Fundação Iberê Camargo promove Seminário e Curso de Formação em Mediação Cultural

Foto: Guilherme Santos/Divulgação 

O Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS, realiza em outubro duas ações que têm por objetivo contribuir efetivamente para a formação de profissionais que atuam nos campos da arte e educação: o Seminário de Formação em Mediação e o Minicurso A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador. As inscrições estão abertas.

As atividades vão contar com a presença do professor de Filosofia e Educação na Universidade de Barcelona (Espanha), Jorge Larrosa, especialista em mediação cultural. No dia 7, o professor realiza a conferência de encerramento do seminário, intitulada Renovar um mundo comum, que trata de aplicar à escola e ao museu a concepção arendtiana de educação como transmissão, comunicação e renovação do mundo. Após a conferência, Larrosa promove o lançamento de seus livros mais recentes sobre o ofício de professor. Os livros serão apresentados e comentados por profissionais da área de educação e educação artística.

O Seminário de Formação em Mediação acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro (de sexta a domingo), com entrada franca a todos os interessados, para fomentar os debates que cercam as práticas de mediação, experiência e acesso à arte e cultura. Além de Larrosa, participam do seminário Marcus Lontra – crítico de arte e curador independente, Zita Possamai – pós-doutora e professor no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e Daniela Name – curadora, crítica de arte, jornalista e professora (confira as informações e a programação no serviço abaixo).

Já o Minicurso A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador acontece nos dias 9, 10 e 11 de outubro (de terça a quinta-feira) e é destinado a profissionais da área de museologia, artistas, mediadores, curadores e professores. Ministrado pelo professor Jorge Larrosa, o minicurso vai abordar temas como A mediação artística como artesania; Espaços, tempos, materialidades e práticas da mediação artística e O vocabulário do ofício de mediador. Para cada um dos três encontros serão indicados trechos de livros para leitura e, então, discutir semelhanças e diferenças entre a escola e o museu e entre o ofício de professor e o ofício de mediador (veja a programação e informações no serviço abaixo).

Sobre Jorge Larrosa

Os trabalhos de Jorge Larossa situam-se entre a filosofia, a literatura, o cinema e a educação. Seus principais temas de trabalho se relacionam entre a experiência, linguagem, subjetividade e educação, assim como a materialidade dos dispositivos artísticos, culturais e educativos. Pós- doutorado em Paris e Londres, Larossa é autor de vários livros e quase uma centena de artigos em revistas de diferentes países. Entre suas obras destacam-se a conferência “Experiência e Educação” no curso “Arte e Mediações” (29ª Bienal de São Paulo, 2011), o projeto teatral “Ensaios Ignorantes” (com Juliana Jardim, SESC Interlagos, São Paulo, 2011), a curadoria de “Palavra Muda” (projeto teatral com Zebba Dalfarra, Ausgang Teatro e a Escola de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2013), a residência artística “Palavra Muda” (no 7º Festival de Dança Interação e Conectividade, Salvador/ Bahia, 2013), o curso “Bens públicos / bens comuns – Arte, educação e acessibilidade” (31ª Bienal de São Paulo, 2014), e a direção do Laboratório “Mais Diferenças de Experimentação e Educação e Cultura Inclusiva” (desde 2013).

Serviço

Seminário de Formação em Mediação

Dias 5, 6 e 7 de outubro (sexta a domingo)

Número de vagas: 100
ENTRADA FRANCA

Inscrições até o dia 30 de setembro (ou enquanto houver vagas), pelo site www.iberecamargo.org.br

Informações: educativo@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000

Local: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Programação:
Dia 5 de outubro, sexta – O QUE É, PARA QUE SERVE E PARA QUEM É O MUSEU?

14h – Credenciamento

14h30 – Seminário Por um Museu Acessível como Ponto de Partida, Marcus Lontra

16h – Coffee Break

16h30 – Oficina de práticas em mediação, com Programa Educativo da Fundação Iberê

18h – Seminário Museu, História e Formação, com Zita Possamai

20h – Encerramento

Dia 6 de outubro, sábado – Quem faz o museu?

14h – Credenciamento

14h30 – Palestra Curadoria, educativo e critica de arte, com Daniela Name

16h – Coffee Break

16h30 – Conversa Afetividade e Formação de novos públicos, com Programa Educativo da Fundação Iberê

18h – Apresentação musical no Átrio da Fundação Iberê

19h – Encerramento

Dia 7 de outubro, domingo – PARA ONDE VAI O MUSEU?

14h – Credenciamento

14h30 – Seminário Renovar um mundo comum, com Jorge Larrosa

18h – Encerramento e entrega de certificados

Curso A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador

Dias 9, 10 e 11 de outubro

Dia 09 – Das 14h às 17h – A mediação artística como artesania

Dia 10 – Das 14h às 17h – Espaços, tempos, materialidades e práticas da mediação artística

Dia 11 – Das 14h às 17h – O vocabulário do ofício de mediador

Número de vagas: 30

Inscrições até o dia 30 de setembro, pelo link: https://goo.gl/forms/5umdyES4xTE89esQ2

Valor: R$ 350,00

Informações: educativo@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000

Local: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000