O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
No categoria de cinema, destacamos a pré-estreia ‘Com Amor, Simon’, as estreias ‘O Caso do Homem Errado’ e ‘A Melhor Escolha’ e os filmes ‘Em Pedaços’ e ’12 Heróis’, que continuam em cartaz nos cinemas da capital. Já para quem quer aproveitar o final de semana ao ar livre, recomendamos dois eventos que acontecem no domingo: a Feira Baila e o Open Palco na Praça Júlio Mesquita.
Confira abaixo mais detalhes e dicas de exposições, shows e cursos:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Com Amor, Simon (Estreia)
Drama, de Greg Berlanti
Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. Tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe.
O Caso do Homem Errado (★★★)
Documentário, de Camila Moares
Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980. A história do jovem é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, o da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.
A Melhor Escolha (★★★★)
Drama, Comédia, de Richard Linklater
Anos depois de terem levado Meadows (Steve Carell) para a prisão, os marinheiros Buddusky (Bryan Cranston) e Mulhall (Laurence Fishburne recebem uma ligação do velho amigo pedindo que ambos o ajudem a trazer para casa o corpo do filho que foi morto na Guerra do Iraque.
Em Pedaços (★★★★)
Drama, de Fatih Akin
A alemã Katja Sekerci (Diane Kruger) batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, de assassinar sua família. Insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.
12 Heróis (★★★)
Guerra, de Nicolai Fuglsig, 2018, 131 min
Sinopse: Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o capitão Mitch Nelson (Chris Hemsworth) retoma à ação. Ao lado de seu batalhão das Forças Especiais dos Estados Unidos, ele assume a responsabilidade se formar a primeira equipe a operar no Afeganistão após os ataques ao World Trade Center. É baseado em fatos reais.
Feira Baila
Domingo (25), das 13h às 22h
A Feira Baila, da Revista J’adore, é um evento ao ar livre que surge para trazer os mais diversos estilos da dança. Além de apresentações e aulas gratuitas de de Forró, Samba, Salsa, Hip Hop, Street dance, Tango e Capoeira o evento ainda conta com food trucks e venda de artesanato e roupas. A Baila será Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa na rua José do Patrocínio com a Av. Venâncio Aires. Em caso de chuva o evento é cancelado.
Open Palco na Praça Júlio Mesquita
A partir das 16h30
O Porto Verão Alegre 2018, juntamente com a Doctor Clin, reservou uma de suas atrações especialmente para a semana em que Porto Alegre completa 246 anos: o Open Palco! O evento gratuito foi idealizado para reforçar o espírito do teatro de rua e oportunizar a mais pessoas a experiência de arte e cultura do Festival. Ao ar livre, o Open Palco terá apresentações de teatro musical, mágica e artes circenses. A Praça fica em frente à Usina do Gasômetro e em casa de chuva o evento será cancelado.
‘O que pode um corpo’
Visitação até 22 de abril
Terça a sexta, das 9h às 18h;
sábados e domingos, das 12h às 18h
A exposição “O que pode um corpo”, selecionada no 5º Prêmio IEAVi e financiada pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura, está acontecendo na Casa de Cultura Mario Quintana. O projeto conta com cinco jovens artistas com experiência no ensino de artes, que articulam seus trabalhos para perguntar, a partir da questão colocada pelo filósofo Baruch Spinoza, “o que pode um corpo?”.
Ospa inaugura a Casa da Música com concerto regido por Evandro Matté
No sábado (24) e no domingo (25)
Às 17h
O primeiro concerto do ano da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na Capital gaúcha marca não só a abertura da Temporada 2018, que está repleta de atrações especiais, mas também o início de um novo capítulo na história da orquestra. A apresentação será o evento inaugural da Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa, a fase 1 das obras do complexo musical que será o primeiro espaço próprio da sinfônica em quase 68 anos de história. Valores dos ingressos e informações sobre as vendas no site.
Curso sobre cultura africana Yorùbá na CCMQ
Sábado (24), às 15h
Adultos e crianças que quiserem aprender sobre a cultura africana Yorùbá têm uma chance no sábado, durante uma oficina que ocorrerá na Casa de Cultura Mario Quintana. Haverá contação de histórias com canto e brincadeiras com tambores tradicionais, entre outras atividades. O percussionista e dançarino nigeriano Ìdòwú Akínrúlí vai introduzir os participantes nesta que é uma significativa cultura da história do continente africano. As inscrições devem ser feitas no site.
Maria Madalena
Durante muito tempo, Maria Madalena foi tratada como uma mulher adúltera e pecadora, redimida por Jesus Cristo. Nos últimos anos, porém, essa visão vem sendo contestada por historiadores a partir do estudo de textos que, até hoje, não são bem vistos pela Igreja Católica. Dirigido por Garth Davis, o filme Maria Madalena explora essa visão alternativa. Vivida pela atriz Rooney Mara, Maria Madalena é apresentada como discípula preferida e companheira de Cristo (vivido por Joaquin Phoenix), que não se conforma com o preconceito contra as mulheres, inclusive entre os demais discípulos. A obra está sendo apontada como uma espécie de “revisão feminista” da Bíblia.
Marco Weissheimer
Deixe um comentário