Em sua oitava edição, o projeto Gaúchos em Cena tem o patrocínio da Braskem e homenageia a atriz, pesquisadora e encenadora teatral Tânia Farias, grande personalidade das artes cênicas no Rio Grande do Sul e atuadora da tribo Ói Nóis Aqui Traveiz há mais de duas décadas. Intitulado O teatro é um sacerdócio, o livro tem pesquisa e autoria do jornalista e crítico teatral Fábio Prikladnicki, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, repórter e colunista do jornal Zero Hora.
O lançamento da obra acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h, no Centro Municipal de Cultura, em Porto Alegre, na mesma semana em que são comemorados o Dia Mundial do Teatro e o aniversário de 40 anos do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz. O evento, com entrada franca, terá bate-papo entre o autor e a homenageada mediado por Fernando Zugno, coordenador-geral do Porto Alegre em Cena, seguido de sessão de autógrafos. Na ocasião, Tânia Farias também mostrará, pela primeira vez, um ensaio musical que integra parte de sua pesquisa para a criação do trabalho Violeta Parra – uma atuadora!, em parceria com o músico Mário Falcão.
“O livro oportuniza ao público conhecer novas dimensões do fazer artístico e do pensamento de Tânia, que é um dos maiores talentos do teatro brasileiro. Ela revela os bastidores da criação de seu trabalho e do Ói Nóis Aqui Traveiz, assim como expressa suas visões sobre arte, vida, política, feminismo e espiritualidade. Assim como eu, acredito que os leitores descobrirão informações e opiniões que os farão admirar ainda mais o trabalho dela”, conta Prikladnicki.
A novidade literária também reserva uma grande surpresa para os leitores: a publicação de parte da obra poética da artista, pela primeira vez em livro, revelada através de 15 poemas reproduzidos no volume. O teatro é um sacerdócio ainda conta com apresentação de Luciano Alabarse, secretário da Cultura de Porto Alegre; prefácio assinado por Paulo Flores, atuador e fundador do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz; ensaio inédito do crítico Valmir Santos; além de textos de Marta Haas (atuadora do Ói Nóis), Dinho Lima Flor (da Cia. do Tijolo, de São Paulo) e Fernando Yamamoto (do grupo potiguar Clowns de Shakespeare).
Destacando o acesso ao conteúdo de forma gratuita, democrática, acessível e descentralizada, a obra será distribuída sem custos para o público interessado e estará também disponível para download no site do Porto Alegre em Cena (www.portoalegreemcena.com) a partir de quinta-feira, dia 29 de março. Além disso, 100 exemplares serão destinados a escolas da rede pública do município, localizadas em zonas periféricas da cidade e que participam dos projetos de formação de plateia Inclusão em Cena e Sábado em Cena, realizados pelo Porto Alegre em Cena e apoiados pela Braskem.
Deixe um comentário