Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita” é destaque da agenda cultural da semana em Porto Alegre

A agenda cultural do Sesc Centro, em Porto Alegre, segue com atrações para públicos de todas as idades. Além da mostra “Fanzinoteca Expo”, que pode ser visitada até 28/9 no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), acontece a Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita”, entre os dias 24 e 28/9 na Sala Redenção da UFRGS, e o Cinemonica, no dia 27/9 na EMEF Grande Oriente do RS. As atividades são gratuitas. Confira, logo abaixo, a programação completa; e mais informações também podem ser obtidas em www.sesc-rs.com.br/centro

Com sessões gratuitas, sempre às 19h na Sala Redenção, a Mostra Ingmar Bergman segue até esta sexta-feira (28/9). Um dos destaques da programação é a exibição de “A Hora do Lobo”, no dia 26, em que logo após haverá um debate com Marcos Fialho, assessor de Cinema do Sesc Nacional. Bergman é um dos grandes cineastas que surgiram após a II Guerra Mundial, e um dos maiores cineastas de todos os tempos. Sua obra é extensa, com mais de cinquenta filmes, roteiros e, ainda, trabalhos para a televisão e peças para o teatro.

Já o Cinemonica é um projeto social que incentiva a modalidade audiovisual nas periferias de Porto Alegre. No dia 27, às 8h10 e às 13h20, os alunos da EMEF Grande Oriente do RS terão a oportunidade de conferir a exibição de “O Menino no Espelho”. Na área das artes visuais, a comunidade em geral ainda pode visitar a “Fanzinoteca Expo”, até dia 28, das 8h às 20h, no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, nº 665).

O Sesc desenvolve uma série de atividades culturais em todas as regiões do RS. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/cultura

PROGRAMAÇÃO ARTE SESC – PORTO ALEGRE – SETEMBRO

Exposição: “Fanzinoteca Expo”

Artista: Um coletivo de artistas

Período: Até 28 de setembro

Horário: 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e 1h antes de espetáculos no final de semana

Local: Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)

Entrada franca

Sinopse: A Fanzinoteca Expo é uma exposição itinerante de Fanzines num coletivo de artistas que utiliza as mais variadas técnicas: colagens, desenhos, gravuras, xerox entre outras. As publicações são artesanais e nos mais variados formatos. Desde os modelos clássicos dos anos 80, quando nasceram os primeiros zines até os mais atuais. A mostra consiste em apresentar ao público todas as variadas possibilidades do Fanzines. É uma oportunidade muito especial para entender o quanto o Zine vem se transformando com o tempo, além de poder divertir, pois as publicações são dos mais variados temas, que atraem olhares curiosos e sorrisos. O acervo aumenta a cada exposição, contando no momento com em torno de 100 exemplares.

O Menino no Espelho

27/set às 8h10 e 13h20 na EMEF Grande Oriente do RS

*Evento fechado para público interno das escolas.

Detalhes: O projeto surgiu como uma homenagem a Mônica Schmiedt e com o objetivo de levar um pouco da cultura do cinema para dentro de escolas públicas situadas em zonas periféricas da cidade. Atualmente o projeto está sendo realizado em quatro escolas, duas localizadas no bairro Rubem Berta, outra no Jardim Leopoldina e outra no Mário Quintana. Onde atendemos aproximadamente três mil alunos por mês, carentes de cultura e lazer. O Sesc/RS é o novo padrinho do Cinemonica. Essa parceria inicia com o propósito de agregar forças num mesmo objetivo: formar um público de cinema e contribuir para a cultura cinematográfica chegar mais perto de zonas periféricas da nossa cidade.

Cinema: Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita”

O Lobo à espreita

Data: 24 a 28 de setembro

Local: Sala Redenção – Cinema Universitário

Entrada franca

O sétimo Selo – 24 de setembro | 2°-feira | 16h

Morangos Silvestres – 24 de setembro | 2°-Feira | 19h

Face a Face – 25 de Setembro | 3°-Feira | 19h

Persona – 25 de Setembro | 3°-Feira | 16h e 28 de Setembro | 6°-Feira | 19h

Vergonha – 26 de Setembro | 4°-Feira | 16h

A Hora do Lobo – 26 de Setembro | 4°-Feira | 19h *Após a sessão, debate com Marcos Fialho, assessor em cinema do Sesc nacional

Sonata de Outono – 27 de Setembro | 5°-Feira | 16h

Na Presença de Um Palhaço – 27 de Setembro | 5°-Feira | 19h

Fanny e Alexander – 28 de Setembro | 6°-Feira | 16h

Detalhes: Entre os dias 24 e 28 de setembro, a Sala Redenção – Cinema Universitário – em parceria com Sesc/RS – traz novamente, a pedido do público, a mostra Ingmar Bergman: o Lobo a espreita, em homenagem aos 100 anos do realizador sueco. Bergman é um dos grandes cineastas que surgiram após a II Guerra Mundial, e um dos maiores cineastas de todos os tempos. Sua obra é extensa, com mais de cinquenta filmes, roteiros e, ainda, trabalhos para a televisão e peças para o teatro. Aliás, para compreender a obra do diretor é importante destacar a influência da tradição teatral sueca, nórdica, e nomes como de Henrik Ibsen, Soren Kierkegard e August Strindberg nos dão pistas para pensar a obra do realizador. Seus filmes exploram as angústias existenciais do homem moderno, por meio de narrativas densas e complexas utilizando ao máximo as possibilidades da linguagem cinematográfica. Bergman trabalha de forma única com temáticas densas e delicadas, de forte carga existencial, tais como: a solidão, a morte e, ainda, o erotismo e a religião. Todos esses temas explorados muitas vezes de forma violenta e beirando ao absurdo. Uma das características marcantes de seus filmes é o uso do flashback, como também a interação dos personagens com a câmera, em possível diálogo com o espectador. Aliás, Bergman é um dos realizadores que mais soube filmar rostos e expressões de pura angústia. O diretor foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes. O reconhecimento internacional aconteceu com O sétimo Selo (1956), que ganhou o prêmio do júri do Festival de Cannes em 1957. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, foi indicado ao Oscar nove vezes, vencendo como melhor filme estrangeiro três vezes. Ingmar Bergman morreu no dia 30 de julho de 2007, aos 89 anos. Uma coincidência: nesse mesmo dia morria também o realizador italiano Michelangelo Antonioni. Na mostra serão exibidos nove filmes do realizador, em cópia digital de extrema qualidade: O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), Persona (1966), Vergonha (1968), A Hora do Lobo (1968), Face a Face (1976), Sonata de Outono (1978) e Fanny e Alexander (1982).

Desta vez, exibiremos apenas uma sessão por filme e, no dia 26 de setembro, às 19h, na sessão de A Hora do Lobo, teremos a presença luxuosa de Marco Fialho, assessor em Cinema do Sesc Nacional.