O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 inicia a programação do Circuito Cidade Baixa com desfiles no sábado, 2, e na terça-feira, 5. As atrações serão a Banda DK, no sábado e os grupos Rua do Perdão e Deixa Falar, na terça-feira.
Programação
2 de março, sábado – Circuito Cidade Baixa
Banda DK – Concentração às 14h na Rua da República. Desfile das 15h às 20h.
A Banda DK, um dos blocos mais tradicionais de Porto Alegre, surgiu ainda nos anos 70, em meio à ditadura militar. O grupo, inicialmente formado por universitários e jornalistas, também agregou boêmios que frequentavam o Bar Encontro e demais moradores do bairro. Em seus desfiles, o Bloco costuma executar sambas clássicos de Carnaval e marchinhas próprias.
5 de março, terça-feira – Circuito Cidade Baixa
Rua do Perdão– Concentração às 14h na Rua da República, em frente ao Teatro Túlio Piva. Bloco “parado”, das 15h às 21h.
O bloco Rua do Perdão surgiu a partir da Banda DK, em 1974, com foco no público mirim. Concebido com o intuito de expandir a festa de Carnaval para os bailes infantis, o Rua do Perdão há mais de quatro décadas vem trabalhando para conquistar novas adeptos para o samba, animando crianças durante a festa. O bloco também tem uma ala dedicada aos adultos, com sucessos de outros Carnavais e marchinhas clássicas.
Deixa Falar – Concentração às 15h na Rua da República, esquina com Rua General Lima e Silva. Bloco “parado” das 16h às 21h.
Transformado em bloco de Carnaval há 15 anos, o Deixa Falar tem a sua origem na escola de samba de mesmo nome, fundada no Rio de Janeiro em 1927. O grupo, presença frequente em eventos culturais pelo bairro Cidade Baixa, é o único que executa somente marchinhas clássicas em seu repertório, como destaca o carnavalesco Maqui. O Deixa Falar conta ainda com um ala de cadeirantes e outra de idosos em todos os seus desfiles principais.
O calendário de carnaval na Cidade Baixa foi ajustado para atender ao acordo firmado entro o município e Ministério Público. O acordo teve o aval da associação de moradores do bairro, da associação de comerciantes e pela Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa.
Estrutura
O público que participar de todos os dias de folia terá à sua disposição uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e trio elétrico.
Transferida a programação Circuito Orla do domingo – A programação prevista para ocorrer no Circuito Orla, no domingo, 3, com os blocos Afrotche e Bloco do Bartira, será transferida. A decisão foi tomada em virtude de uma readequação de agenda, por conta do adiamento ocorrido na semana passada, em razão do mau tempo.
Deixe um comentário