A Parada Gráfica chega a sua sexta edição consolidada entre as mais importantes do circuito nacional das feiras de publicações impressas independentes. Realizada pelo Museu do Trabalho desde 2013, este ano contará com 115 bancas que juntas reúnem obras de cerca de 300 artistas de vários cantos do país. A feira acontece nos dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, das 13h30 às 19h30 no Museu do Trabalho, espaço onde acontecem inúmeras exposições, performances, feiras, enfim, um celeiro de novidades aqui no Rio Grande do Sul.
Zines, revistas, livros, gravuras, posters, ilustrações, objetos e obras variadas de arte impressa, produzidas e distribuídas de forma independente ocupam um espaço especialmente planejado no Museu do Trabalho para este evento que reúne centenas de pessoas ao longo dos dois dias de exposição. Na Parada também acontecem mesas de conversas, palestras e oficinas de gravuras, quadrinhos e demais manifestações das artes gráficas no Museu do Trabalho, e também na parceira Galeria Hipotética.
A primeira edição da Parada foi em novembro de 2013, com a participação de 35 expositores e a última, em 2017, contou com a participação de 300 expositores que ocuparam 118 bancas. Este ano não será diferente e reunirá artistas e editoras de todos os cantos do Brasil. Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasília, Goiás, Paraná e Santa Catarina já confirmaram suas presenças, bem como o interior do RS com Pelotas, Santa Maria, Caxias, Rio Grande, Imbé, Bento, Porto Alegre e Região Metropolitana e também os irmãos do Uruguai, Argentina e Colômbia.
Destaques de Porto Alegre: Azulejo Arte Impressa, Cactus Edições, Fabio Zimbres, FestiPoa Literária, Galeria Hipotética, Otto Desenhos, Rafael Corrêa, Rafael Sica (Pelotas), Vibe Tronxa Comix (São Leopoldo),
Xadalu.
Destaques nacionais: Bebel Books (São Paulo), Cabuloza Wild Life (Rio de Janeiro), Editora GGili (São Paulo), GráficaFábrica (São Paulo), João Lin (Recife), Lote 42 (São Paulo), Savant Editora (Brasília)
Destaques internacionais: Club del Prado (Buenos Aires), Editorial El Zaguán + Osvaldo Jalil (Buenos Aires), Espacio Uniceja (Montevideo), Gervasio Troche (Montevideo), Microutopias (Montevideo), Wai Comics – Iván Riskin (Buenos Aires)
Artistas gaúchos que moram fora e vem para participar da feira: Adão Iturrusgarai (Córdoba), Allan Sieber (Rio de Janeiro), Gabriel Netto (Rio de Janeiro), Jaca (São Paulo), Sylvio Ayala (São Paulo), Talita Hoffmann (São Paulo)
Destaques na área infantil: Coticoá (Santo André), Editora Papo Abissal (Osório), Gabriela Gil (São Paulo), Yoyo (São Paulo)
ATIVIDADES PARALELAS
Impressão Minha – documentário sobre publicações independentes
Qual o papel do impresso hoje? Qual seu sentido num mundo dominado por telas? Desafiando essas perguntas, uma exuberante cena de publicações independentes vem crescendo no Brasil. O documentário curta-metragem “Impressão Minha” (27 min) faz um registro desse momento. Assumindo o recorte geográfico e temporal da São Paulo de 2017, o filme revela personagens e suas ideias sobre o poder da arte impressa, os bastidores dos processos de criação, a produção e a difusão das publicações, além das visões e debates em torno dessa movimentação.
Idealizadas por produtores culturais e editoras alternativas, as feiras de publicação independente hoje atraem um público de mais de 40 mil pessoas ao ano apenas em São Paulo, principalmente jovens e adultos interessados nas diversas formas de expressão artística em suportes impressos (livros, quadrinhos, fotografia, ilustração, colagens). O documentário foi realizado por Peripécia Filmes e Avocado Edições, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Fedrigoni Papéis, Icatu Seguros e CSU, contando também com apoio de pessoas físicas, por meio da Lei Rouanet.
Sinopse: Diante da hegemonia digital, a materialidade do livro ainda instiga. Impressão Minha apresenta a movimentação que acontece em torno dos livros e publicações independentes, no Brasil. Imerso entre artistas, editores e seus livros, o documentário abre espaço para reflexões sobre o mercado editorial, a liberdade de criação, a suposta oposição entre digital e impresso, o livro como objeto, as técnicas artísticas e de impressão…
Ficha técnica: Duração: 27’15’’ / Roteiro e Direção: Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello / Fotografia: Raoni Maddalena / Produção: Peripécia Filmes e Avocado Edições
Na Sala de Dança do Museu do Trabalho
Sessão especial: dia 24 de agosto, sexta, às 19h
Seguido de bate-papo sobre cena atual das artes gráficas independentes.
Com João Rabello + produtora e editora Cecília Arbolave + os artistas gráficos Fabio Zimbres e Gilberto Tomé
Sábado, 25, sessões às 15h, 17h e 19h30
Domingo, 26, sessões às 15h e 17h
Atividades para crianças:
– Serigrafia com tinta a base de água
Com Dani Martini, editora da Coticoá, de Santo André, SP.
Sábado, das 15h às 17h
– Contação de história da nova edição da YOYO, seguida de atividade onde as crianças podem montar insetos com papéis coloridos.
Com a Liana Mazer, editora da Yoyo, de São Paulo
Domingo, das 15h às 17h
OFICINAS – Realizadas na Galeria Hipotética
Coticoá | Serigrafia experimental
Dia 22 de agosto (quarta), das 19h às 22h
A proposta da atividade é experimentar formas e sobreposições para compor uma arte sobre papel.
• Mais informações e inscrição em https://hipotetica.com.br/curso/daniella-martini-coticoa-serigrafia-experimental/
Pati Peccin | Oficina de colagem
Dia 23 de agosto (quinta), das 14h às 18h
Venha soltar a imaginação e explorar processos criativos de colagem! Pati propõe uma imersão criativa nas técnicas e na linguagem para pessoas interessadas em montar imagens únicas.
• Mais informações e inscrição em https://hipotetica.com.br/curso/pati-peccin-oficina-de-colagem/
Rafael Sica | Desenhe errado
Dia 23 de agosto (quinta), das 19h às 22h
O artista gráfico Rafael Sica aborda o erro como caminho para buscar um desenho mais intuitivo e livre de técnicas acadêmicas, centrando os exercícios no acaso do traço individual e particular de cada aluno, mesmo que este não tenha o hábito de desenhar.
• Mais informações e inscrição em https://hipotetica.com.br/curso/rafael-sica-desenhe-errado/
Ca_teter | O sutil e o simples: ilustração em aquarela
Dia 24 de agosto (sexta), das 10h às 13h
A oficina ministrada pelo artista uruguaio Ca_teter tem como objetivo desenvolver recursos de ilustração utilizando-se de técnicas da aquarela, e tem como público-alvo pessoas inquietas e criativas. Importante: não é preciso ter experiência prévia em artes!
• Mais informações e inscrição em https://hipotetica.com.br/curso/ca_teter-o-sutil-e-o-simples-ilustracao-em-aquarela/
Maco e Troche | Oficina de quadrinhos
Dia 24 de agosto (sexta), das 14h30 às 17h30
A dupla criativa traz inspiração uruguaia para uma tarde de criação de personagens e histórias em quadrinhos.
• Mais informações e inscrição em https://hipotetica.com.br/curso/maco-e-troche-oficina-de-quadrinhos/
*Informações e inscrições para as oficinas: Galeria Hipotética – Rua Visconde de Rio Branco, 431 / Fone (51) 3013 2015
Deixe um comentário