O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Das estreias que acontecem nos cinemas da Capital nesta semana, destacamos os filmes ‘Comboio de Sal e Açúcar’, ‘A Morte de Stalin’ e ‘Híbridos, os Espíritos do Brasil’.
Além do cinema, é possível conferir outras diversas atrações na cidade neste final de semana. As opções são para todos os gostos: ao ar livre, feiras, teatro, dança e shows. Uma das feiras que acontecem no sábado (9) é a edição temática de fotografia da Papelera, uma feira de artistas independentes que tem como objetivo disseminar arte impressa. No domingo (10) acontece o Arraial da Cidade Baixa, que reunirá comidas e atividades típicas desta época do ano na Travessa dos Venezianos.
Durante o final de semana acontece também o 1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA 2018), com extensa programação.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de dicas de shows e exposições.
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Comboio de Sal e Açúcar
Drama, de Licinio Azevedo
Moçambique, 1988. Em meio à guerra civil, militares escoltam um trem de carga lotado de mercadorias e pessoas que buscam uma vida melhor. Muitos viajam para trocar além das fronteiras sal por açúcar, escasso localmente, e o grande desafio da jornada cheia de atritos é superar ataques surpresas e sabotagens de grupo paramilitar liderado por homem que, segundo as lendas, se transforma em macaco.
A Morte de Stalin
Histórico, de Armando Iannucci
União Soviética, 1953. Após a inesperada morte do ícone Josef Stalin (Adrian McLoughlin), o alto escalão do comitê do Partido Comunista se vê em momentos caóticos para decidir quem será o sucessor do líder soviético e quais rumos a nação seguirá a partir de então, uma enorme disputa que envolve até os complexos herdeiros do político.
Híbridos, os Espíritos do Brasil
Documentário, de Vincent Moon e Priscilla Telmon
O documentário faz um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil atual. Além disso, é também uma pesquisa sobra as formas de fazer cinema hoje e o desafio de representar o que é, aparentemente, invisível.
A Superfície da Sombra (★★★)
Drama, de Paulo Nascimento
O solitário Tony (Leonardo Machado) viaja até o extremo sul do país para um funeral de uma antiga amiga. Ele acaba se atrasando e perde a cerimônia, mas conhece Blanca (Giovana Echeverria), garota misteriosa que se oferece para guiá-lo pela cidade. Eles acabam começando uma relação amorosa enquanto estranhos acontecimentos passam a fazer parte da rotina de Tony no lugarejo.
Em um Mundo Interior (★★★)
Documentário, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona
O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.
Daniel Debiagi homenageia Maysa
Sábado (9), às 18h
Na Ecarta
O espetáculo intitulado Só na Multidão teve pré-estreia em Paris e traz um pouco da atmosfera passional da cantora. Na Ecarta, Debiagi vem acompanhado do tecladista Jackson Spindler e o repertório vai passar por canções consagradas de Maysa, como Meu Mundo Caiu, Ouça e Ne me quitte pas. O evento tem entrada gratuita com lugares limitados. A Ecarta fica na Av. João Pessoa, 943.
Concerto da Ospa – Série Pablo Komlós
Sábado (9), às 17h
Na Casa da Música da Ospa
O concerto especial irá homenagear as obras de dois dos maiores expoentes da música sinfônica alemã. A orquestra interpretará um concerto para piano de Robert Schumann, além de um poema sinfônico e uma suite de ópera de Richard Strauss. Os ingressos estarão à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou podem ser adquiridos no local, no dia do evento, das 14 às 17h.
1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA 2018)
Até 10 de junho
No Theatro São Pedro
Realizado pelo Ballet Vera Bublitz, o FIDPOA tem uma programação cheia de atrações, como a mostra infantil FIDKIDS, masterclasses, aulas avaliativas com possibilidades de bolsas de estudos para os participantes, feira com artigos das melhores marcas de dança no Rua da Praia Shopping, exposição, entre outros. Clique para saber mais.
Feira Papelera
Sábado (9), das 15h às 20h
No Agulha
Pela primeira vez a feira Papelera terá uma edição temática de fotografia, com artistas novos expondo produções inéditas. A Papelera é uma feira de artistas independentes que tem como objetivo disseminar arte impressa aproximando arte e público. O Agulha fica na Rua Conselheiro Camargo, 300 – Bairro São Geraldo e depois do evento o bar continuará aberto.
Projeto Mercado: edição Festa de São João
Sábado (9), das 14h às 20h
Na Adulla Padaria e Confeitaria
O evento, que trará a temática das festas juninas, terá mais de 30 expositores de marcas autorais de moda, gastronomia, acessórios e decoração, além de música ao vivo. A entrada é gratuita e aberta ao público. A Adulla fica na Rua Cristóvão Colombo, 278
Arraial da Cidade Baixa
Sábado (9), ddas 15h às 22h
Na Travessa dos Venezianos
O evento ao ar livre, organizado pelo Cumbia na Rua – Colectivo Muy Vaguitos, Instituto Parrhesia Erga Omnes, Revista J’adore, Feira Me Gusta e Feira Baila, reunirá quentão, pipoca e atrações musicais no meio da Cidade Baixa. Clique para saber mais.
‘Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira’
Até 15 de julho
Visitação nos sábados e domingos, das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
Segue em cartaz na Fundação Iberê Camargo exposição que, com curadoria do fotógrafo e pesquisador Iatã Cannabrava, mostra soma trabalhos de 33 artistas renomados, com foco em sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante, em particular, e em sua importância no movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras.
‘Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto’
Sexta (8), às 20h, e sábado (9), às 18h
No Instituto Ling
O espetáculo da Macarenando Dance Concept é uma homenagem à obra do compositor e cantor Roberto Carlos. Músicas como “Além do horizonte”, “Não vou ficar”, “Se você pensa”, “Esse cara sou eu”, “Todos estão surdos” e “Eu te darei o céu” integram o setlist com 55 canções da performance, que surgiu como um desdobramento da criação de um espetáculo anterior do grupo. O Instituto Ling fica na R. João Caetano, 440. Clique para saber mais sobre os ingressos.
Deixe um comentário