Na quinta-feira, 26, a partir das 18h30, a Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico) recebe a palestra Desaparecimentos, talvez roubos e palimpsestos. O encontro se insere nas atividades da exposição O Tempo das Coisas – módulo 2, com curadoria do jornalista e crítico Francisco Dalcol, e aborda as obras Cleptomancia, da dupla de artistas Ío (Laura Cattani / Munir Klamt) e a série Roubadas, do artista Frantz.
Cleptomancia (2018) – tem como tema o desaparecimento de uma pintura de Alberto da Veiga Guignard do acervo da Pinacoteca Ruben Berta, em algum momento da década de 1980. A obra traz uma investigação poética dedicada à dimensão simbólica que esta ausência representa no campo da arte. Registros fotográficos, entrevistas, análise dos inquéritos, cartomancia e sonhos são os instrumentos utilizados neste processo.
Roubadas (2018) – toma forma na exposição pelo apagamento de um exemplar do catálogo da Pinacoteca Ruben Berta, através do uso de solventes, configurando um ato ambíguo – pois, ao mesmo tempo em que apaga as imagens das obras do acervo, este gesto o reconfigura como num palimpsesto.
Os artistas convidam também Juliana Proenço de Oliveira, advogada e graduanda em História da Arte, que analisará o processo administrativo em torno do desaparecimento do quadro de Guignard e Marina Roncatto, também graduanda em História da Arte, que abordará a leitura dos arcanos sobre o evento.
A mostra O Tempo das Coisas – módulo 2, da qual Cleptomancia e Roubadas fazem parte, segue em cartaz na Pinacoteca Ruben Berta até 27 de julho. Também estão apresentadas obras de Bruno Borne, Antônio Augusto Bueno, Paulo Nenflídio, Túlio Pinto e Fyodor Pavlov-Andreevich. Entre os trabalhos, alguns foram desenvolvidos especialmente para a exposição, tendo como ponto de partida o espaço arquitetônico do antigo casarão da Pinacoteca ou sua área externa. Há, ainda, proposições de artistas que abordam a própria coleção. Além disso, integram a mostra obras do acervo, a partir de um recorte curatorial que selecionou uma escultura de Hildegardo Leão Velloso e pinturas de Batista da Costa, Fernando Duval, Jeronimus Van Diest, Oscar Crusius e Tomie Ohtake.
Desaparecimentos, talvez roubos e palimpsestos
Palestra com Francisco Dalcol, Frantz, Ío, Juliana Proenço de Oliveira e Marina Roncatto
Quinta-feira, 26, às 18h30
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico – Porto Alegre
51 3289-8292 / acervo@smc.prefpoa.com.br
Entrada franca.
Deixe um comentário