Rolezinho no cinema levará pessoas da comunidade negra para assistir documentário ‘O Caso do Homem Errado’

A atividade irá levar dezenas de pessoas da comunidade negra para irem ao cinema assistir ao documentário de longa-metragem “O Caso do Homem Errado”, que entrou em circuito comercial na última quinta-feira (22), no CineBancários, no Centro Histórico de Porto Alegre. O Rolezinho acontece nessa terça-feira (27), às 19h.

Segundo as organizadoras, Luciana Dorneles e Kenia Aquino, as mesmas que organizaram o rolezinho no cinema para ir assistir ao filme Pantera Negra em fevereiro, acreditam que proporcionar esses rolês entre os negros para assistir a filmes que tenham relação com a negritude fortalece cada vez mais o indivíduo. “Quando fizemos o primeiro evento, pra assistir ao Pantera Negra, nos sentimos em casa. Desde as piadas do filme, as cenas tristes, tudo que sentimos foi no coletivo. A representatividade disso é imensurável. Estamos sempre passando por cenas no dia a dia que nos machucam enquanto cidadãos negros, e nesses momentos de lazer e político assistir filmes que nos retratam que falam de nós todos é maravilhoso”, afirma Kenia Aquino. Na mesma linha de pensamento Luciana Dornelles completa, “Embora a proposta do documentário ‘O Caso do Homem Errado’ seja diferente da proposta do Pantera Negra, vamos novamente nos reunir com os nossos sem precisar explicar o óbvio do nosso dia a dia. As conversas e bate papo que rolam depois são muito construtivas e trazem uma reflexão para a vida. Poder proporcionar esses rolês é poder trazer esses debates saudáveis para a negritude”.

O filme aborda a questão do genocídio da população negra e conta um caso específico que ocorreu nos anos 1980 em Porto Alegre quando o operário negro Júlio César foi executado pela Brigada Militar ao ser confundido com um assaltante. De acordo com a a diretora do filme, Camila de Moraes, uma das proposta do trabalho é poder ampliar o debate sobre a questão do racismo que mata a população negra todos os dias.

“O Caso do Homem Errado” teve a sua estreia nacional no ano passado (2017) no 45º Festival de Cinema de Gramado e ganhou o prêmio de melhor longa-metragem no 9º Festival Internacional de Cine Latino, Uruguayo y Brasileiro, em Punta del Este. O circuito comercial em Porto Alegre permanece até o dia 04 de abril, no CineBancários.