• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Fundação Iberê amplia horário de visitação para o feriadão

setembro 19, 2018 By Redação Deixe um comentário

Neste feriado, a Fundação Iberê Camargo amplia seu horário de atendimento e vai estar aberta ao público de quinta-feira (20 de setembro) a domingo (dia 23). A intenção é proporcionar mais uma opção de passeio e fruição cultural para os que visitam a Capital na Semana Farroupilha e oferecer atividades educativas para o público em geral. Além da visitação às exposições em cartaz – Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento – o público poderá conferir uma série de oficinas, seminário e sessões de cinema.

No dia 20, quinta-feira, serão oferecidas duas oficinas de aquarela para iniciantes. A primeira, às 15h, é destinada a crianças de 6 a 8 anos. Às 17h, o público-alvo são pessoas acima dos 13 anos. A atividade convida os visitantes a pintar pontos de luz coloridas, utilizando a técnica da aquarela, explorando o conceito da transparência e opacidade.

Na sexta-feira, dia 21, a partir das 15h, acontece a Leitura de poemas e outros textos brincantes: atividade de leitura coletiva e debate sobre práticas da educação dentro do museu e a capacidade de ressignificação das palavras no ato de mediar. A participação é livre, sem inscrição prévia.

No sábado, 22 de setembro, às 15h, acontece a Oficina Mini-Museu. Em comemoração à 12ª Primavera dos Museus – evento promovido pelo IBRAM, que nesta edição aborda o tema Celebrando a Educação em Museus, esta atividade é desenvolvida para o público infantil de 8 a 12 anos, com objetivo de instigar as crianças e pensarem sobre o que é um museu e sua origem, tendo como prática a criação de um Minimuseu: uma pequena caixa com divisões para explorar objetos em miniatura, fragmentos de plantas, cores. No ato da coleta e classificação dos objetos, serão discutidas questões relativas a curadoria, expografia, conservação das obras de arte e outras que envolvem a produção de exposição. A atividade é gratuita com inscrições prévias, com a presença obrigatória de um adulto para acompanhar cada criança inscrita.

Às 16h, será realizada mais uma edição do Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro, em que historiadores, engenheiros, filósofos e outros especialistas analisam as relações entre arte, política, ciência e história. Esta edição conta com a exibição do longa-metragem de ficção Proxy Reverso, realizado com imagens capturadas de telas de computador pelos diretores Guilherme Peters e Roberto Winter. Após a sessão, o artista visual Leo Caobelli propõe questões para debate. O Seminário requer inscrição prévia. O filme conta a história de Davi Reis, um jovem paulistano técnico em informática que, após perder seu emprego, é levado a envolver-se no plano de seu amigo Luis Pires, um jornalista independente narcisista e obcecado pela fama. Luis quer usar as habilidades de hacker de Davi para acessar dados confidenciais que comprovem que o resultado de pesquisas de intenção de voto que precederam as eleições presidenciais de 2014 no Brasil foram fraudados.

Ainda no sábado, às 17h, o programa educativo promove a oficina Tecendo Narrativas: criando fantasmagorias. Tendo como ponto de partida a exploração do conjunto de obras Fantasmagoria, presente na exposição Iberê Camargo: formas em movimento, os participantes desta oficina serão convidados a construir narrativas através de proposições de escrita criativa inspiradas na temática abordada por Iberê nos trabalhos em questão. A atividade é gratuita para interessados com idade maior que 13 anos, com inscrição prévia.

No domingo, 23 de setembro, às 16h, excepcionalmente não haverá sessão do Cine Iberê. A programação dá lugar a outra sessão de cinema: a estreia da trilogia documental Três Joias – Caminhos do Despertar, do diretor Kentaro Sugao, que lança um olhar inédito sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil. A exibição do primeiro episódio BUDA: Um encontro com mestres brasileiros marca este evento histórico e internacional, que terá sessões em São Paulo, Porto Alegre, EUA e Japão. O episódio mostra a visão de importantes monges e lamas brasileiros do nosso tempo através de suas histórias de vida e do encontro que tiveram com os ensinamentos do Buda (assista o trailer: https://vimeo.com/225552205). A história sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil e as particularidades culturais da prática budista serão comentadas após a exibição pelo Lama Padma Samten, o Lama Jigme Lhawang, o Monge Dengaku e o Monge Kentaro Sugao, realizador da série.

Os outros episódios – DARMA: O caminho dos ensinamentos e SANGA: Vivendo juntos na diversidade – serão exibidos nos dias 25 de setembro, às 19h, e 29 de setembro, às 16h, respectivamente. As sessões também serão seguidas de debates. As atividades são promovidas pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva, Ebisu Filmes e Kentaro Sugao. Saiba mais sobre o projeto em http://www.tresjoias.com.br/.

 

Serviço:
Quinta-feira, 20 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade para crianças de 6 a 8 anos: Oficina de aquarela para iniciantes. Inscrições pelo link: Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/5xNnKELc6mitRqnc2. 20 vagas. Local: Ateliê de Criação, 4º andar
Às 17h – atividade para pessoas a partir dos 13 anos: Oficina de aquarela para iniciantes. Inscrições pelo link: Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/5xNnKELc6mitRqnc2. 20 vagas. Local: Ateliê de Criação, 4º andar
Sexta-feira, 21 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – Leitura de poemas e outros textos brincantes. Atividade aberta a todos os públicos, sem inscrição prévia. Local: Sala de leitura
Sábado, 22 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 15h – atividade crianças de 8 a 12 anos: Oficina Mini-museu. Local: Ateliê de Criação, 3º andar. Inscrições pelo link: https://goo.gl/forms/GkylwhgvmU2Pj9wS2. Necessária a presença de um adulto acompanhante por criança.
Às 16h – Seminário Caixa Preta – exibição do longa-metragem de ficção Proxy Reverso, de Guilherme Peters e Roberto Winter. Sessão comentada com o artista visual Leo Caobelli. Inscrições prévias no link: https://goo.gl/UVYZNt. Local: Auditório
Às 17h – atividade para pessoas a partir dos 13 anos: Oficina Tecendo narrativas: criando fantasmagorias. Inscrições pelo link: Inscrições gratuitas pelo link: https://goo.gl/forms/lKFfIMbcbHLmJbjc2. Local: Sala de leitura, 4º andar
Domingo, 23 de setembro
Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento
Às 16h – Estreia da série documental Três Jóias – Caminhos do despertar – exibição do primeiro episódio Buda: Um encontro com mestres brasileiros (60 min, 2018, Brasil), de Kentaro Sugao – sessão comentada por Lama Padma Samten, Lama Jigme Lhawang, produtor e Monge Kentaro Sugao e Monge Dengaku | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre. Local: Auditório
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min).
Entrada franca

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login