Fundação Iberê tem programação do final de semana com exposições, oficina, Piano Session, conversa com curadoras e Cine Iberê

No fim de semana de 26 e 27 de maio, a Fundação Iberê Camargo oferece uma série de atividades paralelas às exposições em cartaz, sempre com entrada franca.

No sábado (26), às 17h, acontece a oficina Tecendo Narrativas (2ª edição): Histórias ao Avesso. Dedicada ao público com idade acima dos 14 anos, a oficina explora possibilidades literárias que surgem a partir da exposição/instalação Avesso, de Andressa Cantergiani e Maurício Ianês. O objetivo é que os participantes criem histórias a partir da investigação do invisível, do resíduo e das sobras que passam despercebidas na vida cotidiana. A atividade possui 20 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br.

Ainda no sábado, às 19h, a Fundação Iberê Camargo realiza mais uma Piano Session, dessa vez com o compositor e pianista Yanto Laitano, que apresenta suas canções no formato voz e piano, com intervenções de theremin, baterias eletrônicas e sons gravados pelo celular. O repertório traz canções dos discos “Horizontes e Precipícios” (2010) e “Yantux” (2017), seu mais recente trabalho, além de músicas novas de um projeto inédito, em processo de composição. A sonoridade de Yanto Laitano mistura música pop e experimental, rock, música eletrônica e indígena e utiliza sons de buzinas, limpadores de pararias, escadas rolantes, grilos, chuva e trovões para criar texturas de fundo e para servir de base rítmica para as canções. Autor de trilhas sonoras premiadas para filmes e documentários, Yanto é considerado o principal produtor de discos de música erudita do Rio Grande do Sul. Paralelamente, desenvolve uma carreira de música popular, tendo lançado discos e videoclipes, além de atuar como criador e diretor da Orquestra de Brinquedos, que está lançando seu DVD.

A atração faz parte das Piano Sessions | Unânime Noite, uma série de apresentações ao longo dos sábados de abril a junho, durante as quais músicos, atores, atrizes e artistas do Brasil e outros países desenvolvem um conjunto de performances que flertam com a atmosfera noturna dos cabarets e das jam sessions. O programa conta com o apoio da Person Pianos.

Nas duas últimas semanas da ação-instalação Avesso, os artistas Andressa Cantergiani e Maurício Ianês convidam pesquisadores, curadores e críticos de arte para diálogos abertos ao público. O primeiro encontro acontece no domingo, 27 de maio, às 15h, e as convidadas são Gabriela Motta e Bruna Fetter. Explorando a arte participativa e a crítica institucional, a conversa abordará a proposta da Avesso e o debate acerca das instituições de arte e educação, além de suas reverberações em outros campos sociais.

Também no domingo, às 16h, o Cine Iberê exibe o documentário Fiteiro cultural – viagem ao vazio, do cineasta suíço Michel Favre, sobre o projeto Fiteiro Cultural, da artista Fabiana de Barros. O filme – que será comentado pela Mestre em História Teoria e Crítica de Arte, Ana Flavia Baldisserotto – é inédito em Porto Alegre. Com curadoria de Marta Biavaschi, a exibição tem entrada franca, por ordem de chegada.

Fiteiro cultural – viagem ao vazio registra os 20 anos da experiência da artista brasileira Fabiana de Barros – filha do artista Geraldo de Barros – em arte pública. Seu primeiro Fiteiro Cultural, criado em 1998, foi inspirado nos quiosques de comércio popular das ruas de João Pessoa, na Paraíba. Como uma intervenção artística e coletiva, os fiteiros se transformavam em ateliê, palco, local de exposição ou descanso, leitura e reflexão. Com esse projeto, Fabiana visitou diversos países interagindo com diferentes culturas, apresentando seus quiosques em 17 cidades no mundo, entre elas, Nova Iorque, nos Estados Unidos; Havana, em Cuba; Dunquerque, na França; e São Paulo. A artista também criou, em 2007, um fiteiro em um ambiente virtual e tridimensional, baseado no jogo Second Life. Esta obra foi apresentada em Porto Alegre durante a 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 2009.

Durante todo o fim de semana os artistas Andressa Cantergiani e Maurício Ianês dão continuidade à ação-instalação Avesso, e a exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural segue em cartaz.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A Traduzca apoia a realização da exposição Avesso.

Serviço:
Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação
Sábado, 26 de maio:

Das 14h às 19h – visitação às exposições Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Avesso

17h – Oficina Tecendo Narrativas: Histórias ao Avesso. Para interessados a partir dos 14 anos. 20 vagas. Inscrições gratuitas pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br

19h – Piano Sessions – Yanto Laitano

Domingo, 27 de maio:

Das 14h às 19h – visitação às exposições Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Avesso

15h – Conversa com as curadoras Gabriela Motta e Bruna Fetter sobre a exposição Avesso

16h – Cine Iberê – Fiteiro cultural – viagem ao vazio, de Michel Favre (58min, 2018, Brasil/SESCTV) – sessão única e comentada com Ana Flávia Baldisserotto. Classificação indicativa: Livre

Exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

Curadoria: Iatã Cannabrava

Local: 2º e 3º andares

Período de exibição: de 19 de maio a 15 de julho de 2018

Classificação indicativa: Livre

Exposição Avesso

Artistas: Andressa Cantergiani e Maurício Ianês

Local: 4º andar

Período de exibição: de 14 de abril a 03 de junho de 2018