Sarau Voador realiza duas edições nos dias 13 e 14, na Rua da Cultura com o tema “Transcedental” e no Theatro São Pedro com homenagem a Ivo Bander

Foto: Gabriela Di Bella/Divulgação

Literatura e Improvisos Transcriados realiza duas edições, nos dias 13 e 14 de agosto (segunda e terça-feira), na Rua da Cultura da PUCRS e no Foyer do Theatro São Pedro, ambos com entrada gratuita.

Transcendental na Rua da Cultura da PUCRS
O artista faz a mediação entre diferentes dimensões da vida. Quando somos afetados pela arte, é porque suas imagens, sons, palavras e formas nos falam em muitos níveis – não apenas no racional, mas também no intuitivo, emocional, visceral etc.

Essa linguagem simbólica será o tema do Sarau Voador do dia 13 de agosto, às 18h, na Rua da Cultura da PUCRS. Com o tema “Transcedental”, a atriz Deborah Finocchiaro e o jornalista Roger Lerina recebem o astrólogo Daniel Machado, o artista visual e músico Carlos Ferreira e o grupo BatuKatu. Nesse dia, o artista visual Alexandre Carvalho vai desenhar ao vivo durante sobre o tema.

Os convidados – Daniel Machado pratica e pesquisa astrologia desde 1983. Em 1989, iniciou sua prática profissional com consultas e cursos. Entre 1995 e 1997 foi um dos coordenadores do Osho Bholi – Centro de Meditação, atuando na condução de campos de meditação e grupos de vivências terapêuticas. Atualmente, coordena o Centro Sannyas.

O BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal RS é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática dessa modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos pedagógicos e de pesquisa. Sob a direção de Elinka Matusiak e Gustavo Toreti, o BatuKatu tem mantido atividades semanais, congregando amadores e profissionais de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia e arteterapia, além da música e da educação musical.

Carlos Ferreira é músico, artista gráfico, diretor cinematográfico, agitador cultural e autor de quadrinhos, com obras publicadas no Brasil, Argentina, Alemanha e Japão, como “Graphic Novels Kardec”, “Os Sertões – A Luta” e “Caos”.

Homenagem a Ivo Bender | Foyer do Theatro São Pedro
O dramaturgo Ivo Bender será homenageado com uma edição especial no dia 14 de agosto (terça-feira), às 19h, no Theatro São Pedro. Com o tema “Ivo Bender”, Deborah e Roger Lerina transcriam com a atriz e musicista Simone Rasslan, a atriz Sandra Dani e o dramaturgo Diones Camargo.

Um dos mais importantes dramaturgos gaúchos, tendo exercitado a narrativa breve na última fase da carreira, Ivo Bender morreu no último dia 25 de junho, aos 82 anos. Homem de reconhecida erudição, tradutor de Emily Dickinson, Harold Pinter e Racine, professor do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dramaturgo de primeira linha, Bender deixa o legado de 36 peças teatrais e dois livros de contos.

Carregado de bom humor e de refinada crítica, apontou caminhos e colocou o teatro do absurdo em destaque na cena brasileira. Como exemplo disso, legou à dramaturgia brasileira textos da qualidade de “As Cartas Marcadas”, “Quem Roubou Meu Anabela?” e “Trilogia Perversa”, surgidas desde a década de 1960. Ivo Bender foi um escritor que se desafiava a cada novo projeto, tanto no teatro adulto quanto no infantil.

SERVIÇO
Sarau Voador – Edição “Transcendental”
Quando: 13 de agosto | Segunda-feira | 18h
Local: Rua da Cultura da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – Bairro Partenon)
Entrada gratuita

Sarau Voador – Edição “Ivo Bender”
Quando: 14 de agosto | Terça-feira | 19h
Local: Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/no – Centro Histórico)
Entrada gratuita