Como parte da programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre será apresentado no domingo, 4 de novembro, das 16h às 17h, no Espaço do Conhecimento Petrobrás, o projeto Mapa Literário de Porto Alegre (www.mapaliterariopoa.com). O Mapa é uma ação colaborativa coordenada pelo jornalista Cleber Saydelles e pela designer Clau Sieber.
O Mapa Literário de Porto Alegre incorpora uma engine do Google Maps onde o visitante pode acessar a localização marcada no mapa e ler o trecho da história. Por ser colaborativa, qualquer visitante do Mapa Literário pode sugerir autores, através de um link. O site conta ainda com fotos atualizadas dos locais citados nas obras e a reprodução dos textos segue a grafia da edição consultada, sem revisão ou atualização ortográfica.
O Mapa Literário foi criado em 2014, quando foram mapeados inicialmente 20 escritores de cujas obras foram escolhidos trechos que citam espaços públicos da cidade como prédios, ruas e praças da cidade.
Estão mapeados, atualmente, mais de 40 autores/locais. A previsão dos desenvolvedores é chegar na Feira do Livro deste ano com no mínimo 50 autores. Na geografia literária da capital estão pontos como o Lago Guaíba, com Luis Coronel, o Morro da Glória, da obra de Valesca de Assis e a avenida Guaíba, com trecho do escritor Daniel Galera. Na zona Norte o Parque São Sebastião aparece na prosa de Lucas Barroso, e o Aeroporto Salgado Filho, é destaque na literatura de Cíntia Moscovich. É no Centro Histórico, entretanto, que o mapa tem mais marcadores. Locais históricos como o Theatro São Pedro, Moacyr Scliar, Mercado Público, Dionélio Machado e Praça Parobé, Sérgio Faraco são algumas referências geográficas e literárias que podem ser visitadas no Site.
Novos espaços – Conforme o jornalista Cleber Saydelles, responsável pelo conteúdo do site, estão sendo gestadas novas atrações como um espaço denominado Ruas Literárias, que vai mapear todas as ruas de Porto Alegre, que têm referência com a literatura como nome de escritores e obras literárias. Também nesse novo espaço, haverá marcações especiais, indicando bibliotecas, livrarias, clube de escritores e outras manifestações literárias. Também estão no forno, um link para biografias dos autores mapeados e uma Agenda Literária. “Pretendemos que o Mapa Literário de Porto Alegre seja um portal que reúna e apresente um panorama literário da cidade. O leitor, o turista ou qualquer interessado em literatura pode consultar o Mapa, para descobrir uma atração literária na região”, explica Cleber Saydelles.
Aplicativo – Também está em estudo, fazer do Mapa Literário de Porto Alegre um aplicativo para celulares. Para isso, os responsáveis estão elaborando um projeto para captação de investimentos através das Leis de Incentivo cultural.
Deixe um comentário