• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Exposições, música e homenagem a Briane Bicca na Pinacoteca Ruben Berta nesta terça (21)

agosto 20, 2018 By Redação Deixe um comentário

Na próxima terça-feira (21), a partir das 18h, três ações culturais ocorrerão simultaneamente na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico): uma homenagem póstuma à arquiteta Briane Bicca, nome fundamental da preservação do patrimônio cultural brasileiro; uma nova edição do projeto Clássicos na Pinacoteca, reunindo o trompetista Tiago Linck e o pianista Daniel Benitz e, por fim, a abertura da exposição “O moderno que eu faço – narrativas da experiência”, com obras do acervo da Pinacoteca e apresentando as mais recentes gravuras do artista plástico Antônio Augusto Bueno.

Homenagem a Briane Bicca

Além de humanista no mais alto grau, Briane Bicca foi uma arquiteta com trajetória amplamente reconhecida no âmbito da preservação do patrimônio cultural brasileiro. A esta notável porto-alegrense, a Pinacoteca Ruben Berta deve a obtenção de sua sede definitiva, o casarão da Rua Duque de Caxias, completamente restaurado em 2013 através Programa Monumenta, coordenado na capital gaúcha por Briane.

E como uma forma de agradecimento e homenagem à arquiteta, o auditório do museu passará a se chamar Briane Bicca e uma placa será inaugurada durante o evento de terça-feira.

Clássicos na Pinacoteca: A Arte do Cornet, recital com o trompetista Tiago Linck e o pianista Daniel Benitz

Criado na segunda metade do século XIX, a partir da inclusão de válvulas tubulares no posthorn (antigo instrumento de sopro, confeccionado em metal e em forma de chifre), o cornet reconquistou o status de solista ao trompete, que desde o início do século XIX mantinha-se como instrumento de orquestra e ao qual também foi incluída a nova tecnologia de sistema de pistões.

Conhecido por ser um instrumento ágil, de som bonito, suave e muito agradável, muitos foram os virtuoses deste instrumento, destacando-se o francês Jean-Baptiste Arban, professor de cornet e trompete do Conservatório Superior de Música de Paris e autor do La Grand Méthode Compléte de Cornet à Pistons et de Saxhorn (1864), considerado “a bíblia” pelos trompetistas. Rapidamente o cornet passou a ser inserido em diversas formações musicais e, consequentemente, muitos compositores foram estimulados a escrever para o instrumento.

Inspirados pela riqueza de cores resultantes da união entre cornet e piano e o caráter alegre das polcas, fantasias, temas e variações, os músicos Tiago Linck (trompete) e Daniel Benitz (piano) criaram o recital “A Arte do Cornet” que será apresentado no dia 21 de agosto, em uma nova edição do Projeto Clássicos na Pinacoteca.

No programa estão incluídas obras de Jean-Baptiste Arban (França, 1825-1889), Thorvald Hansen (Dinamarca, 1847-1915), Claude Debussy (França, 1862-1918), Herbert Clarke (EUA, 1867-1945), Philippe Gaubert (França, 1879-1941) e Joy Webb (Inglaterra, 1932).

Exposição “O moderno que eu faço – narrativas da experiência”

A nova exposição O moderno que eu faço – narrativas da experiência também será aberta na terça-feira, 21, às 18h, na Pinacoteca Ruben Berta. A mostra reúne obras produzidas por artistas brasileiros e estrangeiros sob a égide do modernismo, movimento cultural de múltiplas facetas que assolou o ocidente na primeira metade do século 20. O acesso é gratuito e a visitação vai até 28 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h , último acesso 17h30.

A proposta curatorial, levada a cabo pelos mediadores da Pinacoteca, equipe formada pelos acadêmicos Lubianca Montagner Weber, Lucas Bairros, Luiza Ferraz e Vitória Kotz Morlin, é sustentada sobre narrativas desencadeadas pela experiência com as obras da Pinacoteca e na ação educativa com escolas e outros grupos que interagiram com a exposição “A Ventura do Moderno”, que ficou em cartaz até maio passado.

Esse novo olhar lançado pela curadoria traz trabalhos e depoimentos gerados em conjunto com os visitantes, em oficinas e mediações, elaboradas dentro do espaço da Pinacoteca, tomando como princípio o material pedagógico desenvolvido na primeira mostra. A partir desse material e em colaboração com o projeto “Cidade das Crianças”, que teve como mote a utilização da imaginação para criação de anedotas acerca das obras do acervo, foram realizadas produções que farão parte da mostra.

Assim como os jovens curadores, que estabeleceram um discurso narrativo e um percurso ao longo das salas da Pinacoteca, diferentes públicos serão, ao longo da exposição, instigados a tecer suas próprias narrativas acerca das obras tomadas isoladamente ou sobre a exposição como um todo. Esta, composta por pinturas, desenhos e esculturas, abriga obras das décadas de 1940 a 1960, apresentando temáticas tais como figuras humanas, paisagens e abstrações.

Artistas participantes

Alan Davie (Escócia, 1920 – Inglaterra, 2014)
Angelo Guido (Itália, 1893 – Pelotas, 1969)
Carybé (Argentina, 1911 – Salvador, 1997)
Chanina (Polônia, 1927 – Belo Horizonte, 2012)
Dora Cerruti (sem dados biográficos)
Fernando Duval (Pelotas, 1937)
Genaro (Salvador/BA 1926 – 1971)
Glênio Bianchetti (Bagé, 1928 – Brasília, 2014)
Hildegardo Leão Veloso (São Paulo, 1899 – Rio de Janeiro, 1966)
Ildeu Moreira (Belo Horizonte, 1920 – 1999)
Kasuo Wakabayashi (Japão, 1931)
Lucídio Leão (sem dados biográficos)
Maria Polo (Itália, 1937 – Rio de Janeiro, 1983)
Otaviano Furtado (sem dados biográficos)
Rubens Martins Albuquerque (Fortaleza, 1951)
Sylvio Jaguaribe Ekman (São Paulo, 1900)
Xico Stockinger (Áustria, 1919 – Porto Alegre, 2009)

Gravetos Armados em processo na Pinacoteca

Logo após terminar a montagem da obra “Gravetos Armados”, instalada desde maio na área externa da Pinacoteca Ruben Berta, o artista plástico Antônio Augusto Bueno vem desenvolvendo uma série de gravuras em metal a partir da imagem formada pelos gravetos selecionados no transbordo da Lomba do Pinheiro.

As primeiras gravuras desta série serão mostradas juntamente com a escultura/instalação, além do filme documental que Bebeto Alves fez acompanhando Antônio Augusto desde a vivência na Lomba do Pinheiro até a montagem na Pinacoteca. Também acompanham a exposição, um ensaio fotográfico realizado por Carolina Silveira no Museu Trabalho registrando todas as etapas do processo de gravação e impressão das seis gravuras que iniciam essa série.

“Gravetos Armados” é um projeto em aberto que Antônio Augusto desenvolve há cerca de dez anos, desde que se mudou para o Jabutipê – casa/atelier situada na Fernando Machado, antiga Rua do Arvoredo – e que vem sendo apresentado em múltiplas formas e em diferentes lugares de Porto Alegre, por cidades do interior do Rio Grande do Sul, em Florianópolis, Itajaí, Rio de Janeiro e Montevidéu.

Arquivado em: Acontece em POA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login