No dia 15 de março, às 14h30, no auditório do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – a Fundação Vera Chaves Barcellos promove o lançamento da publicação Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, acompanhada de palestras dos pesquisadores Prof. Dr. Paulo Silveira e do Prof. Ms. Anderson da Silva – vinculados ao Instituto de Artes da UFRGS – e do Prof. Dr. José Carlos Gomes dos Anjos, da Sociologia da UFRGS.
O livro terá distribuição gratuita e o evento entrada franca.
Realizado com financiamento do Pró-Cultura RS, Fundo de apoio à Cultura, o projeto tem título homônimo ao da exposição realizada em 2016 na FVCB. Com organização da artista Vera Chaves Barcellos e da arquiteta Marcela Tokiwa, a mostra apresentou ao público a então desconhecida obra de Silvio Nunes Pinto (Viamão, RS, 1940 – 2005), artista negro autodidata com uma variada produção que atesta a potência inventiva da cultura popular.
Sobre o projeto:
Amplamente ilustrada, a publicação bilíngue (português|inglês) reúne textos de teóricos e críticos sobre a produção de Silvio Nunes Pinto e também documenta a mostra individual do artista apresentada na Sala dos Pomares de agosto a dezembro de 2016. O livro conta com textos de apresentação da arquiteta Marcela Tokiwa e da artista Vera Chaves Barcellos, responsáveis pela organização da mostra. Distribuição gratuita.
Deixe um comentário