Guia21 recomenda a estreia ‘Já Vimos Esse Filme’, a ‘Parada Gráfica 2018’ e a opereta ‘A Viúva Alegre’
O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
Nesta semana, o Guia21 Recomenda destaca os filmes ‘Benzinho’ e ‘Gauguin- Viagem ao Taiti’, que estreiam nos cinemas de Porto Alegre. Outra indicação é o documentário ‘Já Vimos Esse Filme’, que terá uma exibição simultânea de estreia nesta sexta-feira (24), às 21h, no Cinebancários, em Porto Alegre, na Casa da Democracia, em Curitiba, no Youtube, pelo Brasil 247 e pela Mídia Ninja.
Dos eventos que acontecem na Capital nesta sexta-feira (24), destacamos a opereta ‘A Viúva Alegre’, realizada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), e o show da banda Los Bravos, um tributo ao rock argentino que acontece no Teatro de Arena. A opereta acontece ainda durante o sábado (25) e o domingo (26).
Outro evento que também acontece neste final de semana é a Parada Gráfica 2018. Em sua sexta edição a feira de publicações impressas independentes conta com 115 bancas neste ano. Já para quem quer aproveitar o sábado e o domingo ao ar livre recomendamos o Festival Gastro Beer, evento que levará food e beer trucks para a Nova Orla do Guaíba.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de outras dicas para aproveitar o fim de semana:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Benzinho (Estreia)
Drama, de Gustavo Pizzi
O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.
Gauguin - Viagem ao Taiti (Estreia)
Drama, de Edouard Deluc
1891. O artista Paul Gauguin decide, por conta própria, se exilar no Taiti. Lá, ele espera reencontrar sua pintura livre, selvagem, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa civilizada. Mas, no local, acaba se afundando na selva, enfrentando a solidão, pobreza e a doença. E deve se reunir com Tehura, que se tornou sua esposa e o tema de suas maiores pinturas.
Já Vimos Esse Filme (Estreia)
Documentário, de Boca Migotto
Marcado na história do Brasil de forma ainda contraditória, o dia 17 de abril de 2016 tornou-se nacionalmente famoso como a data da aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. No entanto, quanto mais o tempo passa, mais a situação atual assemelha-se com as de eventos ocorridos em 1954, com Getúlio Vargas, e em 1964, com João Goulart: as diferenças cruciais vão desde as influências das novas mídias sociais até a crescente divisão social no país.
Unicórnio (★★★)
Drama, de Eduardo Nunes
Quando o pai de Maria (Bárbara Luz) deixa sua casa, a menina e a mãe (Patrícia Pillar) voltam ao cotidiano de cuidar da casa e da plantação enquanto esperam que ele regresse. Porém, quando o destino das duas se cruza com um criador de cabras (Lee Taylor) que vive na região, elas se entregam a seus desejos e o futuro da família pode se tornar trágico.
Troca de Rainhas (★★★)
Histórico, de Marc Dugain
Em 1721, para manter a paz entre França e Espanha após anos de guerra, o Regente do Reino da França, Philippe d'Orléans (Olivier Gourmet), propõe uma troca de princesas que resulta no noivado do rei da França, Louis XV (Igor van Dessel), de 11 anos, com Anna Maria Victoria (Juliane Lepoureau), de 4 anos; e do príncipe herdeiro Louis, de 11 anos, com Louise-Elisabeth d'Orleans (Anamaria Vartolomei), de 12 anos. Porém, a chegada dessas jovens princesas pode comprometer os jogos de poder na Corte.
Parada Gráfica 2018
Sábado (25) e domingo (26),
das 13h30 às 19h30
No Museu do Trabalho
A Parada Gráfica chega a sua sexta edição consolidada entre as mais importantes do circuito nacional das feiras de publicações impressas independentes. Realizada pelo Museu do Trabalho desde 2013, este ano contará com 115 bancas que juntas reúnem obras de cerca de 300 artistas de vários cantos do país. Na Parada também acontecem mesas de conversas, palestras e oficinas de gravuras, quadrinhos e demais manifestações das artes gráficas no Museu, e também na parceira Galeria Hipotética. Clique para conferir a programação completa.
Festival Gastro Beer – Orla do Guaiba
Sábado (25) e domingo (26),
das 10h às 20h
Os Food e Beer trucks, estão estacionando na nova orla do Guaíba de Porto Alegre, O evento, que terá muita gastronomia e cerveja artesanal, é organizado pela Associação Gaúcha de Gastronomia Itinerante. Os food e beer trucks estarão no Ponto 1 da Nova Orla, na Rótula Das Cuias.
Opereta ‘A Viúva Alegre’
Sexta (24) e sábado (25), às 20h30
e domingo (26), às 17h
No Theatro São Pedro
Uma das obras-primas da tradição vienense será revisitada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) neste mês. O palco do Theatro São Pedro recebe a montagem da opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár (1870 – 1948). O maestro Evandro Matté conduz a produção, que conta com a participação do Coro Sinfônico da Ospa, de bailarinos convidados e de um time de solistas que congrega alguns dos mais especializados nomes do gênero operístico no Brasil. A direção cênica fica a cargo de William Pereira, que dará roupagem contemporânea ao espetáculo. Os ingressos estão à venda na bilheteria do local, pelo site do Theatro e no portal da Ospa, por valores entre R$ 60 e 130, com direito à meia entrada. Clique para conferir o programa.
Los Bravos em tributo ao rock argentino
Sexta-feira (24), às 20h30
No Teatro de Arena
O Teatro de Arena recebe a banda Los Bravos num tributo ao rock argentino. Os ingresos para o show custam R$ 25,00. No repertório, clássicos de Charly García, Fito Páez e Soda Stereo, entre outros. Integram a banda Bebeto Mohr (bateria), Paulinho Barcellos (guitarra) e Netho Vignol (baixo). Antes, às 20h, Maurício Barca apresenta seu fingerstyle. O Teatro fica na Avenida Borges de Medeiros, 835 – Escadaria da Borges.
Espetáculo ‘Gurizada Medonha’ – edição com tradução em libras
Sábado (25) e domingo (26), às 16h
Na Casa de Cultura Mário Quintana
Neste sábado o espetáculo Gurizada Medonha terá sessão com interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ampliando, assim, o acesso à cultura de pessoas com deficiência auditiva. A LIBRAS é a segunda língua mais falada do Brasil. No domingo o espetáculo encerra sua temporada. A história do espetáculo acontece em um edifício localizado numa metrópole. Os protagonistas são seis crianças, que costumam realizar suas brincadeiras no playground do prédio. Os meninos pensam que são mais inteligentes, mais espertos e mais maduros do que as meninas. Mas elas acham os meninos bobos, bagunceiros e medonhos.
Caixa-Preta
Sábado (25) e domingo (26),
das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
Com curadoria de Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi, Fernanda Brenner e Veronica Stigger, a coletiva Caixa Preta apresenta obras de cerca de 40 artistas – entre fotógrafos, poetas, arquitetos, cineastas e artistas visuais.Usando como metáfora a caixa-preta dos aviões – que registram importantes informações que antecedem um momento crítico, ao mesmo tempo em que guardam outras informações banais –, a exposição reflete sobre a relação entre arte e mundo, entre algumas obras de arte e o atual momento político do país e do mundo, mas também entre essas obras e o sistema das artes.