Projeto Iberê nas Praças retoma caminhada ecológica
A Fundação Iberê Camargo e a Stihl promovem, em janeiro, o programa Iberê nas Praças: Encontros de Verão. As atividades gratuitas vão ocorrer nos dias 12 e 13, 19 e 20 e 26 e 27, sempre aos sábados e domingos, das 17h às 19h.
Com os objetivos de despertar na população o interesse pelas artes, estimular a preservação e valorização do meio ambiente e da cultura, ampliar o conhecimento sobre a obra do artista Iberê Camargo e oferecer opções culturais ao público, o projeto prevê a realização de oficinas artísticas com técnicas e linguagens diversas, ministradas pela equipe do projeto educativo da Fundação. O público poderá escolher entre as oficinas de gravura, pintura com pigmentos naturais e jardim comestível.
A novidade é a revitalização da trilha ecológica, que estava fechada desde 2015. Trilhando o Iberê é uma atividade de caminhada com crianças, adolescentes e adultos para descobrir a mata local: a Fundação possui uma área de 16 mil m2 de mata nativa, com uma trilha de cerca de 200 metros, assinada pelo ambientalista José Lutzenberger, localizada aos fundos do edifício. Com o auxilio de uma lupa, cada participante pode desenhar as percepções da natureza relacionando-a como parte da arte e da cultura, reproduzindo uma prática bastante difundida entre artistas.
Atividades
Gravura em tetrapak – a gravura, principal técnica de Iberê Camargo, será usada para imprimir a memória das crianças e sua relação com a inventividade do brinquedo, utilizando caixinhas de leite desenvolvendo a consciência ambiental.
Impressão em papel reciclado – compondo a oficina de gravura, as crianças utilizarão o papel artesanal confeccionada pela Geração POA, grupo de assistência social da Prefeitura de Porto Alegre, a fim de refletir sobre as possibilidades de reutilização do papel e produção de resíduos, além de fomentar o desenvolvimento de políticas sociais inclusivas.
Contação de histórias: O livro Gaveta dos Guardados reúne breves textos de Iberê Camargo (1914-93), onde o artista recorda a infância distante do epicentro da arte que frequentaria anos mais tarde, a autonomia e o mistério do universo da pintura. O livro é o ponto de partida para a contação, em que serão apresentados os carretéis, importantes objetos das memórias de infância de Iberê.
Oficina de pintura com pigmentos naturais – por meio da coleta de diferentes plantas locais, as crianças farão suas próprias tintas percebendo as diferentes cores da natureza e realizando uma pintura com elas.
Oficina PANC’s: jardim comestível – Nessa atividade os participantes conhecerão as Plantas Alimentícias Não Convencionais e aprenderão como cultivá-las, confeccionando seu próprio manual de PANC’s, que será levado para casa junto com uma muda ao final da oficina.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de IBM e CMPC – Celulose Riograndense e apoio Grupo IESA e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Serviços de tradução: Traduzca. Apoiador do projeto Iberê nas Praças – Encontros de Verão: STIHL. Apoiadores da exposição Náufragos na Correnteza do Tempo: Grupo Malwee e Vinícola Laurentia.