Seminário, oficina e sessão de cinema estão na programação do final de semana da Fundação Iberê Camargo

No fim de semana de 9 e 10 de junho, a Fundação Iberê Camargo traz uma programação alusiva à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em cartaz até o dia 15 de julho.

No sábado, 9 de junho, às 15h, acontece a oficina ‘Lentes modernas | Oficina de desenho experimental’, destinada a todas as pessoas interessadas em explorar as formas geométricas e abstratas, texturas, luz e outros aspectos, tendo a arquitetura de Álvaro Siza como observatório. Na oficina, serão construídos desenhos experimentais para pensar as principais características da fotografia moderna brasileira e o uso da imagem. As inscrições devem ser feitas previamente pelo link. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

Ainda no sábado, às 16h, acontece mais uma edição do Seminário Ponto de Fuga, tendo como convidada a curadora, artista e antropóloga visual Veronica Cordeiro. Na conferência intitulada Abrir uma Imagem, Veronica explora a potência da imagem fotográfica na construção de novos mundos, apresentando as pesquisas que vêm desenvolvendo com a fotografia nos últimos dez anos. Seu trabalho inclui projetos realizados com artistas brasileiros, argentinos, uruguaios e holandeses como Rosângela Rennó (Rio-Montevideo, 2011/2016), Ananké Asseff (Latir, 2017), Alejandro Chaskielberg (Otsuchi memorias futuras, 2015), Tamara Cubas (El día más hermoso, 2012), e Susette Kok (Cuidame que yo te cuidaré, 2014), além de outros onde a descoberta de uma imagem histórica mobiliza o próprio tecido político, social e cultural das comunidades. A conferência finaliza com a apresentação do novo festival internacional de fotografia do Centro de Fotografia de Montevidéu – MUFF – curado por Cordeiro e concebido como uma grande plataforma espaço-temporal de abertura de espaços para o acompanhamento de processos criativos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link.

O Seminário Ponto de Fuga é uma programação paralela à exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, que segue em cartaz. O Seminário irá acontecer sempre aos sábados, até o dia 30 de junho, trazendo debates e palestras com artistas visuais e fotógrafos de renome – como Rosângela Rennó, Elaine Tedesco, Katia Prates, Eneida Serrano e Clóvis Dariano – para investigar a fotografia a partir de suas muitas naturezas, explorando os aspectos artísticos, tecnológicos, históricos e contemporâneos deste meio (saiba mais sobre o Seminário aqui: https://goo.gl/aGXwcr).

No domingo, 10 de junho, às 16h, o Cine Iberê exibe o primeiro longa metragem do cineasta francês Jean-Luc Godard. Realizado em 1960, Acossado (À bout de souffle) é uma potente e transgressora realização cinematográfica que causou muito impacto no conservador cenário cinematográfico francês na época de seu lançamento. Em cópia nova, 68 anos depois, o filme teve reestreia no Brasil em fevereiro deste ano. A sessão será comentada pela professora e pesquisadora Gabriela Almeida, autora de O ensaio fílmico – ou o cinema à deriva (editora Alameda, 2018). Com curadoria de Marta Biavaschi, a exibição integra o programa de cinema paralelo à exposição Moderna para Sempre – Fotografias Modernistas Brasileira na Coleção Itaú Cultural. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Filme-ícone da Nouvelle Vague, Acossado é inspirado nos filmes policiais B norte-americanos e traz à tela o abismo existencial do pós-guerra. Com ritmo alucinante, os personagens vivem em alta velocidade – “sem fôlego”. A montagem em cortes secos – com pulos de continuidade (jump cuts) – chocaram a tradicional linearidade da época, posteriormente foi incorporada ao cinema moderno. Inovador e ousado, Acossado é considerado um dos filmes mais importantes da cinematografia mundial. Foi premiado com o Urso de Prata de Melhor Diretor na Berlinale (1960) e recebeu a indicação de Melhor Atriz no BAFTA Awards (1962).

Serviço:
Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação

Sábado, 9 de junho:

Das 14h às 19h – visitação à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

15h – Lentes modernas | Oficina de desenho experimental. Para pessoas de todas as idades. Inscrições prévias pelo link https://goo.gl/forms/vNbUUDQpbkOUEsTx2. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

16h – Seminário Ponto de Fuga – conferência com a curadora Veronica Cordeiro, com o tema Abrir uma Imagem. Inscrições prévias pelo link https://goo.gl/forms/RtDUvZlsgxJuiNMs2

Domingo, 10 de junho:

Das 14h às 19h – visitação à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

16h – Cine Iberê – Acossado, de Jean-Luc Godard (1h30min, 1960, França) – sessão única e comentada com Gabriela Almeida | Classificação indicativa: 14 anos