O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Nesta semana, o Guia21 Recomenda destaca os filmes ‘Hilda Hist Pede Contato’, ‘A Outra História do Mundo’ e ‘A Aparição’, que estreiam nos cinemas da Capital. O recomenda também sugere a mostra exclusiva ‘Brasileiras na Direção’, que acontece durante agosto no Santander Cultural e exibirá 18 filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres.
Além disso, este final de semana é a última oportunidade para conferir a exposição ‘As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira’, do fotógrafo português Jordi Burch, e o espetáculo ‘Arena Selvagem’, do Grupo Cerco.
Para quem quer aproveitar feiras culturais neste final de semana, as recomendações do Guia21 são a Papelera, no sábado, e a do Aeromóvel, no domingo.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses eventos, além de outras dicas para aproveitar o fim de semana:
Separamos as estreias da semana e os filmes com maior cotação que continuam em cartaz em Porto Alegre. Clique nas setas para conferir:
Hilda Histe Pede Contato (Estreia)
Documentário, de Gabriela Greeb
Hilda Hilst, poeta paulista falecida em 2004 e uma das mais importantes vozes da literatura brasileira, volta para a Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas, e convida intelectuais, pensadores, poetas e amigos para um encontro com o objetivo de estabelecer contato entre os vivos e os mortos. Misturando diferentes estilos narrativos, ficção com realidade e de forma não linear, o filme explora o cerne do pensamento hilstiano e diferentes elementos da obra da autora.
A Outra História do Mundo (Estreia)
Comédia, de Guillermo Casanova
Em um vilarejo uruguaio em plena ditatura, Milo (Roberto Suárez) e Esnal (César Troncoso) são dois amigos inconformados e criativos que resolvem se rebelar contra as regras rígidas instauradas pelo novo coronel local sequestrando seu bem mais precioso: uma coleção de anões de jardim. A ação não é executada com perfeição e Milo acaba capturado pelos militares, o que leva sua família à derrocada e Esnal a se tornar recluso. Reanimado pelas filhas do amigo, no entanto, ele deixa a solidão de seu quartinho com um plano mirabolante.
A Aparição (Estreia)
Drama, de Xavier Giannoli
No interior da França, uma jovem de 18 anos alega ter vista a Virgem Maria em pessoa. A notícia do acontecimento logo se espalhou, e milhares de peregrinos se deslocaram até o local da suposta aparição. Jacques, um repórter cético de um famoso jornal francês, é convidado pelo Vaticano para participar da comissão responsável por investigar o caso.
Mostra ‘Brasileiras na Direção’
Até 29 de agosto
No Santander Cultural
Em agosto, a sala de cinema da unidade de cultura do Santander em Porto Alegre exibe a mostra exclusiva ‘Brasileiras na Direção’. Em três sessões diárias, estão programados 18 filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres nos últimos anos. Os filmes vêm de seis estados brasileiros. Seis foram feitos no Rio Grande do Sul, e as realizadoras de cinco deles participam de sessões comentadas ao longo do mês. Algumas exibições acontecerão em sessões comentadas. Clique para conferir a programação completa.
Feira Papelera
Sábado (4), das 14h às 19h
No Instituto Goethe
A Papelera é uma feira de artistas independentes que tem como objetivo disseminar arte impressa aproximando arte e público. Arte impressa porque além de poder ser acessível para todos os bolsos, ela também atinge um maior número de pessoas. Nesta data, as inscrições para os cursos de alemão estarão abertas. Ainda, a Goetheria Bistrô irá preparar um cardápio especial com comidas e cervejas alemãs.
Feira do Aeromovel #6
Sábado (4), das 14h e 20h
Na Praça Julio Mesquita
A feira que reúne marcas autorais locais, artes de papelaria, moda, terrários, artesanias, brechós, gastronomia com foodtrucks, cervejas e cachaças artesanais realizará sua primeira edição com a nova Orla do Guaíba liberada ao público. O evento é ao ar livre e tem entrada franca. Clique para confirir a programação completa.
‘Arena Selvagem’
Sextas (3) e sábado (4), às 20h
e domingo (5), às 18h
No Teatro de Arena
Neste espetáculo, o Grupo Cerco te convida a entrar em uma arena onde seres humanos encontram-se com sua animalidade. A cidade e a selva. A opressão e a liberdade. O instinto e a sobrevivência. Em meio à artificialidade que criamos para nos diferenciar entre nós e dos outros animais, nossos corpos revelam que essas mudanças são superficiais diante da força da nossa natureza. Após um final de semana de estreia com teatro lotado, o Grupo Cerco segue comemorando os 10 anos de existência e o 50º aniversário do Teatro de Arena. Nos dias 3 e 4, a peça terá sessões acessíveis com tradução para LIBRAS e audiodescrição. Também integra a programação oficina de teatro e bate-papo sobre o processo de criação.A entrada é franca e haverá distribuição de senhas uma hora antes das apresentações.
Apresentação de Vladimir Soares
Domingo (5), às
No Café Fon Fon 20h
Uma viagem ao tempo através da história da flauta doce é o convite que o flautista porto-alegrense, radicado na Alemanha, Vladimir Soares, faz ao público para ir assistir ao seu concerto. O repertório passa por vários períodos da história da música e diferentes gêneros: da estampida anônima da idade média ao Jazz de Paul Leenhouts, composto em 1993. Além de Leenhouts, o Programa do concerto é composto por obras de Van Eyck, Telemann, C. Ph. E. Bach, Bousquet, e Louis Andriessen. os ingressos custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos no local do evento. O Café Fon Fon fica na Rua Vieira de Castro, 22.
Grupo Alma Lusitana
Domingo (5), às 16h30
Na Rua Olavo Bilac
Esta será a quarta edição do evento ‘Fado na Cidade Baixa’, que tem o objetivo de celebrar a comunidade lusitana. Por isso, também, não faltarão os bolinhos de bacalhau, os doces e os vinhos portugueses. Os organizadores do evento sugerem que os espectadores levem cadeirinhas para assistir ao show gratuito.
‘As Durações do Rastro’
Sábado (4) e domingo (5),
das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
Este final de semana é a última oportunidade para ver a exposição As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira, do fotógrafo português Jordi Burch. A exposição traz uma série de 40 imagens que registram quatro conjuntos habitacionais da Europa projetados pelo arquiteto português Álvaro Siza – também autor do premiado projeto arquitetônico da Fundação Iberê Camargo. Com curadoria de Veronica Stigger, a mostra faz parte das comemorações dos 10 anos de construção do edifício sede da Fundação.
Deixe um comentário