Sul21 recomenda ‘Redemoinho’, ‘Toni Erdmann’, ‘Lego Batman’ e o encerramento do Porto Verão Alegre

Milton Ribeiro

As estreias seguem acontecendo e são excelentes. O brasileiro Redemoinho é um belo filme do ponto de vista estético e conta com uma boa história do escritor Luiz Ruffato. O alemão Toni Erdmann é uma comédia que fez enorme sucesso em Cannes e cuja famigerada refilmagem norte-americana já foi negociada. Mais entretenimento? Ora, Lego Batman — O Filme é ótimo. 

Confira outras indicações abaixo. Têm para todos os gostos.

Este pequeno Guia é um resumo. Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos. O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!De segunda a sexta, atualizamos nosso Guia21 com a programação do que acontece em POA.

Cinema – Estreias

Redemoinho (****)
de José Luiz Villamarim, Brasil, 2017, 100 min


Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Júlio Andrade) são dois grandes amigos de infância, que se reencontram depois muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, interior de Minas Gerais. Luzimar nunca saiu de sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem mais bem sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado e, num intenso mergulho em suas memórias, partem para um arriscado acerto de contas. O filme é baseado no conto Os Amigos, do livro O Mundo Inimigo – Inferno Provisório Vol. II“, de Luiz Ruffato. É um filme altamente poético e onde a imagem toma a posição de protagonista. O filme é perfeito em mostrar as relações entre todos os personagens em razão da elegante conjunção da direção de Villamarim, do visual belíssimo criado pelo diretor de fotografia Walter Carvalho, dos diálogos precisos e da intensa interpretação da dupla central de atores.

No CineBancários, às 15h e 19h
No Espaço Itaú 8, às 13h30 e 15h30

Toni Erdmann (****)
(Toni Erdmann), de Maren Ade, Alemanha/Áustria, 2016, 162 min


Os jornalistas presentes ao Festival de Cannes elegeram Toni Erdmann como o melhor filme apresentado lá. Jack Nicholson assitiu o filme e imediatamente comprou os direitos para fazer uma refilmagem norte-americana com ele no papel principal. Toni Erdmann, o sujeito que dá nome ao filme, é um sessentão piadista e bom de papo. Ele usa uma dentadura bizarra, um terno gasto e uma peruca nada sutil. Num bar de Bucareste, na Romênia, ele se apresenta a Ines (Sandra Hüller) e amigas dela como um coach a trabalho na cidade. Quando vemos essa cena, já sabemos que Toni, na verdade, é Winfried (Peter Simonischek), professor de música e pai de Ines. A filha trabalha num negócio tipicamente contemporâneo: viaja para vários cantos do mundo demitindo e reorganizando hierarquias de grandes empresas. Ou seja: uma executiva acorrentada ao celular, à rotina de reuniões e sem muito tempo para dar atenção ao pai, que chegou à cidade para uma visitinha surpresa. Maren Ade, a diretora do filme, espertamente escolhe o humor – e o que ele tem de mais constrangedor e honesto – como único elo possível entre os dois. O filme é ótimo. (Com a ajuda do site Metrópoles).

No Espaço Itaú 3, às 15h, 18h e 21h
No Guion Center 1, às 17h50 e 20h40
No Guion Center 2, às 14h

Lego Batman – O Filme (***)
(The Lego Batman Movie), de Chris McKay, EUA, 2016, 105 min


Extremamente egocêntrico, Batman leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disto, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema – que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon, que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman. O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa elabora um plano contra o Homem-Morcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arquinimigo. Meu Deus, o que acontecerá com Batman? Entretenimento de primeira linha.

Cópias IMAX 3D Dubladas:
No Cinespaço Wallig 8, às 14h30, 16h50 e 19h
Cópias IMAX 3D Legendadas:
No Cinespaço Wallig 8, às 21h10
Cópias 3D Dubladas:
No Cineflix Total 1, às 13h30, 15h35, 17h40 e 19h45
No Cinemark Barra 5, às 13h50 e 16h15
No Cinemark Ipiranga 4, às 14h35, 17h e 19h20
No GNC Iguatemi 5, às 13h20, 16h15, 18h50 e 20h
No GNC Praia de Belas 2, às 13h20, 15h30, 17h45 e 20h
Cópias 3D Legendadas:
No Cinemark Barra 5, às 18h50
No Cinemark Ipiranga 4, às 21h40
Cópias Dubladas:
No Cineflix Total 2, às 14h20, 16h50 e 19h10
No Cinespaço Wallig 4, às 13h30, 15h30, 17h40 e 19h40
No Cinemark Barra 3, às 13h e 15h20
No Cinemark Ipiranga 5, às 13h e 15h25
No Espaço Itaú 7, às 13h30 e 15h30
Cópias Legendadas:
No Espaço Itaú 7, às 17h30 e 19h30

Cinema – Em cartaz

A Espera (****)
(L’Attesa), de Piero Messina, França / Itália, 2015, 100 min


Na cena inicial, Anna (Juliette Binoche) está sentada num velório, diante do cadáver do filho. A cerimonia ocorre numa igreja escuríssima, com as pessoas se movimentando silenciosamente pela penumbra. Na cena seguinte, Jeanne (Lou de Laâge) chega à mansão da mãe de seu namorado, na Sicília, sem saber que o jovem acaba de morrer. Então, neste momento de profunda dor e luto, Anna é surpreendida pela visita da namorada francesa do filho e é ela convidada para os festejos de Páscoa. Isoladas num casarão na Sicília, Itália, elas escondem segredos enquanto aguardam ansiosamente o reaparecimento do rapaz.

No Guion Center 1, às 16h
No Guion Center 2, às 19h05
No Guion Center 3, às 14h30

A Qualquer Custo (****)
(Hell Or High Water), de David Mackenzie, EUA, 2016, 102 min


Interior do Texas, Estados Unidos. Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) são irmãos que, pressionados pela proximidade da hipoteca da fazenda da família, resolvem assaltar bancos para obter a quantia necessária ao pagamento. Com um detalhe: eles apenas roubam agências do próprio banco que está cobrando a hipoteca. Só que, no caminho, eles precisam lidar com um delegado veterano (Jeff Bridges), que está prestes a se aposentar.

No Cinemark Ipiranga 2, às 18h25
No Espaço Itaú 6, às 15h20 e 17h20
No GNC Moinhos 1, às 14h

The Beatles: Eight Days a Week — The Touring Years (***)
(The Beatles: Eight Days a Week), de Ron Howard, Reino Unido / EUA, 2016, 132 min


Através de inúmeras entrevistas, imagens de arquivo e outros materiais audiovisuais, esta é uma exploração aprofundada e afetiva sobre a história e o impacto exercido pelos 250 concertos que os Beatles realizaram entre os anos de 1963 e 1966, quando ainda excursionavam pelo mundo e quando consolidaram sua reputação de “mais famosos que Jesus”, nas palavras de John Lennon.

No Espaço Itaú 8, às 21h30

O Apartamento (*****)
(Forushande), de Asghar Farhadi, Irã/França, 2016, 125 min


Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) são casados e encenam a montagem da peça teatral “A Morte de um Caixeiro Viajante”, de Arthur Miller. Um dia, eles são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. O problema é que, devido a uma obra próxima, todo o prédio corre o risco de desabamento. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, em um apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho no banheiro, justamente quando está tomando banho. Ela acaba no hospital por motivos que não devemos declinar. O trauma do ocorrido que afeta, cada vez mais, suas vidas. “O Apartamento” é de Asghar Farhadi — mesmo diretor de “A Separação” — e é um filme notavelmente bem narrado, desconcertante e de grande tensão. Excelente roteiro e atores.

No Guion Center 1, às 13h45
No Guion Center 2, às 16h50

Até o Último Homem (***)
de Mel Gibson, EUA/Austrália, 2016, 139 min


Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

No Cinemark Barra 2, às 20h30
No Espaço Itaú 2, às 19h

Eu, Daniel Blake (*****)
(Daniel Blake), de Ken Loach, Reino Unido / França / Bélgica, 2016, 97 min


Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (DAVE JOHNS), um carpinteiro de meia-idade, busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (HAYLEY SQUIRES), uma mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade para escapar de viver numa residência para sem-abrigos em Londres. Sem condições financeiras para se manter, a única hipótese de Katie foi a de aceitar um apartamento numa cidade que ela desconhece, a 300 milhas de distância. Daniel e Katie encontram-se na terra de ninguém, presos na burocracia da Segurança Social… Longa que apresenta um retrato crítico sobre o sistema de bem-estar social inglês “EU, DANIEL BLAKE“, filme do diretor britânico Ken Loach foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes/ 2016. Triste, kafkiano, realista e perfeito. Este vai direto para o Top 10 de 2017.

Na Sala Paulo Amorim, às 15h e 19h

Manchester à Beira-Mar (****)
(Manchester by the Sea), de Kenneth Lonergan, Estados Unidos, 2016, 137 min

Lee Chandler (Casey Affleck) é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

                     

No Espaço Itaú 6, às 21h30
No GNC Moinhos 1, às 18h50
No Guion Center 3, às 20h50

Exposições

Vidas Refugiadas
No Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Rua da Praia, 1223
De terças a sextas, das 10h às 19h, sábados, das 11h às 18h. Até 4 de março

O tema do refúgio vem sendo abordado em pesquisas acadêmicas e relatórios midiáticos, sempre a partir da perspectiva masculina e raramente com foco na mulher. Por ser minoria, diante das 60 milhões de pessoas deslocadas, a mulher refugiada acaba herdando a invisibilidade já habitualmente experimentada pelas mulheres brasileiras, fazendo com que suas dificuldades sejam menos ouvidas, suas particularidades pouco respeitadas e sua feminilidade completamente ignorada. O resultado desse processo de anulação limita seu acesso a direitos, amplia sua exclusão social, impede sua plena integração e provoca uma perigosa repetição das violações já vivenciadas em seu país de origem.

Exposições de Artes Visuais no IAB RS
Até 24 de fevereiro de 2017, das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira
No Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro nº 363)

A mostra integra o terceiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2016. A visitação permanece até o dia 24 de fevereiro de 2017, das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, na Rua General Canabarro nº 363, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca. Na Sala Negra, o público poderá conferir a mostra “Esculto-Pinturas: 30 Anos de Criação”, do artista plástico argentino Nestor Candi. Ele reúne pinturas e esculturas criadas entre 1987 e 2016, em exposição que demonstra as relações entre seus trabalhos bi e tridimensionais. As obras são executadas com fragmentos de ferro soldados e outras com tintas, verificando-se construção convicta de formas em visível equilíbrio, mediante recortes, dobras, aplicação de cores sobrepostas com harmonia, que tornam evidente a identidade do artista e revelam os processos sucessivos desenvolvidos nesses 30 anos de criação permanente. A Sala Anexa, abrigará a exposição coletiva “Gráfica Mente Motu” reunindo trabalhos do artista Moisés Tubinambá, também conhecido como Motu. Ele apresenta um trabalho icônico com linhas urbanas de identidade contemporânea. Seus temas, influenciados pela cultura pop, giram em torno de paisagens urbanas e personagens dotados de certo humor. O artista explora ainda técnicas e suportes diversos, tendo em sua produção trabalhos em desenho, pintura, litogravura, xilogravura e cerâmica. A Sala do Arco irá abrigar a mostra “Relicário pela Vida” das artistas Lara Espinosa, Milena Kunrath, Sandra Meneses e Suzana Campozani. Os trabalhos remetem a elementos da natureza em impressões imaginativas de grupo que resultaram na composição de um “Relicário”. As artistas revelam que em suas lembranças “imprime-se o espírito de algo que não mais existe, ou que tende a desaparecer, mas que ainda tem capacidade de transformação para uma nova História”. Nesse contexto, a reunião dos materiais se deu de forma natural, uns como extensão dos outros. Raízes, sementes, folhas e pequenas plantas do jardim se agregaram ao cotidiano de fazer cerâmica, reunidas como acervo particular, tátil e visual. Na área externa e circulação do Solar do IAB RS, a artista Bianca Santini apresenta a exposição “Além da Paisagem”, que busca transpor para o espaço a forma como a paisagem é percebida e modificada, a partir de deslocamento e percepção fenomenológica e de sentido.
tupinamba

Música

Música ao Pôr do Sol
Em Imbé, Avenida Beira Mar, nas imediações do Hotel Samburá
Sábado, 11, das 16h às 23h

Música ao vivo + food trucks + cerveja artesanal + empreendimentos criativos + esportes + espaços públicos movimentarão a praia de Imbé neste sábado. O evento é promovido pela Rádio Unisinos FM e Marquise 51, com apoio da Prefeitura Municipal de Imbé e produtora Madrecita. A banda Jogo Sujo abre a programação. O fundador das bandas Pupilas Dilatadas e M-16, Eduardo Branca, vem a seguir. Canções autorais e releituras de Simon and Garfunkel e Erasmo Carlos serão trazidas pelos Danadões. Depois, virá o rock e o blues é o mote da Cactus Flor. Os demais participantes são Os Replicantes, Julio Reny, Madame Bogardan e Identidade.

A formação atual dos Replicantes

Teatro

Nos últimos dez dias do 18o Porto Verão Alegre, que vai até 19 de fevereiro, a programação conta com espetáculos que reúnem jovens comediantes gaúchos, como Dudu Weber, Índio Behn e Saulo Chiele; Arthur Gubert e Luciano Potter; Cris Pereira, Pedro Smaniotto; em Comédia Urbana: #Xuragou e Só para maiores: a vida sexual das pessoas nesta semana, que estarão em cartaz de quinta a domingo na AMRIGS. Na próxima semana, Cris Pereira apresenta seu Stand Up Bagual do Gaudêncio durante toda a semana na AMRIGS, e Alcemar e A Mascada Perdida entra em cartaz no Teatro do Bourbon Country, com ingressos antecipados e na hora vendidos somente no local.

Comédia Urbana: #Xuragou

Datas: 09 e 10 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:

O novo espetáculo é dinâmico e equilibrado, intercalando músicas, personagens, sketcks e interações com público, além de improviso. Dudu Weber faz o personagem Edinilson Guerreiro, um motorista de ônibus. Saulo Chielle traz ao espetáculo o personagem Gauchão de Apartamento. E Índio Behn apresenta o personagem Zé Mundícia, um mendigo presidente do sindigo.

Ficha Técnica:

Direção: Eduardo Mendonça
Elenco: Dudu Weber, Índio Behn e Saulo Chielle

Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos


Só para maiores: A vida sexual das pessoas

Datas: 11 e 12 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:

Os comunicadores do programa Pretinho Básico da Rede Atlântida trazem aos palcos um espetáculo que foge dos padrões. De todos os padrões. Sem vergonha, Arthur Gubert e Luciano Potter falam tudo o que pensam a respeito de sexo, relacionamentos e preferências sexuais de homens e mulheres. Mais do que um show de humor e libertinagem, os dois amigos apresentam uma verdadeira palestra. Para muitos casais pode vir a ser uma terapia, o início de uma briga ou de uma noite de sexo. Ou tudo isso junto.

Ficha Técnica:

Direção: Arthur Gubert e Luciano Potter
Roteiro: Arthur Gubert e Luciano Potter
Elenco: Arthur Gubert e Luciano Potter
Realização: Artistaria Produtora de Humor

Duração: 60 minutos
Classificação: 18 anos

Stand Up Bagual do Gaudêncio

Datas: 13 a 19 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:

Gaudêncio é um legítimo habitante do campo, figura típica do Rio Grande do Sul. Mais grosso que dedo destroncado, e com a paciência mais curta que chute de porco. Com todas essas “qualidades” sendo exibidas nos palcos (na comédia Cris Pereira Ponto Show) e nos vídeos divulgados no YouTube e pelo Whatsapp, o personagem logo ganhou destaque. O sucesso junto ao público levou o ator e comediante Cris Pereira a interpretar este gaúcho — que foi uma de suas primeiras criações — agora em um novo espetáculo solo e desgarrado. Um show de comédia fundamentado em piadas e histórias que fazem com que o público se identifique com o personagem, ao lembrar de parentes, amigos e conhecidos.

Ficha Técnica:

Direção: Cris Pereira
Roteiro: Cris Pereira
Trilha Sonora: Oliver Weber
Elenco: Cris Pereira e Fabinho Padilha
Iluminação: Oliver Weber
Operação de Som: Oliver Weber
Operação de Projeção: Oliver Weber
Produção Executiva: Luciano Barth Lopes e Jaques Machado
Produção: Ariel Kafer, Fabinho Padilha, Sancris Feijó, Álvaro Pereira.
Realização: Artistaria Produtora de Humor

Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos

Alcemar e A Mascada Perdida

Datas: 15 e 16 de fevereiro
Horário: 21h
Local: Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose,80)

Sinopse:

Alcemar é um simples pedreiro. Um homem puro, apaixonado pela vida e por suas aves. Aves raras, selvagens e exóticas. Solitário, não tem ideia da virtude que o destino lhe reservou. Um poder que nenhum ser humano, nenhum rei, nenhum povo conseguiu alcançar. Só alguém como Alcemar poderia ter a bondade e a grandeza de espírito para receber o status máximo de Illuminati, conheça toda a saga em Alcemar e a mascada perdida.

Direção: Eduardo Mendonça
Roteiro: Eduardo Mendonça e Pedro Smaniotto
Elenco: Arthur Gubert, Eduardo Mendonça, Leonardo Barison, Pedro Smaniotto e Tiago Prade.
Figurino: Dé Dullius

Duração: 70 min
Classificação: 14 anos

Observação: os ingressos para este espetáculo, Alcemar e a Mascada Perdida, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada.

SERVIÇO:

OS TEATROS escolhidos para sediar os espetáculos são:

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Independência, 75), o Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835), Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311),Teatro Novo DC (Rua Frederico Mentz, 1561), o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreira (Av. Érico Veríssimo, 307),Teatro Renascença, o Theatro São Pedro (Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico), Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665).

OS INGRESSOS continuam tendo preço promocional.

Valores:

No Teatro: R$40 inteira

R$32 Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil

Antecipado R$30 inteira

R$24 Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil

Observações:

Na compra de ingressos antecipados será aceito dinheiro e Banricompras – débito.

Nos teatros, apenas dinheiro.

Banricompras: desconto válido para titular e um acompanhante

(2 ingressos por peça).

Estudantes devem apresentar documento comprovando relação atual com instituição de ensino, conforme Leia da Meia Entrada. A lei entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015, que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

PONTOS DE VENDA:

A compra antecipada dos ingressos pode ser feita em dois tradicionais pontos de venda: no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h. No Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h. Além disso, foram confirmados mais dois pontos de venda: na Loja Multison do Shopping Iguatemi (térreo), de segunda a sábado, das 10h as 22h e domingo das 14h as 20h, e Loja Multison na Av. Andradas, 1001, de segunda a sexta, das 9h as 18h, de sábados das 9h as 13h.

As vendas também acontecem pela Internet, pelo site http://portoveraoalegre.myticket.com.br/ (com cobrança de uma taxa de 20% sobre o valor do ingresso), e com antecedência de 24 horas em relação à data do espetáculo. Para compras pela internet, os únicos descontos que valem são referentes à Lei Federal da meia entrada.

Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria de todos os teatros, no dia em que acontecem os espetáculos, duas horas antes do horário de início, se sobrarem ingressos.

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon Country, Alcemar a Mascada Perdida, nos dias 15 e 16 de fevereiro, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada.