Seminário ‘Narrativas Contemporâneas – Recorte Americano’ acontece dia 13 de novembro
O romance semi-autobiográfico A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath fecha a programação deste ano do seminário Narrativas Contemporâneas – Recorte Americano, na próxima terça-feira (13 de novembro), às 21h, no Von Teese Bar. Reconhecida especialmente por sua obra poética, a escritora e contista norte-americana relata neste seu único romance, a trajetória de Esther Greenwood, moradora dos subúrbio de Boston. Nesta noite, o seminário contará com as participação das psicanalistas Fernanda Breda e Marieta Madeira.
Jovem, ótima aluna, Esther ganha um estágio em uma bem-sucedida revista de moda, o que a leva a residir por um mês em Nova Iorque. Depois deste período, ela volta para a casa da mãe. Ao saber que não fora aceita em um curso de escrita, seu principal objetivo, começa a passar mal. Não consegue retomar suas atividades e passar a sofrer as dores de uma profunda depressão. Após traumáticas internações, decide tentar o suicídio. A trágica história de Esther, muito próxima da autora do livro, culmina com sua morte.
Narrativas Contemporâneas – Recorte Americano promove o prazer da leitura compartilhada de grandes autores americanos e reafirma a afinidade entre a psicanálise a literatura. A coordenação é dos psicanalistas Lucia Serrano Pereira e Luciano Mattuella.