O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Nesta semana, o Guia21 Recomenda destaca os filmes ‘Rei’, ‘Hannah’ e ‘Uma Casa à Beira-mar’, que estreiam nos cinemas da Capital.
Para comemorar o Dia Mundial do Rock, a Cinemateca Paulo Amorim promove a Mostra Rock no Cinema. Já o sábado (30) está repleto de eventos, como as feiras Projeto Mercado e DROPS POA. No sábado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para realizar uma incursão pelo país (e pelo universo musical) criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky em Tangos e Tragédias, com o espetáculo Ospa vai à Sbørnia.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de outras dicas para aproveitar o fim de semana.
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Rei (Estreia)
Drama, de Niles Atallah
Antoine de Tounens (Rodrigo Lisboa) foi um aventureiro francês corajoso, que decidiu viajar pelo continente sul-americano em 1860 e fundar sua própria monarquia. Com o aval dos índios do sul do Chile, criou o Reino da Araucania e da Patagônia, declarando-se rei do local. Mas o governo chileno decide tomar as devidas providências para impedir o reinado deste estrangeiro em suas terras. Baseado numa história real.
Hannah (Estreia)
Drama, de Andrea Pallaoro
Hannah (Charlotte Rampling) é uma mulher de terceira idade que divide-se entre as aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu relacionamento com terceiros.
Uma Casa à Beira-mar (estreia)
Drama, de Robert Guédiguian
Três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai, que era um dos pilares de toda a família, e agora precisam pensar no que será do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um modesto restaurante à beira-mar.
Auto de Resistência (★★★)
Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como "autos de resistência", isto é, legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados.
50 São os Novos 30 (★★★)
Aos 50 anos, Marie-Francine (Valérie Lemercier) está muito velha para o seu emprego e para o marido, que a troca por uma mulher mais nova. Ela volta a morar na casa dos pais, que a tratam de forma infantilizada, e começa a trabalhar em uma pequena loja de cigarros eletrônicos, onde finalmente conhecerá Miguel (Patrick Timsit). Sem admitir, ele está na mesma situação que ela. Com a paixão emergente, eles precisam abrigar o novo amor sem que nenhum dos dois tenha uma casa própria.
Mostra Rock no Cinema
Sexta (13), sábado (14) e domingo (15)
Na Casa de Cultura Mário Quintana
A Cinemateca Paulo Amorim comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho) com uma seleção de filmes cultuados e que destacam a trajetória de nomes essenciais na história do gênero, como ‘The Doors’, ‘Stoned – A história secreta dos Rolling Stones’ e mais. Os ingressos custam RS 4,00. Clique para conferir a programação completa.
Edifício Master no Cine Iberê
Domingo (14), às 16h
Na Fundação Iberê Camargo
O Cine Iberê exibe o premiado documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho. A sessão única e gratuita será comentada pela documentarista e doutora em cinema, Maria Henriqueta Satt. O Edifício Master é “um filme sobre pessoas como você e eu”, como é apresentado, e revela o cotidiano dos moradores do conhecido edifício localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento tem entrada franca por ordem de chegada.
Feira Brasileira de Opinião – Contragolpe
De 15 a 29 de julho
No Memorial Luiz Carlos Prestes
A Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz aceitou o desafio deCecília Boal, e em parceria com o Memorial Luiz Carlos Prestes, convidou mais de 50 coletivos culturais e artistas para apresentar, através de suas obras, a sua visão sobre o momento social e político do Brasil hoje na forma de artes visuais, cênicas, música e poesia, além de debates. Serão 15 dias de atividades no Memorial, de terça a domingo. A proposta é ouvir a todas e todos e propor uma reflexão sobre as alternativas para o Brasil a partir da diversidade, do respeito, da igualdade e da luta pela retomada de direitos retirados.Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral. Clique para conferir a programação.
Feira ‘Hoje é Dia de’
Sábado (14), das 10h as 17h
Na Praça Bartolomeu de Gusmão
A feira ‘Hoje é Dia de’ é realizado sempre no segundo sábado de cada mês, das 10h às 17h, são distribuídos expositores para venda de produtos de brechó, artesanatos e demais produções próprias.O principal mote do evento é promover uma nova forma de ocupação de espaços públicos, promoção da economia solidária e artística. Entre os expositores estarão: Brechó da Cris, Desapegos da Monarca, Oficina de Costura, Susana Soares Artes, Joana Croché, também participam dessa edição 2 foodbeers A Culpa é das Cervejas e Kurtz, Zaniratti fará uma intervenção musical voz e violão e também haverá a presença do Palhaço Joselito alegrando os visitantes.A Praça fica no Bairro Floresta.
‘A mulher que roubava almas’
Sábado (14), das 10h às 18h
No Memorial do Rio Grande do Sul
Os aborígenes acreditavam que ser retratados por alguém roubava-lhes a alma. Pela mesma razão, a arquitetura marroquina não registra figuras, apenas arabescos. A pintora Graça Craidy capta as almas e a essência de seus retratados em uma profícua produção artística que passa pela dor, pela denúncia e pela contemplação. ‘A mulher que roubava almas’ é uma exposição dividida em 12 módulos, sendo 4 inéditos.
‘Entrelaçamento’
Abertura no sábado (14),
das 15h às 17h
Na Galeria e Espaço Cultural Duque
As muitas faces da arte e da mulher se encontram na Galeria Duque. No sábado inaugura a exposição que reúne diversas expressões da arte contemporânea em uma composição que une a tradição de obras de nomes renomados do Brasil e criações que elegem a xilogravura e as tramas de linhas e tecidos para expressar a arte e o feminino. A Galeria fica na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico, em Porto Alegre. A exposição fica no espaço até o dia 6 de setembro com entrada franca.
POA Dança Jazz
Sexta (13), sábado (14) e domingo (15)
Teatro Renascença
A 2ª Edição do evento busca difundir o conhecimento do Jazz e reunir bailarinos, professores e coreógrafos, promovendo o intercâmbio entre a geração que criou e trouxe visibilidade a esta modalidade na cidade e os talentos que vêm surgindo. O POA Dança Jazz teve reconhecimento com o Prêmio Açorianos de Dança 2017 na categoria Destaque em Jazz, pela importância e abrangência do evento, na promoção, formação, difusão e troca de experiências entre as diversas escolas e profissionais do Jazz na cidade de Porto Alegre. Clique para saber mais.
Ospa vai à Sbørnia
Sábado (14), às 20h
No Auditório Araújo Vianna
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para realizar uma incursão pelo país (e pelo universo musical) criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky em Tangos e Tragédias. Assim, o Auditório Araújo Vianna será palco da viagem “A Ospa vai à Sbørnia”, conduzida por Evandro Matté, Hique Gomez e Simone Rasslan. O público é convidado a embarcar nessa aventura, junto dos músicos sbornianos Kraunus e Nabiha e de um seleto time de convidados especiais – Vitor Ramil, Nei Lisboa, Cláudio Levitan, os coros Jovem e Sinfônico da Ospa, a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina e a dançarina Gabriella Castro. Os ingressos, pelo valor de R$ 50, estão à venda em www.ospa.org.br e, a partir do dia 27/6, nas Lojas Multisom dos Shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Total e Rua da Praia.
Deixe um comentário