TEATRO
Espetáculo teatral “Bunker” tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de agosto, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.
Evento: temporada do espetáculo teatral “Bunker”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: 29 de agosto, quarta-feira, às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Nas quarta-feira, 29 de agosto, às 12h30 e 19h30, acontecem apresentações finais da temporada do espetáculo teatral “Bunker”. Dirigido por Eduardo dos Santos Schmidt, “Bunker” apresenta temática apocalíptica e foi criado coletivamente pelo diretor e pelo elenco na disciplina Estágio de Montagem do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.A entrada para todas as apresentações de “Bunker” é gratuita.
Sinopse: “Bunker” é uma experiência cênica. Um refúgio para os fins dos tempos. Lá, o espectador é convidado a vivenciar uma situação de clausura, em que o tempo cronológico perde o sentido. No meio do caos, no meio do bunker, no meio do teatro: um banquete em que comeremos o que sobrou dos nosso destroços. Antes que o céu desabe, esperamos que todos se divirtam.
ARTES VISUAIS
Exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter, permanece até 02/9 no IA/UFRGS. Entrada franca.
Evento: exposição “Rastro”, com obras de Santiago Pooter e curadoria de Mel Ferrari
Realização: Centro Acadêmico Tasso Corrêa do IA/UFRGS
Visitação: até 02 de setembro, de segunda a sexta, das 09 às 21h
Local: Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
A exposição “Rastro” surge da intenção de unir aspectos urbanos com os espaços institucionais, o que marca o caminho traçado por Santiago Pooter em sua trajetória. As vivências do graffiti e do pixo transformam-se em poética e reconfiguram-se para permitir a exploração de outras técnicas: a fotografia, a pintura, as instalações.
Lá fora, os canais estão em constante movimento, em transformação, aspecto vital que caracteriza a essência da cidade. Mas, na medida em que Santiago capta instantes da ações, temos um paradoxo entre a arte efêmera urbana e o registro artístico. “Rastro” propõe trazer para dentro do Instituto de Artes da UFRGS esses resíduos, que são ao mesmo tempo marcas e documentos da ação que transcorre lá fora. A rua para e sacraliza-se dentro de espaços de legitimação. É possível essa contemplação por parte do espectador? Rastro tem intenção de abrir esse caminho de interpretações, deixando o espaço expositivo livre para o diálogo com a rua: pungente, ativa, não-neutra, viva e imparcial.
MÚSICA
X Festival de Violão da UFRGS apresenta concertos, cursos, palestras e pesquisas sobre o instrumento de 28 de agosto a 02 de setembro. Inscrições para os cursos e palestras já estão abertas.
Evento: X Festival de Violão da UFRGS
Coordenação: Prof. Daniel Wolff
Promoção: Departamento de Música do IA/UFRGS, Programa de Extensão em Música do IA/UFRGS e Programa de Extensão em Violão da UFRGS
Realização: de 28 de agosto a 02 de setembro de 2018
Locais de realização das atividades: Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248) e Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Ingresso para todos os concertos, exceto para o que acontecerá no Instituto Ling: entrada franca.
Informações: telefone: (51) 3308.4318; e-mail do festival: festivaldeviolaoufrgs@gmail.com; no Facebook: www.facebook.com/FestivalViolaoUfrgs;
Em 2018 o Festival de Violão da UFRGS chega à sua décima edição trazendo grandes músicos à cidade, que realizarão concertos, cursos, palestras e comunicações de pesquisas. Para celebrar este importante marco, o evento, coordenado pelo professor Daniel Wolff, trará a Porto Alegre um dos maiores violonistas da atualidade, o uruguaio Eduardo Fernández, que tem no currículo vinte álbuns gravados na Europa, e o duo norteamericano Newman & Oltman, pela primeira vez na capital gaúcha. Do Chile, teremos o multi-premiado Renato Serrano, enquanto a Argentina estará representada por Eduardo Castañera e Luis Soria (da Universidade de La Rioja) e o Peru por Fernando Llanos. Renomados professores brasileiros enriquecem a equipe do festival: Fernando Araújo (UFMG), Celso Faria e Mario da Silva (EMBAP). De Porto Alegre, além dos professores de violão do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e seus convidados, teremos o violão jazzístico de Pedro Tagliani.
O X Festival de Violão da UFRGS ocorrerá de 28 de agosto a 02 de setembro e oferecerá concertos com entrada franca dos seguintes violonistas: Eduardo Fernández, Renato Serrano, Fernando Araújo e Celso Faria, Eduardo Castañera e Luis Soria, Daniel Wolff (com o flautista Leonardo Winter), Paulo Inda, Marcos Araújo, Pedro Tagliani (com pianista Michel Dorfman) e Mario da Silva. O concerto do duo estadunidense Newman & Oltman no Instituto Ling terá cobrança de ingressos (preço a ser divulgado oportunamente). A participação nas masterclasses, cursos e palestras será mediante inscrição (ver informações sobre modo de inscrição acima).
Abaixo, a programação de atividades gratuitas do X Festival de Violão.
Programação
28 de agosto, terça
20h: Concerto de abertura com Daniel Wolff (violão). Participação de Leonardo Winter (flauta transversal), Paulo Inda e Marcos Araújo (violões). No programa, obras de Daniel Wolff e Felix Mendelssohn, Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
29 de agosto, quarta
20h: Concerto com os violonistas Fernando Araújo e Celso Faria. No programa, “Os Manuscritos de Buenos Aires”, obra de Francisco Mignone lançada em 1970, e composições de Aníbal Augusto Sardinha e Arthur Bosmans. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
30 de agosto, quinta
das 16h às 17h30: Lançamento do DVD do Festival de Violão da UFRGS. Palestrantes: Daniel Wolff, André Luis Godinho, Ana Laura Freitas e Ana Carolina Giollo. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
20h: Concerto com o duo formado pelos violonistas argentinos Eduardo Castañera e Luis Soria. No programa, obras de Domenico Cimarosa, Astor Piazzolla, Joaquín Rodrigo, Henry Purcell, Domenico Scarlatti e Fernando Sor. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
31 de agosto, sexta
20h: Concerto com os violonistas Mario da Silva e Renato Serrano. No programa, obras de Agustín Barrios Mangoré, Astor Piazzolla e Isaac Albéniz. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
01 de setembro, sábado
20h: Concerto com o violonista Pedro Tagliani e o pianista Michel Dorfman. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
02 de setembro, domingo
das 18h às 19h: Recital de alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
20h: Concerto de encerramento com Eduardo Fernández. No programa, obras de Johann Sebastian Bach e Fernando Sor.Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Sr. dos Passos, 248, 1º andar — Centro Histórico, Porto Alegre. ENTRADA FRANCA.
Deixe um comentário