No ano em que se comemoram os 120 anos de nascimento do poeta espanhol Federico García Lorca, o Tablado Andaluz realiza no dia 22 de novembro, quinta-feira, o sarau em homenagem ao artista.
Com coordenação de Andrea Franco e direção de cena de Luciana Éboli, o grupo apresentará diversas facetas do artista e sua obra, com ênfase na poesia, em trechos de obras teatrais e em canções com poemas do autor musicados, marcados por música e dança flamenca.
Destaque para a participação da bailarina Luana Jacociunas Rubin e do músico João Marcelo Cabrera, junto às alunas do Tablado Andaluz e da interpretação de uma cena da obra Bodas de Sangue por Andrea Franco e Luciana Éboli, unindo teatro e dança.
Poeta e dramaturgo, Lorca nasceu em 5 de junho de 1898 em Fuente Vaqueros, Espanha, e fez da cidade de Granada e da região da Andaluzia -e de suas gentes – a base de seu imaginário poético e criativo. Foi fuzilado aos 38 anos no dia 18 de agosto de 1936, logo após o golpe de estado que originou a guerra civil espanhola, e deixou vasta produção artística, sendo considerado um dos mais importantes poetas de seu tempo.
No sarau, serão apresentadas partes de diversas obras do autor, entre elas o Romanceiro Gitano (1928), Poemas Del Cante Jondo (1931), além dos dramas Yerma (1934) e Bodas de Sangue (1933).
Participam da apresentação: Aline Nunes, Andrea Franco, Carla Larréa, Cíntia Fernandes, Denise Duarte, Graça Kurylo, Helena Lima, Luana Rubin, Luciana Éboli, Mara Regina, Marinês Amorim e o músico João Marcelo Cabrera.
Na sexta e no sábado, dias 23 e 24 de novembro, o Tablado Andaluz recebe as bailaoras Luana Jacociunas Rubin e Daniele Zill no Cuadro Flamenco. As artistas apresentam solos de flamenco no palco do espaço.
Deixe um comentário