Emancipa apresenta evento ‘Arena LGBT’ nesta terça (5)
Na noite desta terça-feira (05), o Emancipa apresenta o evento “Arena LGBT”. Debates, painéis e shows marcarão a abertura das atividades do mês de Junho em Porto Alegre, considerado o mês do Orgulho LGBT. A mediação será feita por Luciana Genro, presidente do Emancipa, e Luciano Victorino, ativista LGBT e organizador da Parada Livre de Porto Alegre. A atividade acontecerá às 18h30 no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835).
A Arena LGBT contará com uma série de debates sobre a temática LGBT, dividido em 5 módulos: educação, cultura, ativismo, empoderamento e violência e segurança. Atividades artísticas da cultura LGBT também estarão na pauta. O mês de Junho é tradicionalmente marcado por diversas mobilizações e atividades do movimento LGBT, em alusão a Revolta de Stonewall, ocorrida em Junho de 1969 em Nova Iorque, e que se tornou marco da luta por direitos da comunidade LGBT.
No Brasil, país que lidera o ranking de assassinatos a LGBTs no mundo, atividades de afirmação como a Parada de São Paulo, que reuniu milhões de pessoas no último domingo, e debates como o que ocorrerá amanhã são fundamentais. A entrada será por ordem de chegada. Haverá transmissão ao vivo da atividade.
Confira os participantes do evento:
Alessandra Mendonça
Sócia-proprietária do Venezianos Pub Café, um dos bares LGBT mais antigos de Porto Alegre.
Atena Beauvoir
Educadora, Escritora e filósofa existencialista.
Carla Almeida
Presidente do GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids)
Claudia Penalvo
Pedagoga, mestra em Educação pelo PPGEdu/FURG, especialista em Educação pela FACED/UFRGS e em Psicologia Social pela PSI/UFRGS.
Cilas Machado
Estudante de Administração Pública e Social, morardor da Restinga e ativista do Juntos Negros e Negras e Juntos LGBT.
Daiana Santos
Estudante de Saúde Coletiva na UFRGS, Educadora Social do Programa Ação Rua da FASC e militante do Coletivo Juntos!
Fernando Lúcio (Feluxo)
É jornalista, professor e tradutor, estudante de Direito na UFRGS, integrante do coletivo Juntos! e premiado pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) pelo documentário “Princesas Impossíveis”.
Gabriel Galli
Coordenador Geral da Grupo Somos: Comunicação, Saúde e Sexualidade, Jornalista e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade.
Guilherme Gomes Ferreira
Assistente social, mestre e doutor em serviço social. Residente de saúde da família e comunidade. Coordenador voluntário do projeto passagens: rede de apoio a LGBTs nas prisões. E é autor do livro “Travestis e prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil”.
Gustavo Passos
É doutorando em educação pela UFRGS. Assessor de projetos na associação de travestis e transexuais do RS – Igualdade. E é integrante do Comitê Diretor da Corpora en Libertad – Rede Internacional de Trabalho com Pessoas LGBTI+ em Privação de Liberdade.
Julia Lourenço
Slammer, Feminista e do Coletivo Negro Raça
Julio Knach
Advogado e membro do Homens Trans em Ação (HTA)
Nanni Rios
Jornalista, livreira e produtora cultural. É curadora do acervo da Livraria Baleia, com enfoque em autoria feminina e questões de gênero e sexualidade, e coordenadora da Aldeia, um centro cultural que recebe, entre outras iniciativas, projetos sociais e de direitos humanos.
Rebeca Pizzi Rodrigues
É Coordenadora da Equipe Regional de Diversidades – Região Escoteira do Rio Grande do Sul que surgiu em Novembro de 2016 com o escopo principal de promover a diversidade entre os associados da Região Escoteira do RS através de práticas de conscientização.
Renan Evaldt
Presidente do Magia Sport Club – Equipe de Futebol inclusivo de Porto Alegre
Renata dos Anjos
Coordenadora do Mães pela Diversidade no RS.
Tamires de Oliveira Garcia
Pesquisadora nas áreas de Criminologia, Segurança Pública e Sociologia Jurídica, com enfoque em reformas legislativas, sexualidade e composição de conflitos e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade da Universidade La Salle.
Vitz Vika
Drag Queen