• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Seminário, oficina e sessão de cinema estão na programação do final de semana da Fundação Iberê Camargo

junho 8, 2018 By Redação Deixe um comentário

No fim de semana de 9 e 10 de junho, a Fundação Iberê Camargo traz uma programação alusiva à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, em cartaz até o dia 15 de julho.

No sábado, 9 de junho, às 15h, acontece a oficina ‘Lentes modernas | Oficina de desenho experimental’, destinada a todas as pessoas interessadas em explorar as formas geométricas e abstratas, texturas, luz e outros aspectos, tendo a arquitetura de Álvaro Siza como observatório. Na oficina, serão construídos desenhos experimentais para pensar as principais características da fotografia moderna brasileira e o uso da imagem. As inscrições devem ser feitas previamente pelo link. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

Ainda no sábado, às 16h, acontece mais uma edição do Seminário Ponto de Fuga, tendo como convidada a curadora, artista e antropóloga visual Veronica Cordeiro. Na conferência intitulada Abrir uma Imagem, Veronica explora a potência da imagem fotográfica na construção de novos mundos, apresentando as pesquisas que vêm desenvolvendo com a fotografia nos últimos dez anos. Seu trabalho inclui projetos realizados com artistas brasileiros, argentinos, uruguaios e holandeses como Rosângela Rennó (Rio-Montevideo, 2011/2016), Ananké Asseff (Latir, 2017), Alejandro Chaskielberg (Otsuchi memorias futuras, 2015), Tamara Cubas (El día más hermoso, 2012), e Susette Kok (Cuidame que yo te cuidaré, 2014), além de outros onde a descoberta de uma imagem histórica mobiliza o próprio tecido político, social e cultural das comunidades. A conferência finaliza com a apresentação do novo festival internacional de fotografia do Centro de Fotografia de Montevidéu – MUFF – curado por Cordeiro e concebido como uma grande plataforma espaço-temporal de abertura de espaços para o acompanhamento de processos criativos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link.

O Seminário Ponto de Fuga é uma programação paralela à exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, que segue em cartaz. O Seminário irá acontecer sempre aos sábados, até o dia 30 de junho, trazendo debates e palestras com artistas visuais e fotógrafos de renome – como Rosângela Rennó, Elaine Tedesco, Katia Prates, Eneida Serrano e Clóvis Dariano – para investigar a fotografia a partir de suas muitas naturezas, explorando os aspectos artísticos, tecnológicos, históricos e contemporâneos deste meio (saiba mais sobre o Seminário aqui: https://goo.gl/aGXwcr).

No domingo, 10 de junho, às 16h, o Cine Iberê exibe o primeiro longa metragem do cineasta francês Jean-Luc Godard. Realizado em 1960, Acossado (À bout de souffle) é uma potente e transgressora realização cinematográfica que causou muito impacto no conservador cenário cinematográfico francês na época de seu lançamento. Em cópia nova, 68 anos depois, o filme teve reestreia no Brasil em fevereiro deste ano. A sessão será comentada pela professora e pesquisadora Gabriela Almeida, autora de O ensaio fílmico – ou o cinema à deriva (editora Alameda, 2018). Com curadoria de Marta Biavaschi, a exibição integra o programa de cinema paralelo à exposição Moderna para Sempre – Fotografias Modernistas Brasileira na Coleção Itaú Cultural. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Filme-ícone da Nouvelle Vague, Acossado é inspirado nos filmes policiais B norte-americanos e traz à tela o abismo existencial do pós-guerra. Com ritmo alucinante, os personagens vivem em alta velocidade – “sem fôlego”. A montagem em cortes secos – com pulos de continuidade (jump cuts) – chocaram a tradicional linearidade da época, posteriormente foi incorporada ao cinema moderno. Inovador e ousado, Acossado é considerado um dos filmes mais importantes da cinematografia mundial. Foi premiado com o Urso de Prata de Melhor Diretor na Berlinale (1960) e recebeu a indicação de Melhor Atriz no BAFTA Awards (1962).

Serviço:
Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação

Sábado, 9 de junho:

Das 14h às 19h – visitação à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

15h – Lentes modernas | Oficina de desenho experimental. Para pessoas de todas as idades. Inscrições prévias pelo link https://goo.gl/forms/vNbUUDQpbkOUEsTx2. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

16h – Seminário Ponto de Fuga – conferência com a curadora Veronica Cordeiro, com o tema Abrir uma Imagem. Inscrições prévias pelo link https://goo.gl/forms/RtDUvZlsgxJuiNMs2

Domingo, 10 de junho:

Das 14h às 19h – visitação à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

16h – Cine Iberê – Acossado, de Jean-Luc Godard (1h30min, 1960, França) – sessão única e comentada com Gabriela Almeida | Classificação indicativa: 14 anos

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login