TEATRO
Espetáculo teatral “2 Fudid*s”, baseado em texto de Plínio Marcos, tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de junho, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.
Com base na obra Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e fragmentos de auto ficção, “2 Fudid*s” pretende questionar e investigar a criação e construção da identidade individual e suas necessidades de afirmação e validação a partir do outro. Encontro. Aonde se vê. O social, o político, o gênero, as ideias de deus, de sexualidade, trabalho, capital… E afinal, você gosta de ser/estar fudid*?
Sinopse: Quem é você? A chapeuzinho vermelho nazista que corrói o ácido metalúrgico. Sou o que os outros dizem e eu aceito. Peido. Arroto. Suor. Corpo. Cativeiro de mim mesmo. Das minhas escolhas. Som do mar. Periferia. Mãos doendo. Um fudidx. Dois. O barco de jornal dos argonautas. Gay. Bissexual. Sapatão. HT… Afundado. Maluco. Perdido. Amor… Vem me buscar. Tonho? Deus. Cachorro. Paco? Silêncio. Regina? Fabs? As respostas que inventamos pra nós mesmos. Eu preciso de um sapato. Revolver. A Espécie Fabuladora… Gatilho.
Evento: temporada do espetáculo teatral “2 fudid*s”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de junho (dias 13, 20 e 27), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Fotos: Maicon Hainzenreder
Ficha técnica resumida
Direção: Ralph Duccini
Elenco: Fabrício Zavareze e Regina Ferrari
Dramaturgia: o grupo (adaptação livre do autor Plínio Marcos)
Trilha sonora: o grupo
Originado na disciplina: Estágio de atuação e direção do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Orientação: professoras Ana Cecília Reckziegel e Camila Bauer
ARTES VISUAIS
Segundo Módulo da exposição “Sem Título”, com obras de alunos formados em Artes Visuais em 2017, permanece até 15 de junho na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.
Permanece até 15 de junho na Pinacoteca do IA/UFRGS o Segundo Módulo da exposição “Sem Título”, que apresenta os trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas pelos alunos formados pelo Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS em 2017. A exposição reúne obras representantes da linguagem múltipla e híbrida da Arte Contemporânea em fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica.
A mostra tem curadoria de Niura Legramante Ribeiro. Participam do Segundo Módulo da exposição “Sem Título” os seguintes artistas: Aline Soares Ponczkovski, Ana Maria Philippi, Ananda Aliardi, Bárbara Neubarth, Betina T.V.C. Castro, Carolina Viana, Chana de Moura, Felipe Quevedo, João Alberto Rodrigues, Leila Coffy, Manoela Cavalinho Branco, Michele Dona, Ser Cnti, Taís Fanfa e Vitória Tadiello.
Evento: Segundo Módulo da exposição “Sem Título”
Visitação: até 15 de junho, das 10h às 18h, de segunda a sexta
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
MÚSICA
Recital do Duo Alexander-Soares, com o violinista James Alexander (EUA) e a pianista Luciana Soares (Brasil), acontece no dia 13 de junho, quarta, às 19h, no Instituto de Artes da UFRGS. No programa, obras de Schubert e Camargo Guarnieri. Entrada franca.
Na quarta, 13 de junho, às 19h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS o recital gratuito do Duo Alexander-Soares. Formado pelo violinista estadunidense James Alexander e pela pianista Luciana Soares, o duo interpreta no recital obras de Franz Schubert, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos, João de Souza Lima, Alexandre Levy e Karol Szymanowski.
O duo Alexander-Soares traz em seu repertório as vertentes da música moderna de seus países, bem como obras tradicionais para violino e piano. Residente na Nicholls State University, no estado da Louisiana, EUA, o duo foi formado em 2005 e vem se apresentando, desde então, em várias casas de concerto do Brasil, Estados Unidos e Europa, incluindo o Kennedy Center Millennium Stage, em Washington, D.C., a Universidade de Chichester (England), o Landeskonservatorium, na Áustria e a Serie Sala Cecilia Meireles. Eles foram elogiados por sua “performance brilhante, marcada por refinamento técnico, senso de conjunto, e interpretação sofisticada” (“O Norte”, João Pessoa, Brasil). O CD, “The Sonatas for Violin and Piano by Liduino Pitombeira”, que foi lançado pelo selo americano Centaur Records em 2012, é o resultado de uma longa colaboração entre o Duo Alexander-Soares e o compositor cearense Liduino Pitombeira.
Evento: Recital do Duo Alexander-Soares, com o violinista James Alexander (EUA) e a pianista Luciana Soares (Brasil)
Data e horário: 13 de junho, quarta, às 19h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)
Ingresso: entrada franca
James Alexander – violino: Violinista norte-americano, segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Atualmente, lidera o programa de cordas na Nicholls State University, no qual ensina violino, viola e música de câmera. Após receber o diploma Concert Recital (Premier Prix) da Guildhall School of Music na Inglaterra e atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista na Europa, James Alexander retornou aos Estados Unidos como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University, por nove anos. Foi convidado a lecionar no Simpósio de Quarteto de Cordas, em Ernen, na Suíça, onde continuou a se apresentar como professor e violinista. James Alexander é diretor da série Pelican State de música de câmera e entre 2013 e 2016 integrou o quadro de professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).
Luciana Soares – piano: Pianista goiana premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista, em salas de concertos dos dois países. Atualmente é professora de música na Nicholls State University, nos Estados Unidos, única universidade estadual de Louisiana com a denominação All-Steinway School. Além de lecionar e tocar uma variedade de repertórios, do barroco ao contemporâneo, a pianista se dedica à música brasileira com a apresentação de palestras e recitais em universidades, séries de concerto e conferências nos Estados Unidos. Seu CD solo, Brasileira: Piano Music by Brazilian Women, foi lançado pelo selo Centaur Records. Luciana Soares colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e foi nomeada Artista Steinway em 2012.
Programa
Franz Schubert (1797-1828)
Sonatine Op post. 137, D. 384
I. Allegro molto
II. Andante
III. Allegro vivace
Schubert-Liszt
Valse-Caprice (arr. D. Oistrakh)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Premiere Sonate-Fantasie
M. Camargo Guarnieri (1907 – 1993)
Sonata No. 4 para violino e piano
I. Energico ma espressivo
II. Intimo
III. Allegro appassionato
João de Souza Lima (1898-1982)
Capricho Rústico
Alexandre Levy (1864-1892)
Tango Brasileiro (trans. Souza Lima)
Karol Szymanowski (1882-1937)
Notturno e Tarantella, Op. 28 No. 1
Outros recitais com entrada franca da semana
14 de junho, quinta às 12h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
Deixe um comentário