De 10 a 25 de novembro, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS, realiza a mostra Zona de Crepúsculo, do artista Pablo Pijnapple. A mostra faz parte da programação em comemoração aos 10 anos de construção do edifício sede da Instituição. O artista vai apresentar quatro instalações e performances, ocupando espaços menos regulares do prédio, dialogando com a premiada arquitetura de Álvaro Siza. De maneira quase intervencionista, as obras tratarão o edifício como um centro de narrativas que usam seu principal traço arquitetônico – a rampa – como uma alegoria visual do mecanismo da memória. A mostra tem financiamento do Mondriaan Fund, fundo público que fomenta a produção e apresentação da arte e do patrimônio cultural da Holanda, localmente ou no exterior.
Durante os fins de semana, o artista fará mostras de filmes, intervenções e a ativação das performances Do Pó às Cinzas (From Candy to Dust) e A Zona (The Zone) (confira abaixo a programação). No dia 14 de novembro, quarta-feira, às 19h30, Pablo realiza a performance 2008 Foi Um Ano Ruim (2017, 30min) no espaço Bronze (Duque de Caxias, 444), onde fará uma residência de duas semanas.
Tendo a psicanálise e a literatura como pontos de partida habituais, as obras de Pablo Pijnappel são meta-narrativas que combinam poeticamente identidades culturais, históricas e ancestrais, pelo prisma da memória. A linguagem sempre desempenha o papel principal, unindo os mecanismos mentais e o mundo, em instalações de vídeo, textos ou performances que estão na encruzilhada entre o cinema, a fotografia e os recessos de um romance.
Nascido em um subúrbio de Paris, Pijnappel cresceu no Rio de Janeiro e, mais tarde, estudou na Holanda. Atualmente vive e trabalha entre o Rio, Roterdã e Berlim. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais nas principais capitais da Europa e dos EUA, com destaque para o Centre Pompidou, Whitechapel Gallery, Konsthall Malmö, Artists Space, LACE, entre outros. Também fez parte da XXX Bienal de São Paulo.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca. Patrocinador do projeto Iberê nas Praças: Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento. Apoiador da exposição Subversão da Forma: Unisinos.
Serviço
Zona de Crepúsculo – mostra e performances de Pablo Pijnappel
Dia 10 de novembro, sábado, às 16h – Não Gosto de Ir ao Cinema – sessão de filmes, seguida de conversa com o artista
Local: Auditório da Fundação Iberê Camargo
Rio (2005), 16 mm, 5 min – Ensaio em imagem-movimento que (re)imagina a Cidade Maravilhosa como um reduto de gringos aventureiros perdidos, uma espécie de porto de piratas contemporâneo. O filme forma um pano de fundo e um palco para possíveis narrativas transnacionais que tem como cerne a busca pela identidade.
Quirijn (2011), 16 mm, 20 min, mudo com legendas – Exemplificando o retrato de um estrangeiro camusiano, o filme é um pseudodocumentário que acompanha um recluso que conscientemente se afastou da promessa vazia e monótona do capitalismo, rejeitando trabalho em favor da leitura e de passeios sem rumo nos arredores de Berlim, circunscrevendo sua história ao mesmo tempo que o protagonista traça uma cartografia urbana com seus passos.
Lucas (2013), 16 mm, 12 min – A história de um turista brasileiro em Buenos Aires é contada através de uma série de imagens realizadas diante da câmera pelo narrador, uma bricolagem fotográfica que traça as associações subjetivas e os dilemas existenciais do personagem. Livremente inspirado no romance de Julio Cortázar “Um Certo Lucas”, o filme reúne um retrato do protagonista por meio de relatos idiossincráticos e eventos díspares, alternando entre elementos da prosa e do verso para embaçar a distinção entre reflexões absurdas e revelações clarividentes.
Dia 11 de novembro, domingo, às 16h – performance Do Pó às Cinzas (From Candy to Dust)
Local: Biblioteca da Fundação Iberê Camargo
Do Pó Às Cinzas apresenta uma série de imagens relacionadas a uma visita de Pijnappel à cidade de Santa Cruz, na Bolívia, em 2009. O trabalho, um jogo de memória, será ativado por uma partida disputada por dois participantes, e estará disponível na Biblioteca para ser utilizado por qualquer um, a partir de então. Cada vez que o jogo é posto em ação, uma história é definida em fluxo, que depende das memórias dos participantes, enquanto os jogadores desenvolvem diferentes camadas históricas associativas à viagem para Santa Cruz, fornecendo um possível contexto para o espectador. O artista Michel Zózimo é um dos convidados a participar da performance.
Dia 14 de novembro, quarta-feira, às 19h30 – performance 2008 Foi Um Ano Ruim (30 min, 2017)
Local: espaço Bronze (Duque de Caxias, 444)
No formato de uma projeção de slides analógicos de meio-formato, acompanhadas por um comentário narrativo pelo artista, a ação é inspirada pelas novelas 1933 Was A Bad Year, de John Fante e, principalmente, pela (autobiográfica) Satori in Paris, de Jack Kerouac. Nesta última, publicada alguns anos antes do autor norte-americano morrer de cirrose, Kerouac reconta uma viagem à França que fizera à procura de sua ascendência francesa. Entretanto, irritado com os parisienses hostis, termina por anteceder sua partida, após beber litros de cerveja e conhaque durante três dias, desistindo de seu objetivo ou pretexto inicial.
Dia 17 de novembro, sábado
Às 14h – abertura de Fontenay-aux-Roses (instalação de diapositivos). Local: Átrio da Fundação Iberê Camargo / chapelaria
A instalação Fontenay-aux-Roses (2010) é composta por projeções de slides com imagens de Paris em preto e branco, acompanhadas por uma narrativa sincronizada. De certa forma, a obra é um remake fotográfico de Vertigo, de Hitchcock (1959). O carrossel do projetor de slides representa o uso da espiral por Hitchcock como padrão visual para representar tanto a falácia da visão quanto a aparente repetição de tempo na história do filme.
Às 18h30 – performance A Zona (The Zone). Local de partida: Átrio da Fundação Iberê Camargo
Nesta performance, os visitantes serão guiados por múltiplos espaços esquecidos do edifício e arredores da Fundação: servindo como condutor do público, um performer narrará uma seleção de sonhos pessoais de Pablo Pijnapple, reunidos e anotados ao longo de anos. A caminhada apresenta-se como uma cartografia do subconsciente, o espaço mental onde o tempo não tem relógio, despertando a sensação irreal para o visitante de ser um sonho, mesclando sua consciência com o devaneio.
Dia 18 de novembro, domingo, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)
Dia 24 de novembro, sábado, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)
Dia 25 de novembro, domingo, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)
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