Na quinta-feira (27.09) é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos e o projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, juntamente com a comunidade e profissionais da saúde, promove um abraço coletivo no Hospital Montenegro, às 10h.
Até julho, foram captados 17 órgãos e 16 pessoas foram contempladas nos transplantes, em Montenegro. Outro fator que merece destaque é que a taxa de negativa familiar para a doação vem caindo no município.
Depois, a partir das 19h, em Porto Alegre, haverá uma conversa aberta sobre o processo de transparência nas doações e transplantes no Brasil com o médico Cristiano Franke. Logo após a médica Tatiana Michelon vai contar os detalhes sobre a mudança na realidade de Montenegro em sete meses de trabalho na formação de uma cultura doadora.
O encerramento vai contar com a estreia do documentário Vida: o show tem que continuar, realizado por 12 estudantes, da nona série, da escola João Carlos Von Hohendorff, de São Leopoldo. De acordo com a professora Paula Arpini, o projeto começou a ser desenvolvido em 2017 quando os alunos, de 13 e 14 anos, se tornaram multiplicadores na formação de uma cultura doadora. O tema doação de órgãos também foi assunto em feira de ciências e o documentário foi realizado neste ano. “A produção rendeu 30 horas de filmagem e um documentário de 11 minutos que vai concorrer em festivais locais”, conta.
A exibição acontece na Ecarta (av. João Pessoa, 943) e tem entrada gratuita.
Outras informações: 51. 4009 2970.
Deixe um comentário