• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Pablo Pijnapple realiza mostra e performances na Fundação Iberê Camargo

novembro 10, 2018 By Redação Deixe um comentário

De 10 a 25 de novembro, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS, realiza a mostra Zona de Crepúsculo, do artista Pablo Pijnapple. A mostra faz parte da programação em comemoração aos 10 anos de construção do edifício sede da Instituição. O artista vai apresentar quatro instalações e performances, ocupando espaços menos regulares do prédio, dialogando com a premiada arquitetura de Álvaro Siza. De maneira quase intervencionista, as obras tratarão o edifício como um centro de narrativas que usam seu principal traço arquitetônico – a rampa – como uma alegoria visual do mecanismo da memória. A mostra tem financiamento do Mondriaan Fund, fundo público que fomenta a produção e apresentação da arte e do patrimônio cultural da Holanda, localmente ou no exterior.

Durante os fins de semana, o artista fará mostras de filmes, intervenções e a ativação das performances Do Pó às Cinzas (From Candy to Dust) e A Zona (The Zone) (confira abaixo a programação). No dia 14 de novembro, quarta-feira, às 19h30, Pablo realiza a performance 2008 Foi Um Ano Ruim (2017, 30min) no espaço Bronze (Duque de Caxias, 444), onde fará uma residência de duas semanas.

Tendo a psicanálise e a literatura como pontos de partida habituais, as obras de Pablo Pijnappel são meta-narrativas que combinam poeticamente identidades culturais, históricas e ancestrais, pelo prisma da memória. A linguagem sempre desempenha o papel principal, unindo os mecanismos mentais e o mundo, em instalações de vídeo, textos ou performances que estão na encruzilhada entre o cinema, a fotografia e os recessos de um romance.

Nascido em um subúrbio de Paris, Pijnappel cresceu no Rio de Janeiro e, mais tarde, estudou na Holanda. Atualmente vive e trabalha entre o Rio, Roterdã e Berlim. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais nas principais capitais da Europa e dos EUA, com destaque para o Centre Pompidou, Whitechapel Gallery, Konsthall Malmö, Artists Space, LACE, entre outros. Também fez parte da XXX Bienal de São Paulo.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca. Patrocinador do projeto Iberê nas Praças: Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento. Apoiador da exposição Subversão da Forma: Unisinos.

Serviço

Zona de Crepúsculo – mostra e performances de Pablo Pijnappel

Dia 10 de novembro, sábado, às 16h – Não Gosto de Ir ao Cinema – sessão de filmes, seguida de conversa com o artista

Local: Auditório da Fundação Iberê Camargo

Rio (2005), 16 mm, 5 min – Ensaio em imagem-movimento que (re)imagina a Cidade Maravilhosa como um reduto de gringos aventureiros perdidos, uma espécie de porto de piratas contemporâneo. O filme forma um pano de fundo e um palco para possíveis narrativas transnacionais que tem como cerne a busca pela identidade.

Quirijn (2011), 16 mm, 20 min, mudo com legendas – Exemplificando o retrato de um estrangeiro camusiano, o filme é um pseudodocumentário que acompanha um recluso que conscientemente se afastou da promessa vazia e monótona do capitalismo, rejeitando trabalho em favor da leitura e de passeios sem rumo nos arredores de Berlim, circunscrevendo sua história ao mesmo tempo que o protagonista traça uma cartografia urbana com seus passos.

Lucas (2013), 16 mm, 12 min – A história de um turista brasileiro em Buenos Aires é contada através de uma série de imagens realizadas diante da câmera pelo narrador, uma bricolagem fotográfica que traça as associações subjetivas e os dilemas existenciais do personagem. Livremente inspirado no romance de Julio Cortázar “Um Certo Lucas”, o filme reúne um retrato do protagonista por meio de relatos idiossincráticos e eventos díspares, alternando entre elementos da prosa e do verso para embaçar a distinção entre reflexões absurdas e revelações clarividentes.

Dia 11 de novembro, domingo, às 16h – performance Do Pó às Cinzas (From Candy to Dust)

Local: Biblioteca da Fundação Iberê Camargo

Do Pó Às Cinzas apresenta uma série de imagens relacionadas a uma visita de Pijnappel à cidade de Santa Cruz, na Bolívia, em 2009. O trabalho, um jogo de memória, será ativado por uma partida disputada por dois participantes, e estará disponível na Biblioteca para ser utilizado por qualquer um, a partir de então. Cada vez que o jogo é posto em ação, uma história é definida em fluxo, que depende das memórias dos participantes, enquanto os jogadores desenvolvem diferentes camadas históricas associativas à viagem para Santa Cruz, fornecendo um possível contexto para o espectador. O artista Michel Zózimo é um dos convidados a participar da performance.

Dia 14 de novembro, quarta-feira, às 19h30 – performance 2008 Foi Um Ano Ruim (30 min, 2017)

Local: espaço Bronze (Duque de Caxias, 444)

No formato de uma projeção de slides analógicos de meio-formato, acompanhadas por um comentário narrativo pelo artista, a ação é inspirada pelas novelas 1933 Was A Bad Year, de John Fante e, principalmente, pela (autobiográfica) Satori in Paris, de Jack Kerouac. Nesta última, publicada alguns anos antes do autor norte-americano morrer de cirrose, Kerouac reconta uma viagem à França que fizera à procura de sua ascendência francesa. Entretanto, irritado com os parisienses hostis, termina por anteceder sua partida, após beber litros de cerveja e conhaque durante três dias, desistindo de seu objetivo ou pretexto inicial.

Dia 17 de novembro, sábado

Às 14h – abertura de Fontenay-aux-Roses (instalação de diapositivos). Local: Átrio da Fundação Iberê Camargo / chapelaria

A instalação Fontenay-aux-Roses (2010) é composta por projeções de slides com imagens de Paris em preto e branco, acompanhadas por uma narrativa sincronizada. De certa forma, a obra é um remake fotográfico de Vertigo, de Hitchcock (1959). O carrossel do projetor de slides representa o uso da espiral por Hitchcock como padrão visual para representar tanto a falácia da visão quanto a aparente repetição de tempo na história do filme.

Às 18h30 – performance A Zona (The Zone). Local de partida: Átrio da Fundação Iberê Camargo

Nesta performance, os visitantes serão guiados por múltiplos espaços esquecidos do edifício e arredores da Fundação: servindo como condutor do público, um performer narrará uma seleção de sonhos pessoais de Pablo Pijnapple, reunidos e anotados ao longo de anos. A caminhada apresenta-se como uma cartografia do subconsciente, o espaço mental onde o tempo não tem relógio, despertando a sensação irreal para o visitante de ser um sonho, mesclando sua consciência com o devaneio.

Dia 18 de novembro, domingo, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)
Dia 24 de novembro, sábado, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)
Dia 25 de novembro, domingo, às 18h30 – performance A Zona (The Zone)

ENTRADA FRANCA

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login