Inscrições abertas para ciclo de palestras ‘Literatura e História Medieval’ na BPE
A Biblioteca Pública do Estado do RS/BPE-RS (Riachuelo, 1190) promove, de 17 de novembro a 15 de dezembro, sempre aos sábados, o Ciclo de Palestras “Literatura e História Medieval”, com entrada franca. Realizado pela instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (SEDACTEL/RS), em parceria com o Vesica Piscis – Grupo de Estudos Medievais, o evento encerra com apresentação musical. Com um total de 10h, as inscrições são limitadas a 40 participantes, pelo e-mail bpe.direcao@gmail.com.
O grupo de pesquisadores que investigam a Idade Média, em suas mais diversas expressões, visa nesta atividade, realizar a leitura de uma Idade Média bem pouco clerical e romper com alguns estereótipos e lugares comuns, que costumam povoar a perspectiva do público em geral. Trata-se de um conjunto de quatro palestras, feitas nos dias 17 e 24 de novembro, 1º e 8 de novembro, das 10h às 12h, fazem uma reflexão acerca da busca do Eu individual, que ama o prazer, o sonho, a abundância e a liberdade. O encerramento se dará no dia 15 de dezembro, a partir das 18h, com apresentação do grupo de música medieval Música Mundana, dirigido pelo professor do Instituto de Artes da UFRGS Fernando Mattos (UFRGS), falecido no último dia 4 de novembro.
Confira a programação completa:
17 nov – 10h às 12h – Romances de Cavalaria e o Nascimento da Individualidade, séculos XII e XIII, diversos autores.
O individualismo surge durante a Idade Média e tem nos romances e novelas de Cavalaria dos séculos XI e XII seus melhores exemplos. Serão analisados os romances que lidam com o Graal e seu principal e primeiro herói, Perceval, para demonstrar de que forma ocorre esse processo de assimilação da individualidade.
Palestrante: Demétrio Paz – Graduado, com Mestrado e Pós-Doutorado pela UFRGS) e com Doutorado pela PUCRS, na área de Letras, é Professor Adjunto de Teoria Literária e Literaturas de língua portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Cerro Largo (RS).
24 nov – das 10h às 12h – Narciso e a Busca pelo Eu no Romance ‘NARCISSE’, do século XII, de autor anônimo.
Não é raro ouvirmos falar que, na Idade Média, não havia a noção de indivíduo, com a definição das pessoas por sua dimensão coletiva. UMA belíssima versão do Narciso, do século XII, tece uma profunda reflexão acerca da busca do Eu mais profundo, para colocar em questão este postulado.
Palestrante: Carlinda Maria Fischer Mattos – Doutora pela UFRGS, fez estágio de Doutorado na Université Denis Diderot, em Paris. Trabalha no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul (SEDACTEL/RS).
01 nov – das 10h às 12h – O país da ‘Cocanha’: a Antítese da Guerra, Peste, Fome e Privação, a partir de um Documento do Século XIII.
A “Cocanha”, o conto de uma terra imaginária e maravilhosa de inversão completa da realidade. Em um período onde não eram raras as privações, penúrias e trabalhos pesados, este conto em versos (fabliau), provindo da tradição oral, fixado pela primeira vez na França do século XIII, apresenta um país fantástico de abundancia, prazeres e excessos, além do imaginado.
Palestrante: Édison Bisso Cruxen – Doutor pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015), desenvolveu pesquisas e trabalhos de campo em Arqueologia Medieval pela Universidade de Coimbra, Portugal, entre 2003 e 2007. Atualmente é professor de História da Universidade Federal do Pampa (RS).
08 dez – das 10h às 12h – Pequenas Fábulas Medievais, séculos XIII e XIV.
O que são fabliaux? São pequenas fábulas medievais, ou, em outras palavras, historietas de caráter popular para fazer rir. Nos séculos XIII e XIV, com o crescimento do número de letrados, cresceram também as formas de expressão. Os fabliaux, neste sentido, tornaram-se parte de um tempo que deu espaço e voz a uma classe social ascendente, a burguesa, e sua visão própria de mundo.
Palestrante: Sérgio Luiz Gallina – Pesquisador da História Medieval, escritor, romancista, autor dos livros “O Cavaleiro do Templo” (4 vols) e “Rebeka”, palestrante e ex-membro da ABREM e do GT Medieval da ANPUH/RS.
15 dez – 18h – Concerto do grupo de música medieval Música Mundana, com repertório datado do seculo XII.