Guia21 Recomenda o filme ‘Djon África’, o 1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa e o festival de 90 anos da Cinemateca Capitólio
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda os filmes Djon África, Como Nasce Uma Estrela e Papillon, estreias nos cinemas da Capital, e Minha Filha e Sem Data, Sem Assinatura, que continuam em cartaz. Ainda, ocorre no domingo o evento Cine Iberê, com duas sessões especiais no domingo. Uma delas é a animação ‘Contos da Noite’ e a outra o curta ‘Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes’, em homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu. Outra sugestão do Guia21 é a série de sessões especias em comemoração aos 90 anos da Cinemateca Capitólio Petrobras. Abaixo, você encontra o trailer e a sinopse dos filmes recomendados e mais informações sobre os eventos.
Nesta sexta-feira (12), acontece um evento em celebração ao aniversário de 40 anos da Banda Saldanha. A festa inicia na Pista de Skate do Parque Marinha e segue em caminhada até a sede da Banda.
Para o sábado, destacamos a apresentação do grupo O Teatro Mágico, no Opinião e o espetáculo A Sbornia Kontr’Atracka, no Teatro do Bourbon Country. Já para o domingo, a recomendação é o Festival de Primavera Vivar, que acontece no Multipalco Eva Sopher.
Ainda, o Recomenda desta semana traz um destaque especial para o 1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa, evento que ocorre durante o final de semana na Capital e busca celebrar a cultura senegalesa por meio de diversas atividades.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros eventos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Djon África (Estreia)
Drama, de Filipa Reis e João Miller Guerra
A história de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África, filho de cabo-verdianos, que nasceu e cresceu em Portugal. Sem jamais ter conhecido seu pai, acaba descobrindo que ele mora em Tarrafal, e decide aventurar-se além-mar, mesmo sem muitas pistas, à sua procura.
Nasce Uma Estrela (Estreia)
Drama, de Bradley Cooper
Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool.
Papillon (Estreia)
Aventura, de Michael Noer
Um diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa metragem: a autora de "Os Piratas do Tietê" começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.
Minha Filha (★★★)
Drama, de Laura Bispuri
A guarda de uma menina está sob disputa de duas mães, a de criação e a biológica, que almeja tê-la de volta. No centro do conflito, Vittoria (Sara Casu) se vê obrigada a lidar com questões existenciais muito acima do seu nível de maturidade prestes a fazer uma escolha que a afetará a sua vida para sempre.
Sem Data, Sem Assinatura (★★★)
Drama, de Vahid Jalilvand
O médico Nariman provoca um acidente com uma moto e um menino de oito anos acaba ferido. Ele se oferece para levar o garoto ao hospital, mas o pai não aceita. A situação se complica no outro dia, quando Nariman fica sabendo que o menino morreu por um motivo que não tem relação com o acidente. O filme foi indicado pelo Irã para disputar o Oscar de filme estrangeiro.
90 anos Cinemateca Capitólio
Sexta (12), sábado (13) e domingo (14)
Na Cinemateca Capitólio
De 12 a 15 de outubro, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma série de sessões especiais para celebrar o aniversário dos 90 anos do Cine Theatro Capitólio. A partir de 13 de outubro, a mostra Obras-Primas de 1928 exibe dez grandes filmes realizados no ano da abertura do Cine Theatro Capitólio. Nos dias 13 e 14 de outubro, serão exibidos O Circo, de Charles Chaplin, O Homem das Novidades, de Buster Keaton e Edward Sedgwick, e Vento e Areia, de Victor Sjöström. Em breve divulgação detalhada com a programação completa da mostra. Confira a programação.
Cine Iberê
Domingo (14)
Na Fundação Iberê Camargo
A Fundação Iberê Camargo traz duas sessões do Cine Iberê, uma delas dedicada às crianças. Com curadoria de Marta Biavaschi, as sessões do Cine Iberê integram as atividades do Programa Educativo e as exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento. Ás 15h, será exibido em sessão espacial o premiado filme de animação Contos da Noite, de Michel Ocelot, com projeção dublada. O filme – que recebeu o Prêmio Henri-Langlois em 2011 – conta a de uma menina, um menino e um velho técnico se reúnem todas as noites em um pequeno cinema. Às 17h, outra sessão do Cine Iberê acontece, dessa vez destinada a todos os públicos: a exibição documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Bruno Spolidoro e Cacá Nazário, um roadmovie poético construído através da vida e obra do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996). Ambas atividades possuem entrada franca.
1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa
Sábado (13) e domingo (14),
das 10h às 18h
Memorial do Rio Grande do Sul
Com entrada franca, a programação do 1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa conta com um desfile de moda, comidas típicas, exposição de arte, teatro, música, danças tradicionais, exibição de filme e a luta livre Laamb. O desfile apresentará 24 figurinos típicos confeccionados pelos imigrantes em Porto Alegre, cujos tecidos vieram em grande parte do Senegal. No Clube do Comércio, será oferecido um almoço no Festival de Gastronomia Senegalesa. Além disso, uma exposição de arte apresentará obras, entre quadros, artesanatos e tecidos, de Ousmane Mathurin Ndiaye, Binetou Gueye e Cristiano Barero. Leia mais sobre o evento na reportagem feita pelo Sul21.
Festival de Primavera Vivar
Domingo (14), às 19h
No Multipaco Eva Sopher
A partir de domingo o Multipalco Eva Sopher recebe o Festival de Primavera Vivar, que reunirá atrações de música popular, samba, música de orquestra, teatro de bonecos, circo e música tradicionalista, durante seis domingos na concha acústica do local, com entrada franca. O evento acontece sempre às 19h de cada quinzena. Neste domingo, o grupo Os Fagundes, formado por Bagre Fagundes (gaitinha e voz), Neto Fagundes (voz), Ernesto Fagundes (bombo leguero e voz) e Paulinho Fagundes (violão e guitarra) vão interpretar músicas que estão enraizadas na história do grupo, como: Origens, Galpão Crioulo e Canto Alegretense.
A Sbornia Kontr’Atracka
Sábado (13), às 21h
Teatro do Bourbon Country
A já reconhecida continuação de “Tangos e Tragédias”, agora protagonizada por Hique Gomez e Simone Rasslan, se apresentará dia 13 de outubro, em Porto Alegre. A história do país flutuante, que tem encantado o público há mais de 30 anos, pretende levar todos seus habitantes tradicionais para assim conquistar um número maior de fãs. Confirmadas a participação especial do Jungst Kørhal Sbørniano (Coro Jovem da Ospa) e outros convidados especiais. Clique para saber mais sobre os ingresso.
40 Anos da Banda Saldanha
Sexta (12), às 17h
Na Av. Padre Cacique, 1355
Nesta sexta-feira (12), dia em que a Banda Saldanha completa seus 40 anos de existência, será realizado uma festa em comemoração, com mais de 3km de diversão e alegria, que começa na Pista de Skate Parque Marinha e vai até a sede na Av. Padre Cacique. O evento terá trios elétricos durante o percurso, com a Banda e outros convidados. A concentração começará às 16h, com a saída a partir das 17h. Confira a programação do evento.
A Sbornia Kontr’Atracka
Sábado (13), às 21h
Teatro do Bourbon Country
A já reconhecida continuação de “Tangos e Tragédias”, agora protagonizada por Hique Gomez e Simone Rasslan, se apresentará dia 13 de outubro, em Porto Alegre. A história do país flutuante, que tem encantado o público há mais de 30 anos, pretende levar todos seus habitantes tradicionais para assim conquistar um número maior de fãs. Confirmadas a participação especial do Jungst Kørhal Sbørniano (Coro Jovem da Ospa) e outros convidados especiais. Clique para saber mais sobre os ingresso.
Faces do Refúgio
Sábado (14) e domingo (15)
No Campus-Centro URGS
Aberta ao público e ao ar livre, a exposição, que é uma parceria entre DDC_UFRGS e ACNUR, reúne as mais de 50 fotos feitas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ilustram a realidade de mais de 68 milhões de pessoas em situação de refúgio no mundo, dentre refugiados, solicitantes de refúgio, deslocados internos, retornados e apátridas. A exposição tem entrada franca.
Sarau FestiPoa
Domingo (14), às 19h
No London Pub & Bistrô
Este mês, o Sarau no London traz o tema Sarau FestiPoa. As organizadoras e mediadoras Mires Batista Bender e Liana Timm recebem desta vez o mentor intelectual da Festipoa Literária e toda equipe coordenadora do evento. Além deles, marca presença também como convidada especial a poeta, cantora, compositora e criadora do Slam das Minas, Tatiana Nascimento, que fala sobre a arte resistência das escritoras negras, tema da FestiPoa 2018. Os ingressos podem ser adquiridos na hora e no local por R$15,00.