Tashi Delek Losar – O Ano Novo Tibetano

Ogyen Shak – O Tibetano que adotou o RS como sua nova casa.

Matheus Leal

Quem chega ao Espaço Tibet, em Três Coroas (RS), à 100 km de Porto Alegre, logo é recebido por um totem de boas-vindas, em tamanho real, de um dos responsáveis pelo local: O chef tibetano Ogyen Shak. Junto com sua esposa, a gaúcha Adriana Shak, são os anfitriões do Ano Novo Tibetano ou “Tashi Delek Losar” na saudação na língua local, realizado nos dias 9 e 10 deste mês.

Losar é o ano novo Tibetano, que ocorreu no dia 5 de fevereiro, para a chegada do ano de 2146. Ano de Porco da Terra conforme a astrologia tibetana, que possui um calendário lunisolar, regido por doze animais e cinco elementos.

Por toda área do jardim, é possível escutar canções e mantras tibetanos, que ecoam das caixas de som espalhadas pelo local. Na área interna, no salão principal do restaurante, Ogyen entoa um mantra, oferece suas boas-vindas e pede um minuto de silêncio, em memória as vítimas da tragédia de Brumadinho em MG.

Também no espaço do jardim, estão espalhados os rituais do Ano Novo Tibetano, onde os participantes podem reproduzir os ritos em busca de sabedoria, fartura e boas energias. Foram as boas energias, aliado a curiosidade e interesse pela filosofia e cultura, que atraíram a réporter aéreo Letícia Pellin e o jornalista Paulo Gilvane, que participaram pela primeira vez do Losar Tibetano.

Adriana afirma que ‘2146, o ano do Porco na Terra, é um ano de movimentos e mudança de ritmos, onde projetos estagnados começam a andar’. Já, Ogyen, alerta que é ‘necessário ter planejamento, cautela e sabedoria’ de acordo com as crenças tibetanas.

A gaúcha Adriana Shak relata o que esperar do ano que se inicia.