Semana da Consciência Negra traz música e palestras a Porto Alegre

Musical Encanto Zumbi é uma das atrações da Semana da Consciência Negra na Capital | Foto: Divulgação/Governo do RS
Musical Encanto Zumbi é uma das atrações da Semana da Consciência Negra na Capital | Foto: Divulgação/Governo do RS

0

Luís Eduardo Gomes

Para a Semana da Consciência Negra, que antecede o 20 de novembro, quando é comemorado em todo o País o Dia da Consciência Negra, serão realizadas uma série de atividades em Porto Alegre, como apresentações musicais, palestras, exposições e premiações promovidas pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e Governo do Estado até o domingo (22).

O Dia da Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro para lembrar a morte de Zumbi, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. Apesar de já ser lembrada desde os anos 1970, a data foi oficialmente reconhecida em âmbito federal em 2011, pela lei 12.519, que deixou a cargo dos municípios transformá-la em feriado.

Em 2003, o então prefeito João Verle chegou a sancionar uma lei que considerava o 20 de novembro feriado na Capital gaúcha, mas a decisão foi revertida pela Justiça. Em 2014, a Câmara de Vereadores voltou a aprovar um projeto tornando a data feriado, mas o prefeito José Fortunati vetou a lei baseando-se em um parecer da Procuradoria do Município (PGM), que considerou o projeto inconstitucional porque a instituição de feriados civis seria de competência exclusiva do governo federal. Há, porém, cidades em pelo menos 10 Estados que instituíram o feriado de 20 de novembro em homenagem à Consciência Negra, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Programação para a semana toda

A Prefeitura de Porto Alegre abre oficialmente a sua agenda neste sábado (14) com uma série de eventos no Largo Zumbi dos Palmares. Além do ato oficial, marcado para às 17h, ao longo do dia também será realizada uma feira de afro empreendedorismo, uma apresentação musical do grupo de dança afro Orgulho da Raça, uma exposição de obras de artistas negros, entre outras ações.

No domingo, às 14h, será realizada a Marcha do Orgulho Crespo, do Parque da Redenção até o Largo Zumbi dos Palmares, onde também acontecerão atividades ao longo do dia. Há ainda uma série de ações programadas durante a semana (confira a programação completa) até o domingo (22).

João Candido é tema de exposição na Câmara | Foto: Reprodução
João Candido é tema de exposição na Câmara | Foto: Reprodução

Na Câmara de Vereadores, a programação especial, iniciada na sexta-feira (13), inclui apresentações musicais e eventos, como o seminário A Renda e a População Negra, no Auditório Ana Terra, na quarta-feira (18), 19h, e a palestra A Cultura dos Griôs, também no Ana Terra, na quinta-feira (19), 19h. Na sexta-feira (20), será realizada uma sessão solene em Homenagem ao Dia da Consciência Negra e entrega do Troféu Deputado Carlos Santos a 16 pessoas. Durante todo o período, e até o dia 27, será mantida no saguão da Casa uma exposição com fotos e textos sobre o gaúcho João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, ocorrida há 105 anos no Rio de Janeiro.

A cidade também receberá uma série de eventos organiados pelo Governo do Estado. No sábado, 19h, a Travessa dos Cataventos recebe a intervenção “Te Vira Negão, Te Vira Negona!”, que questiona o dia 13 de maio de 1888 como data libertária para o povo negro brasileiro e é realizada pelo movimento Quilombo Político Acotirene.

Nos dias 17 e 18 de novembro, às 20h30, a Casa de Cultura Mário Quintana recebe o espetáculo musical “Contando a Verdade, Cantando a História”, de autoria do professor Waldemar Pernambuco Moura Lima, o Pernambuco, que tem o objetivo de mostrar uma outra visão da história do Brasil. No mesmo local, nos dias 19 e 20 às 20h, será realizado o musical Encanto Zumbi, espetáculo promovido pelo Grupo Montigente, que explora a história do negro e sua participação na sociedade brasileira.