O Recomenda é um guia cultural para quem quer curtir o final de semana em Porto Alegre.
Da Redação
O Guia21 desta semana recomenda o festival de cinema independente ‘‘A Vingança dos Filmes B’, que acontece na Cinemateca Capitólio até o dia 10 de fevereiro. Abaixo, você encontra mais detalhes sobre o evento.
Acontece também mais um final de semana do Porto Verão Alegre, que durante os três dias apresenta espetáculos de diversas temáticas, além de sessões com tradução em libra. Já em sua 20ª edição, o evento acontece anualmente e nesta edição traz mais de 113 atrações para 13 espaços de arte da cidade.
O Recomenda de hoje também indica as exposições ‘Náufragos na correnteza do tempo’ e ‘Se o paraíso fosse assim tão bom’, que acontecem na Fundação Iberê Camargo.
Confira abaixo mais detalhes sobre esses e outros evento.
‘A Vingança dos Filmes B’
Até 10 de fevereiro
Na Cinemateca Capitólio
A mostra ‘A Vingança dos Filmes B’, chega à oitava edição, com produção e curadoria de Cristian Verardi. O diretor cearense Guto Parente é um dos convidados especiais desta edição, que apresenta uma retrospectiva de sua obra. O filme de abertura será O Clube dos Canibais, seu mais recente trabalho, que teve estreia em 2018 no importante Festival de Rotterdam. O cinema nacional ainda estará em foco com depoimentos de veteranos da Boca do Lixo paulista no documentário Amigos Filmam Amigos, por exemplo. Clique para conferir a programação completa do evento.
Porto Verão Alegre
Sexta (1), sábado (2) e domingo (3)
As atrações da edição do evento neste final de semana são: ‘Dance a letra – Caetano’, ‘Carrie, a Histérica – 30 Anos Depois’, ‘Kronnus – o Ilusionista’, ‘Pátria Estrangeira’, ‘Sedimentos’, ‘Frida Kahlo – À Revolução’ e ‘A Comédia dos Erros’. Os espetáculos ‘Manual Prático da Mulher Moderna’ e ‘PQ Casamos?!’ terão apresentações no Sesc Canoas. As sessões de sábado e domingo da apresentação ‘Frida Kahlo – À Revolução’ contará com um tradutor de libras e 20 fones disponíveis para acompanhar a audiodescrição do espetáculo. Clique para conferir mais detalhes sobre a programação.
‘Náufragos na correnteza do tempo’
Sábado (2) e domingo (3)
Das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
A exposição ‘Náufragos na correnteza do tempo’, da artista Denise Gadelha, aborda a perda que a artista sofreu diante de um vazamento de água que estragou suas obras. Apenas duas das originais que sobreviveram ao acidente compõem a mostra; os demais projetos, de caráter instalativo, foram na maioria concebidos especialmente em diálogo com o espaço do museu. No total serão apresentadas sete obras de base fotográfica, incluindo três instalações de grandes dimensões, que abordam a transformação física de imagens que sofreram desgaste pela ação da água, variação de temperatura e proliferação de mofo. A passagem do tempo sobre a matéria, mesmo aquela destinada ao registro da memória – como no caso da fotografia – é o tema desta exposição.
‘Se o paraíso fosse assim tão bom’
Até 17 de março, das 14h às 19h
Na Fundação Iberê Camargo
De autoria da artista britânica Cecily Brown, um dos nomes de maior destaque na pintura contemporânea mundial, a exposição reúne um conjunto de obras que especula sobre a ideia de paraíso. Para isso, traça diálogos com a história da arte, em contato com artistas tão diversos quanto Hieronymus Bosch, Michelangelo Buonarroti, Jan Brueghel e Peter Paul Rubens. As 16 pinturas e os oito desenhos selecionados pela artista representam a frequente reflexão sobre um assunto que a tem fascinado: o paraíso.
Deixe um comentário