• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Projeto leva informação e arte para jovens e adultos sobre o universo das pessoas que vivem com HIV

abril 11, 2018 By Redação Deixe um comentário

Foto: Ronaldo Gutyerrez/Divulgação

Em cartaz desde 2015, o projeto ‘Boa Sorte’ chega a Porto Alegre nos dias 13 e 14 de abril com uma série de atividades no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. O projeto tem como objetivo levar informação, cultura e arte para jovens e adultos sobre o universo das pessoas que vivem com HIV. A programação conta com apresentações da peça ‘Boa Sorte: o musical’, escrita pelo diretor, ator e youtuber Gabriel Estrela, que conta, em forte tom autobiográfico, como foi receber a notícia, aos 18 anos, que era portador do vírus.

Com um repertório de canções da MPB, o musical traz o relato autobiográfico do jovem que recebe a notícia de que é portador do vírus da Aids. Em cena, o rapaz repensa seus relacionamentos com amigos, família, namorado e médicos depois do diagnóstico, sempre acompanhado de música ao vivo. “

 

Para além das sessões teatrais, o projeto se sustenta na tríade apresentação do espetáculo, bate-papo com o diretor sobre como é viver com HIV nos tempos atuais e o Pavilhão Solidário, espaço que reúne ONGs e instituições com atividades centradas na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, com exposições, oficinas e palestras. Em Porto Alegre, estão previstas palestras e debates com Ronaldo Hallal, Bia Pacheco, Leticia Ikeda e Gerson Winkler na sexta e

Carla Almeida, Claudia Penalvo, ONG Nuances e Gerson Winkler no sábado às 13h30 e Testagem Rápida para HIV, um posto de saúde móvel da Secretaria Municipal da Saúde que oferece testagem com acompanhamento de profissionais especializados e capacitados, além de apoio e acolhimento. A atividade ocorre no dia 13 de abril, das 16h às 20h. Toda a programação do Pavilhão Solidário tem entrada franca.

As apresentações do espetáculo ocorrem às 15h e 20h no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, com ingressos entre R$ 15,00 e R$ 30,00 à venda no local, duas horas antes de cada sessão.

Confira a programação das palestras e debates:

13 de abril

A descoberta da sorologia e como viver com HIV/AIDS – 13h30 às 15h

Com Ronaldo Hallal – Consultor do programa municipal, estadual e nacional de DST AIDS. Hoje faz parte do serviço de infectologia da Santa Casa, atende no ambulatório de DST/AIDS em Viamão e é mestrando em ciências médicas na UFRGS.

Bia Pacheco – Ativista independente, atuando com foco nas áreas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, sexualidade em geral e cidadania positiva para o HIV.

Leticia Ikeda – Professora da Unisinos e Médica Referência no tratamento e acompanhamento de pessoas com HIV/AIDS no Estado do Rio Grande do Sul.

Gerson Winkier – Foi Assessor da Coordenação Geral de Politicas Publicas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre até novembro de 2016. Coordenou a Área Técnicas da SMS e em especial a de IST AIDS e Hepatites Virais da SMS entre os anos de 2011 a maio de 2016. Membro fundador do Comitê de Mortalidade por AIDS de Porto Alegre entre 2011 e 2016. Atuou em organizações da sociedade civil na área de Direitos Humanos, sobretudo diretos de pessoas vivendo com HIV e Aids. Fundou e presidiu o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul (1989-1993).

14 de abril
Como se organizam as entidades que lutam contra HIV/AIDS – 13h30 às 15h

Com Carla Almeida – Presidente do GAPA – ONG com 28 anos é uma das entidades pioneiras na luta contra o HIV/Aids, o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul (GAPA/RS)

SOMOS – Claudia Penalvo – Pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestra em EDUCAÇÂO (PPGEdu) pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação com ênfase em sexualidades, juventudes, educação em saúde, LGBT e prevenção de HIV/aids. O SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é um grupo situado em Porto Alegre (RS) que realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase em direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, comunicação e arte. A sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos. A trajetória do SOMOS iniciou-se em 10 de dezembro de 2001, quando ele foi fundado por militantes advindos/as das áreas de luta contra a aids e do movimento LGBT. A proposta era desenvolver ações sociais com abordagens inovadoras direcionadas à comunicação e à saúde.

NUANCES – O Nuances é uma ONG de livre expressão sexual que realiza, desde 1991, diversas atividades culturais e manifestações, além de auxiliar na promoção e prevenção de saúde da comunidade LGBT.

Gerson Winkier – Foi Assessor da Coordenação Geral de Politicas Publicas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre até novembro de 2016. Coordenou a Área Técnicas da SMS e em especial a de IST AIDS e Hepatites Virais da SMS entre os anos de 2011 a maio de 2016. Membro fundador do Comitê de Mortalidade por AIDS de Porto Alegre entre 2011 e 2016. Atuou em organizações da sociedade civil na área de Direitos Humanos, sobretudo diretos de pessoas vivendo com HIV e Aids. Fundou e presidiu o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul (1989-1993).

 

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login