Fundação Iberê Camargo tem programação especial no fim de semana do feriado
No fim de semana do feriado, dias 8 e 9 de setembro, a Fundação Iberê Camargo traz uma programação especial, que conta com aula aberta de fotografia, oficinas, visitas mediadas e duas sessões do Cine Iberê especial Cinema Mudo com Música ao Vivo.
No sábado, às 14h, acontece a aula aberta do curso A Fotografia no Limite da Fotografia, que será ministrado pelo fotógrafo Fernando Schmitt nos dias 22 e 29 de setembro e nos dias 20 e 27 de outubro (saiba mais sobre o curso aqui: http://iberecamargo.org.br/programa/curso-fotografia-fernando-schmitt/). A aula aberta vai introduzir as investigações ontológicas que serão discutidas nos quatro encontros do curso, que propõe uma leitura não-linear sobre a história da fotografia, tomando como exemplo o trabalho de fotógrafos, artistas e amadores para investigar as diversas manifestações e técnicas de construção da imagem fotográfica.
Ainda no sábado, o programa educativo oferece duas atividades: a oficina Vendo de olhos fechados, às 15h, e a Leitura de Pernas Cruzadas, às 17h.
Destinada a pessoas de todas as idades, a oficina vai explorar a plasticidade das pinturas a óleo de Iberê Camargo, para discutir as possibilidades de descrição e leitura de imagem de forma dinâmica e divertida.
A Leitura de Pernas Cruzadas será uma sessão aberta de contação de histórias para o público infantil e adulto, e acontece em diálogo com o conjunto de obras Fantasmagoria, presente na exposição Iberê Camargo: formas em movimento.
No domingo, às 15h, acontece a oficina para crianças Carretéis emCena. A partir da imaginação de possíveis cenários e temporalidades para a figura do carretel (objeto profundamente simbólico na obra de Iberê Camargo), esta oficina tem como intuito a realização de frotagens uma técnica que trabalha o desenho sob superfícies texturizadas.
O Cine Iberê apresenta mais uma edição do especial cinema mudo com música ao vivo, com o compositor e multi-instrumentista Vagner Cunha e participação especial do violinista Moisés Bonella Cunha, executando ao vivo a trilha sonora para o filme mudo Entr’acte, de René Clair, uma obra-prima da vanguarda francesa dos anos 20. Excepcionalmente, serão apresentadas duas sessões: às 16h e às 17h.
Também às 17h, acontece a visita mediada De três em três: desvendando o Iberê, na mostra Iberê Camargo: formas em movimento. A cada domingo, três obras de Iberê serão apresentadas contando aquilo que há por trás do quadro, as histórias, curiosidades, especificidades técnicas ou percursos e influências. A atividade se repete aos domingos, até o dia 16 de setembro, sempre com novas obras abordadas.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficial: Ibis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca. Patrocinador do projeto Iberê nas Praças: Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento.
Serviço
Sábado, 8 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 14h – aula aberta do curso A Fotografia no Limite da Fotografia, com o fotógrafo Fernando Schmitt. Local: auditório
Às 15h – atividade para todas as idades: Oficina Vendo de Olhos Fechados. Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/7iNzNUhHv9bez7pI2. Ponto de encontro: Átrio
Às 17h – atividade para crianças e adultos: Leitura de pernas cruzadas – contação de histórias. Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/QHrHe83ZwAodQYEs2. Local: Sala de Leitura
Domingo, 9 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade para crianças: Oficina Carretéis emCena. Inscrições no link: https://goo.gl/forms/H9uTORVFd8oYWCXl1. Local: Ateliê de Criação, 3º andar.
Às 16h – Cine Iberê especial Cinema Mudo com Música ao Vivo – Entr’acte, de René Clair (20 min, 1924, França) – música composta e executada ao vivo por Vagner Cunha, com participação de Moisés Bonella Cunha | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre. Local: Auditório BTG Pactual
Às 17h – Cine Iberê especial Cinema Mudo com Música ao Vivo – Entr’acte, de René Clair (20 min, 1924, França) – música composta e executada ao vivo por Vagner Cunha, com participação de Moisés Bonella Cunha | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre. Local: Auditório BTG Pactual
Às 17h – atividade para todas as idades: De três em três: desvendando o Iberê – mediação na mostra Iberê Camargo: formas em movimento. A cada domingo, três obras de Iberê serão apresentada, até o dia 16 de setembro. Vagas: 15, com inscrição prévia pelo link https://goo.gl/forms/ceNW5fOfqsUNh97t1 (é possível se inscrever para uma ou mais edições no mesmo formulário). Local: 4º andar
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h (último acesso às 18h45min). De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000