• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Guia21 recomenda a estreia ‘Rei’, o Cine Iberê e o espetáculo ‘Ospa vai à Sbørnia’

julho 13, 2018 By Redação Deixe um comentário

O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.

Nesta semana, o Guia21 Recomenda destaca os filmes ‘Rei’, ‘Hannah’ e ‘Uma Casa à Beira-mar’, que estreiam nos cinemas da Capital. 

Para comemorar o Dia Mundial do Rock, a Cinemateca Paulo Amorim promove a Mostra Rock no Cinema. Já o sábado (30) está repleto de eventos, como as feiras Projeto Mercado e DROPS POA. No sábado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para realizar uma incursão pelo país (e pelo universo musical) criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky em Tangos e Tragédias, com o espetáculo Ospa vai à Sbørnia.

Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de outras dicas para aproveitar o fim de semana.  

Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:

Rei (Estreia)

Drama, de Niles Atallah

Antoine de Tounens (Rodrigo Lisboa) foi um aventureiro francês corajoso, que decidiu viajar pelo continente sul-americano em 1860 e fundar sua própria monarquia. Com o aval dos índios do sul do Chile, criou o Reino da Araucania e da Patagônia, declarando-se rei do local. Mas o governo chileno decide tomar as devidas providências para impedir o reinado deste estrangeiro em suas terras. Baseado numa história real.

 

Hannah (Estreia)

Drama, de Andrea Pallaoro

Hannah (Charlotte Rampling) é uma mulher de terceira idade que divide-se entre as aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu relacionamento com terceiros.

Uma Casa à Beira-mar (estreia)

Drama, de Robert Guédiguian

Três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai, que era um dos pilares de toda a família, e agora precisam pensar no que será do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um modesto restaurante à beira-mar.

Auto de Resistência  (★★★)

Um acompanhamento preciso dos casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como "autos de resistência", isto é, legítima defesa. Durante a tramitação dessas ocorrências na justiça, fica evidente o padrão de imprudência da corporação em relação à elas: investigações esdrúxulas e perícias defeituosas, nas quais 98% dos inquéritos são arquivados.

 

50 São os Novos 30  (★★★)

Aos 50 anos, Marie-Francine (Valérie Lemercier) está muito velha para o seu emprego e para o marido, que a troca por uma mulher mais nova. Ela volta a morar na casa dos pais, que a tratam de forma infantilizada, e começa a trabalhar em uma pequena loja de cigarros eletrônicos, onde finalmente conhecerá Miguel (Patrick Timsit). Sem admitir, ele está na mesma situação que ela. Com a paixão emergente, eles precisam abrigar o novo amor sem que nenhum dos dois tenha uma casa própria.

 

Foto: Elektra Records-Joel Brodsky/Wikimedia commons

Mostra Rock no Cinema
Sexta (13), sábado (14) e domingo (15)
Na Casa de Cultura Mário Quintana

A Cinemateca Paulo Amorim comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho) com uma seleção de filmes cultuados e que destacam a trajetória de nomes essenciais na história do gênero, como ‘The Doors’, ‘Stoned – A história secreta dos Rolling Stones’ e mais. Os ingressos custam RS 4,00. Clique para conferir a programação completa. 

Foto: Divulgação

Edifício Master no Cine Iberê
Domingo (14), às 16h
Na Fundação Iberê Camargo


O Cine Iberê exibe o premiado documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho. A sessão única e gratuita será comentada pela documentarista e doutora em cinema, Maria Henriqueta Satt. O Edifício Master é “um filme sobre pessoas como você e eu”, como é apresentado, e revela o cotidiano dos moradores do conhecido edifício localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento tem entrada franca por ordem de chegada.

Foto: Divulgação

Feira Brasileira de Opinião – Contragolpe
De 15 a 29 de julho
No Memorial Luiz Carlos Prestes

A Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz aceitou o desafio deCecília Boal, e em parceria com o Memorial Luiz Carlos Prestes, convidou mais de 50 coletivos culturais e artistas para apresentar, através de suas obras, a sua visão sobre o momento social e político do Brasil hoje na forma de artes visuais, cênicas, música e poesia, além de debates. Serão 15 dias de atividades no Memorial, de terça a domingo. A proposta é ouvir a todas e todos e propor uma reflexão sobre as alternativas para o Brasil a partir da diversidade, do respeito, da igualdade e da luta pela retomada de direitos retirados.Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral. Clique para conferir a programação. 

Foto: Divulgação

Feira ‘Hoje é Dia de’
Sábado (14), das 10h as 17h
Na Praça Bartolomeu de Gusmão

A feira ‘Hoje é Dia de’ é realizado sempre no segundo sábado de cada mês, das 10h às 17h, são distribuídos expositores para venda de produtos de brechó, artesanatos e demais produções próprias.O principal mote do evento é promover uma nova forma de ocupação de espaços públicos, promoção da economia solidária e artística. Entre os expositores estarão: Brechó da Cris, Desapegos da Monarca, Oficina de Costura, Susana Soares Artes, Joana Croché, também participam dessa edição 2 foodbeers A Culpa é das Cervejas e Kurtz, Zaniratti fará uma intervenção musical voz e violão e também haverá a presença do Palhaço Joselito alegrando os visitantes.A Praça fica no Bairro Floresta.

Imagem: Divulgação

‘A mulher que roubava almas’
Sábado (14), das 10h às 18h
No Memorial do Rio Grande do Sul

Os aborígenes acreditavam que ser retratados por alguém roubava-lhes a alma. Pela mesma razão, a arquitetura marroquina não registra figuras, apenas arabescos. A pintora Graça Craidy capta as almas e a essência de seus retratados em uma profícua produção artística que passa pela dor, pela denúncia e pela contemplação. ‘A mulher que roubava almas’ é uma exposição dividida em 12 módulos, sendo 4 inéditos.

Foto: Divulgação

‘Entrelaçamento’
Abertura no sábado (14),
das 15h às 17h
Na Galeria e Espaço Cultural Duque

As muitas faces da arte e da mulher se encontram na Galeria Duque. No sábado inaugura a exposição que reúne diversas expressões da arte contemporânea em uma composição que une a tradição de obras de nomes renomados do Brasil e criações que elegem a xilogravura e as tramas de linhas e tecidos para expressar a arte e o feminino. A Galeria fica na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico, em Porto Alegre. A exposição fica no espaço até o dia 6 de setembro com entrada franca.

Foto: Divulgação

POA Dança Jazz
Sexta (13), sábado (14) e domingo (15)
Teatro Renascença

A 2ª Edição do evento busca difundir o conhecimento do Jazz e reunir bailarinos, professores e coreógrafos, promovendo o intercâmbio entre a geração que criou e trouxe visibilidade a esta modalidade na cidade e os talentos que vêm surgindo. O POA Dança Jazz teve reconhecimento com o Prêmio Açorianos de Dança 2017 na categoria Destaque em Jazz, pela importância e abrangência do evento, na promoção, formação, difusão e troca de experiências entre as diversas escolas e profissionais do Jazz na cidade de Porto Alegre. Clique para saber mais.

Foto: Divulgação

Ospa vai à Sbørnia
Sábado (14), às 20h
No Auditório Araújo Vianna

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para realizar uma incursão pelo país (e pelo universo musical) criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky em Tangos e Tragédias. Assim, o Auditório Araújo Vianna será palco da viagem “A Ospa vai à Sbørnia”, conduzida por Evandro Matté, Hique Gomez e Simone Rasslan. O público é convidado a embarcar nessa aventura, junto dos músicos sbornianos Kraunus e Nabiha e de um seleto time de convidados especiais – Vitor Ramil, Nei Lisboa, Cláudio Levitan, os coros Jovem e Sinfônico da Ospa, a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina e a dançarina Gabriella Castro. Os ingressos, pelo valor de R$ 50, estão à venda em www.ospa.org.br e, a partir do dia 27/6, nas Lojas Multisom dos Shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Total e Rua da Praia.

Arquivado em: Acontece em POA Marcados com as tags: Guia21 Recomenda, Recomenda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login