Guia21 recomenda a estreia ‘Ferrugem’, o Cine Iberê e a ’28ª Open_Feira Design’
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes ‘Ferrugem’, vencedor no 46º Festival de Cinema de Gramado, ‘Yonlu’, longa que aborda a trajetória de Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), jovem poeta e músico gaúcho que cometeu suicídio em 2006. Outra estreia desta semana em Porto Alegre é o filme ‘Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer’. Indicamos ainda a exibição do documentário ‘Carverna dos Sonhos Esquecidos’, no Cibe Iberê. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse dos filmes!
Dos eventos que acontecem neste sábado na Capital destacamos a 28º Open_Feira de Design, o lançamento do novo livro do cartunista Edgar Vasques e o concerto da Ospa. Ainda, neste final de semana acontecem a exposição ‘Imaginários Tangíveis’ e o 3º Período expositivo na Casa de Cultura Mário Quintana.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Ferrugem (Estreia)
Drama, de Aly Muritiba
Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.
Yonlu (Estreia)
Drama, de Hique Montanari
Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.
Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer (Estreia)
Drama, de Thiago Luciano
Iran vive em uma região extremamente afetada pelas mudanças climáticas causadas pelo ser humano. É certo que a população caminha para assistir ao último pôr do sol, mas, após uma tragédia famíliar, ele decide lutar contra a depressão aguda que tem acometido todos.
Benzinho (★★★)
Drama, de Gustavo Pizzi
O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.
Gauguin - Viagem ao Taiti (★★★)
Drama, de Edouard Deluc
1891. O artista Paul Gauguin decide, por conta própria, se exilar no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando a solidão, pobreza e a doença. E deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas.
Cine Iberê – ‘Caverna dos Sonhos Esquecidos’
Domingo (2), às 16h
Na Fundação Ibere camargo
Além dos filmes que estreiam esta semana na Capital, recomendamos também a exibição do documentário ‘Caverna dos Sonhos Esquecidos’, que acontece no Cine Iberê. Confira mais detalhes:
Nesta edição do Cine Iberê será exibido o documentário ‘Caverna dos Sonhos Esquecidos’, do cineasta alemão Werner Herzog. A sessão única e gratuita será comentada pelo artista, curador e professor Jailton Moreira. O programa de cinema integra as atividades paralelas às exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi. Caverna dos Sonhos Esquecidos revela um dos mais inspiradores locais da Terra: a Caverna de Chauvet, no sul da França – um dos mais importantes sítios de arte pré-histórica do mundo –, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade.
28ª Open_Feira de Design
Sábado (01), das 11h às 19h
No Pátio Ivo Rizzo
No sábado acontece mais uma edição da Open_Feira de Design. O evento com entrada franca reúne mais de 40 expositores de vestuário adulto e infantil, acessórios, mobiliário, decoração e brinquedos, além de opções gastronômicas ao ar livre. O projeto gráfico desta edição foi criado pelo estúdio BSA da designer Bruna Borges, inspirado na primavera e suas flores e cores, apresentando o contraste do azul com o quente do rosa para marcar a dualidade da troca de estação. O nome do estúdio foi inspirado nas siglas dos aeroportos, representando o movimento e a influências de diversas culturas que o design produzido apresenta.Em caso de chuva o evento será transferido. O Pátio Ivo Rizzo fica na Rua Félix da Cunha, 1213. Clique para conferir a programação completa.
Lançamento do livro ‘Crocodilagem, o Brasil visto de baixo’
Sábado (1º), às 19h
Na Galeria Hipotética
O cartunista Edgar Vasques irá lançar seu novo livro ‘Crocodilagem, o Brasil visto de baixo’. No evento também acontecerá sessão de autógrafo do livro que reúne 143 historietas do Rango, elaboradas entre 2007 e 2018 para o mensário Extra Classe, de Porto Alegre. As tiras acompanham as aventuras e desventuras do país na última década, com o humor crítico característico do Rango. Um detalhe curioso é que primeira vez as tiras são, na maior parte, coloridas, em aquarela. A Galeria Hipotética, na Rua Visconde do Rio Branco, 431, no bairro Floresta.
Concerto da Ospa com Trio Porto Alegre
No sábado (1º), às 17h
Na Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa
Neste sábado, grandes nomes da música de concerto se encontram na capital gaúcha à convite da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A apresentação contará com as participações ilustres do regente estadunidense Delta David Gier, Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Dakota do Sul, e do Trio Porto Alegre, formado pelo pianista Ney Fialkow, pelo violinista Cármelo de los Santos e pelo violoncelista Hugo Pilger. Na ocasião, a Ospa prestará uma homenagem aos 75 anos de atuação do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região. Os ingressos custam de R$ 30,00 a 80,00, com direito à meia entrada. Clique para saber mais.
‘Imaginários Tangíveis’
Sábado (1º) e domingo (2)
das 10h às 19h
No MARGS
A exposição ‘Imaginários Tangíveis’ no Museu de Arte do RS (MARGS) poderá ser visitada até domingo, dia 2 de setembro. A proposta da curadora Mélodi Ferrari foi trazer um recorte do acervo do museu através de dez esculturas que abordam a temática arte fantástica, tema pouco explorado em artes visuais na capital. A proposta é aproximar de forma didática todos os públicos, fazendo com que os visitantes criem suas próprias narrativas para as obras.
3º Período Expositivo na CCMQ
Sábado (1º) e domingo (2), das 12h às 18h
Na Casa de Cultura Mário Quintana
O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) inaugurou o 3º Período Expositivo em suas galerias na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As mostras são: “A Ruína e a Noite”, de Andressa P. Lawisch e Marcelo Bordignon, na Galeria Augusto Meyer; “Bicha (termo náutico)”, de Miguel Soll e curadoria de Juliana Proenço, no Espaço Maurício Rosenblatt, e “O Casamento de Mary People”, de Mariani Pessoa, na Fotogaleria Virgílio Calegari. As exposições ficam abertas para visitação até 30 de setembro, com entrada franca. Os dias e horários de visitação são de terças a sextas-feiras, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h.