• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Fundação Iberê Camargo oferece diversas atividades gratuitas no fim de semana

junho 22, 2018 By Redação Deixe um comentário

No fim de semana de 22 a 24 de junho (sexta, sábado e domingo), a Fundação Iberê Camargo oferece uma intensa e diversificada programação, com performance, conversa e seminário com artistas, oficina e cinema, além da visitação às exposições em cartaz: As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira, do fotógrafo português Jordi Burch, e Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural.

Na noite de sexta-feira, 22 de junho, das 19 às 21h, o artista mineiro Matheus Rocha Pitta apresenta a ação Sopa de Pedra, que vai ocupar a escadaria do Viaduto Otávio Rocha, em frente ao restauramte JUSTO. A ação consiste em distribuir aos passantes um prato com um caldo quente e uma escultura de um legume em pedra sabão, em uma performance coletiva que trata sobre a fome, a história oral e a solidariedade.

No sábado, 23, às 16h, tem início a oficina Desenhando a Iberê: práticas da percepção. Destinada a iniciantes na prática do desenho a partir dos 14 anos. Com o objetivo de estimular práticas perceptivas – desconstruindo a ideia de que o desenho está associado ao talento ou dom, e não a uma habilidade a ser desenvolvida –, a oficina tem foco no desenho arquitetônico, partindo da observação e registro, através de croquis, em desenho rápido de traço livre e despretensioso. A oficina integra as comemorações dos 10 anos do edifício sede da Fundação Iberê – referência na arquitetura contemporânea mundial, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza. As inscrições devem ser feitas previamente pelo link https://goo.gl/forms/xLSlgj9aIjrUuun32. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

Ainda no sábado, às 16h, acontece o penúltimo encontro do Seminário Ponto de Fuga, com os fotógrafos Eneida Serrano e Clóvis Dariano. Eneida abordará seu processo criativo e sua descoberta da linguagem fotográfica como meio de autoconhecimento, compartilhando com o público o desenvolvimento de sua carreira até a sua produção atual independente. Para a artista, o exercício cotidiano de ver e transformar qualquer informação em imagem fotográfica é o que lhe move na construção de sua identidade. Formada em Jornalismo, fotografou para revistas nacionais e apresentou exposições individuais e coletivas: Mar e Tempo e Interiores são alguns dos trabalhos significativos na sua formação. Clóvis Dariano também vai apresentar ao público destaques de sua trajetória. O fotógrafo iniciou sua formação nos anos setenta, momento em que, junto com jovens artistas visuais, faziam suas descobertas da fotografia, do filme super-8, da performance, entre outros suportes e linguagens. Com esse mesmo círculo de amigos, participou do grupo Nervo Óptico – conhecido nacionalmente e internacionalmente como um importante coletivo de artistas. Desde então, Dariano tem se dedicado à fotografia explorando múltiplas técnicas e suportes. Inscrições gratuitas em: https://goo.gl/forms/pQ6ZGcZoazUxQEsz2.

O Seminário Ponto de Fuga é uma programação paralela à exposição Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural, para investigar a fotografia a partir de suas muitas naturezas, explorando os aspectos artísticos, tecnológicos, históricos e contemporâneos deste meio (saiba mais sobre o Seminário aqui: https://goo.gl/aGXwcr). Para fechar o ciclo que trouxe debates e palestras com artistas visuais e fotógrafos de renome – como Iatã Cannabrava, Veronica Cordeiro, Elaine Tedesco, Katia Prates e Fabio Del Ré –, a convidada do dia 30 de junho será a artista visual Rosângela Rennó.

No domingo, 24 de junho, às 15h, o artista Matheus Rocha Pitta conversa com o público sobre sua experiência e processos de trabalho no ateliê de gravura da Fundação. A conversa encerra a participação do artista no programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, do qual ele participou durante a semana de 18 a 23 de junho. O programa tem o objetivo de proporcionar aos artistas convidados a experimentação técnica e a produção de gravuras, que passam a integrar o acervo da instituição. Criado em 1995, o programa já trouxe mais de cem artistas brasileiros e estrangeiros para o ateliê de gravura. Matheus Rocha Pitta (Tiradentes, MG, 1980) trabalha com fotografia, escultura, vídeo e instalação, procurando afirmar um posicionamento crítico perante os mecanismos de troca que determinam as relações sociais, políticas e culturais explorando os paradoxos existentes. Seu trabalho está representado em várias coleções públicas como o MAM Rio e o Castello di Rivoli, Turin, Itália.

Também no domingo, às 16h, o Cine Iberê apresenta uma sessão especial de cinema mudo com música ao vivo, com o compositor e multi-instrumentista Vagner Cunha e o compositor, percussionista e cantor Ernesto Fagundes. Filme ícone do cinema documental e experimental, Um Homem com uma Câmera, do cineasta russo Dziga Vertov, dialoga com as exposições em cartaz na Fundação Iberê Camargo – Moderna Para Sempre e As Durações do Rastro – por sua influência do futurismo e do construtivismo, aproximando-se da arquitetura. O filme revela o cotidiano da vida urbana de cidades da antiga União Soviética, mostrando a indústria, o trabalho e as formas de lazer da população nos anos 20. O documentário também é marcado pela experimentação cinematográfica que Diziga Vertov chamava de cine-olho, afirmando-se como um filme-tese sobre o próprio fazer cinematográfico. A sessão única e gratuita integra o programa Silêncio em Movimento – cinema mudo com música ao vivo, e tem curadoria de Marta Biavaschi. A trilha executada foi composta pelo maestro e multi-instrumentista Vagner Cunha especialmente para o filme.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A Traduzca e a Alves Tegam apoiam a exposição As Durações do Rastro.

Serviço:

Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação

Sexta-feira, 22 de junho:

Das 19h às 21h – performance Sopa de Pedra, com Matheus Rocha Pitta

Local: Escadaria do Viaduto Otávio Rocha, em frente ao restaurante JUSTO – Centro Histórico

Sábado, 23 de junho:

Das 14h às 19h – visitação às exposições Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira

16h – Seminário Ponto de Fuga – conferência com os fotógrafos Eneida Serrano e Clóvis Dariano. Inscrições prévias pelo formulário https://goo.gl/forms/pQ6ZGcZoazUxQEsz2.

Das 16h às 18h – Oficina Desenhando a Iberê: Práticas da Percepção. Para pessoas a partir dos 14 anos, com prévio conhecimento de desenho. Inscrições prévias pelo link https://goo.gl/forms/xLSlgj9aIjrUuun32. A atividade tem como ingresso a doação de uma caixa de leite limpa e vazia, para uso nas atividades do Programa Educativo.

Domingo, 24 de junho:

Das 14h às 19h – visitação às exposições Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e As Durações do Rastro – A fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira

15h – Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura – Conversa com o artista Matheus Rocha Pitta

16h – Cine Iberê – Um Homem com uma Câmera, de Dziga Vertov (1h7min, 1929, URSS) – Cinema mudo com música ao vivo, composta especialmente para o filme e executada por Vagner Cunha e Ernesto Fagundes | Classificação indicativa: 12 anos

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login