data. Até o dia 16, acontece o 5º Palco Sesc Nativista, no Parque Harmonia e em escolas da rede pública de Porto Alegre. O principal destaque deste período na programação é a apresentação musical do grupo Eco do Pampa, que durante duas horas levará ao público os maiores clássicos da música regional fandangueira gaúcha. A apresentação acontece no dia 15 (sábado), a partir das 20h, no Palco Principal do Acampamento Farroupilha. Antes, às 19h, o CTG Raízes do Sul apresenta uma série de danças folclóricas. Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3284-2070 e no site www.sesc-rs.com.br/centro.

No dia 11 (terça-feira) acontece o Circuito de Autores – Projeto Arte da Palavra, debate com escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ). Serão dois encontros: o primeiro às 15h, no Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS), e o segundo, às 19h, no Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº665). Não é necessária inscrição prévia para participação. Já nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), a Cia Pretagô apresenta, a partir das 19h, o espetáculo “Qual a diferença entre o Charme e o Funk”. Atração do Porto Alegre em Cena, a apresentação tem desconto de 50% no ingresso para clientes do Cartão Sesc/Senac na categoria Comércio e Serviços. Abaixo está a programação completa da semana.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Confira a programação completa:

Exposição: “Fanzinoteca Expo”

Um coletivo de artistas
Data: até 28 de setembro
Horário: 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e 1h antes de espetáculos no final de semana
Local: Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Sinopse: A Fanzinoteca Expo é uma exposição itinerante de Fanzines num coletivo de artistas que utiliza as mais variadas técnicas: colagens, desenhos, gravuras, xerox entre outras. As publicações são artesanais e nos mais variados formatos. Desde os modelos clássicos dos anos 80, quando nasceram os primeiros zines até os mais atuais. A mostra consiste em apresentar ao público todas as variadas possibilidades do Fanzines. É uma oportunidade muito especial para entender o quanto o Zine vem se transformando com o tempo, além de poder divertir, pois as publicações são dos mais variados temas, que atraem olhares curiosos e sorrisos. O acervo aumenta a cada exposição, contando no momento com em torno de 100 exemplares.
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Mate, Chima&Tererê

Grupo/Cia: Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
Data: 11 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Em formato que mistura contadores de histórias, cantautores, uma linguagem de teatro de rua e comédia popular, contamos a importância do Chimarrão, as lendas e histórias que o envolvem através da aventura de dois amigos. Os guascas Chima e Mate saem a viajar pelo interior do Estado querendo tocar suas músicas em bailes gaudérios pelo interior até chegar na fronteira com a Argentina. Missão que vai se tornar mais divertida e misteriosa ao encontrarem no meio do caminho uma prenda chamada Tererê, mulher com conhecimentos vastos, meio bruxa, meio sábia e detentora de várias histórias e que lhes apresenta uma erva-mate mágica, o que torna uma aventura bem mais instigante a viagem e os salva de algumas boas encrencas e enrascadas.
Entrada franca para escolas agendadas previamente

Apresentação do grupo de danças folclóricas com desdobramento em oficina
CTG Raízes do Sul

Data: 11 de setembro
Horário 1: 12h – IFRGS
Horário 2: 14h30 e 15h10 – Hospital da Criança
Sobre: Apresentação de músicas clássicas do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos e explicação sobre eles, bem como sobre o histórico das danças a serem apresentadas (tradicionais gaúchas e danças gaúchas de salão).
Atividade gratuita voltada ao público atendido pelas instituições

Arte da Palavra: Debate com os escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ)

Data: 11 de setembro
Local 1: Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS)
Horário: 15h
Local 2: Teatro Sesc Centro ( Av. Alberto Bins, nº665)
Horário: 19h
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Pequenas Histórias do céu e da terra

Grupo/Cia: Las Brujas (RS)
Data: 12 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Duas atrizes convidam as crianças a conhecer a lenda indígena da Mandioca e a lenda africana da Abayomi, ora contando, ora vivendo a história. Assim, a contação propõe a união de teatro de atores, teatro de objetos e contação de histórias para criar um espaço lúdico de trocas com as crianças sobre a cultura brasileira. Este trabalho integra o núcleo Caldeirão de Histórias que investiga diferentes modos de potencializar a contação de histórias, visando o resgate de memórias.
Entrada franca para escolas agendadas previamente

Porto Alegre em Cena: “Qual a diferença entre o Charme e o Funk”
Grupo/Cia: Pretagô
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Ingressos disponíveis https://uhuu.com/poa-em-cena (Clientes com Cartão Sesc/ Senac na categoria Comércio e Serviços têm 50% de desconto nos ingressos)
Sobre: A peça é baseada numa espécie de “arqueologia pessoal” que investiga relíquias na memória das sete artistas negras em cena, que compõem e dão corpo à criação coletiva. O espetáculo provoca um resgate às identidades negras ao recontar de variadas formas suas experiências, através de cenas autônomas e sensoriais, que transpassam as diversas artes da cena, como teatro, dança e música. Com direção de Thiago Pirajira, a peça contextualiza o movimento de uma juventude marcada pela esperança e que anseia trazer à luz sua cultura. “Qual a diferença entre o charme e o funk?” é a montagem de estreia do grupo Pretagô, oriundo do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e que fundamenta e desenvolve sua pesquisa artística nas questões da identidade negra.
Classificação: 14 anos
Duração: 70min

Palco Sesc Nativista – Entre Trapus E Farrapos

Grupo/Cia: Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (RS)
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Três contadores, Trapo (Anderson Gonçalves), Fiapo (Andre Baguetti) e Farrapa (Lorena Sanchez) são mascates que rodam o Estado trocando e vendendo toda sorte de produtos: pomada contra calos, erva-mate para chimarrão, linguiça da colônia, ou água de colônia para quem quer ficar cheiroso! Entretanto o seu produto mais famoso não é vendido, é trocado, ou “escambado”: Uma história por um sorriso, um conto por um aplauso, um causo por um abraço. E assim de querência em querência, de rincão em rincão eles seguem levando o Rio Grande de histórias para cada novo coração. Uma tríade de contos de origem negra, indígena e dos imigrantes vários compõe a peça, música ao vivo, objetos que se transformam e bonecos fecham o cenário de encantamento artístico.

Entrada franca para escolas agendadas previamente

Palco Sesc Nativista – Danças Folclóricas

CTG Raízes do Sul
Data: 15 de setembro
Horário: 19h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Detalhes: Apresentação de músicas clássicas e danças tradicionais do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos. O CTG Raízes do Sul foi fundado em 20 de julho de 1986, tem como lema “O CTG Raízes do Sul traz na alma gauderia as coisas do pampa”. O grupo mirim busca desenvolver a criança através de brincadeiras e danças tradicionais objetivando formar o futuro cidadão.
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Apresentação musical

Eco do Pampa
Data: 15 de setembro
Horário: 20h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Detalhes: O show baile do grupo Eco do Pampa tem duração de duas horas e levará ao público os maiores clássicos da música regional fandangueira gaúcha, mesclando ritmos como vanera, xote, chamamé, bugios, milongas e o tradicional bugio (ritmo regional gaúcho). Destaque para a indumentária e instrumentos utilizados nos bailes gaúchos. Os arranjos vocais e instrumentais recebem destaque nos espetáculos do grupo Eco do Pampa.
Entrada franca

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login