No sábado, a escritora Veronica Stigger apresenta seu livro inédito, no Seminário Império dos Sonhos. No domingo, o Cine Iberê exibe Blow Up, um clássico do cineasta Michelangelo Antonioni. Duas exposições estão em cartaz: a coletiva Unânime Noite – volume 3 e a mostra Sol Preto, do artista Daniel Frota. As atividades são gratuitas
No dia 24 de março (sábado), às 16h, a Fundação Iberê Camargo realiza mais uma edição do Seminário Império dos Sonhos, como parte dos Programas Públicos que se desdobram a partir da exposição Unânime Noite – Vol. 3. A convidada deste sábado é a escritora, professora e crítica de arte Veronica Stigger, que vai propor uma reflexão sobre a nebulosidade que se apresenta em determinadas narrativas. A escritora vai apresentar seu livro inédito Sombrio Ermo Turvo – coletânea de contos que explora o clima sombrio e de suspense. A entrada é franca, com inscrição prévia pelo link.
O Seminário Império dos Sonhos ocorre semanalmente e traz palestras, leituras e debates que giram em torno da noite, da loucura e do absurdo. As próximas edições terão convidados como Pablo Uribe e Rosa Lleó, entre outros artistas e pensadores.
Veronica Stigger é doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade. Como curadora, organizou em 2013, a exposição Maria Martins: Metamorfoses, que ganhou o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 2016, O útero do mundo, ambas no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 2015, organizou, com Eduardo Sterzi, a exposição de fotografias do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro Variações do corpo selvagem, em São Paulo, no SESC Ipiranga, atualmente em cartaz no Weltkulturen Museum, em Frankfurt.
No domingo, às 16h, o Cine Iberê exibe, em cópia restaurada, um dos filmes mais cultuados da história do cinema: Blow Up, do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, filmado em 1966. A sessão única será comentado pelo escritor e doutor em escrita criativa Amilcar Bettega Barbosa. A entrada é franca, por ordem de chegada.
Obra prima de um dos realizadores mais cultuados do cinema mundial, em Blow Up, Antonioni explora tanto a interação entre o indivíduo e os conceitos de realidade, ilusão e aparência, quanto a veracidade da imagem. Palma de ouro no Festival de Cannes, o filme é baseado no conto As babas do diabo, de Julio Cortázar. No elenco David Hemmings, Sarah Miles, Vanessa Redgrave e a modelo icônica dos anos 60, Verushka.
O convidado da sessão, Amilcar Bettega Barbosa, é escritor, tradutor e Doutor em Escrita Criativa. Seu livros publicados, publicados no Brasil e no exterior: O vôo da trapezista, 1994 (Movimento), Deixe o quarto como está, 2002 (Companhia da Letras), Os Lados do Círculo, 2004 (Companhia da Letras) e Barreira, 2013 (Companhia da Letras). Com experiência no ensino em universidades estrangeiras (França e China), atua como professor na Pós Graduação em Letras da PUCRS.
O filme será exibido dentro do programa Labirinto – atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite, em cartaz na Fundação Iberê Camargo até o dia 6 de maio. O Cine Iberê tem a curadoria de Marta Biavaschi.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.
A Person Pianos apoia a realização da exposição Unânime Noite.
A exposição Sol Preto conta com o apoio de Traduzca.
Deixe um comentário