A Bambu Cicloteca vai para o parque em outubro e, além dos livros ao ar livre, terá música, brincadeiras populares, rodas de conversa e palhaçaria

O projeto Bambu Cicloteca apresenta sua segunda etapa em cinco incursões no Parque da Redenção, nos dias 13, 14, 20, 21 e 28 de outubro, em grandes encontros culturais, sempre às 15h. O projeto prevê ainda um sarau em uma escola pública. Nos domingos, o projeto se reúne com outros grupos e projetos de cultura popular e educação como Gente Grande Também Brinca e Toque de Comadre, Três Marias, André Baguete e Brincando com os Elementos da Natureza. Assim, as tardes de outubro em que o encontro acontece terão leituras, troca de livros, música, brincadeiras populares, rodas de conversa, palhaçaria e muito mais!

As saídas serão anunciadas ao público pela imprensa e também serão anunciadas com uma semana de antecedência pela página do facebook da Bambu Cicloteca. O sarau ‘Livre-se’, uma parceria/criação de educadoras do projeto e da escola EMEF Mário Quintana da Restinga, que acontece também nesta segunda e última etapa, tem o objetivo de envolver a comunidade escolar com a leitura por meio de um repertório selecionado e de referências dos estudantes para despertar o interesse pela literatura e leitura. O sarau proporciona espaços de construção participativa com espaço de “palco aberto”. A temática será construída junto com a comunidade escolar, através de visita anterior na escola e envolvimento de um docente na atividade.

Em junho deste ano a Bambu Cicloteca iniciou os trabalhos com a realização de um curso de formação de mediadores de leitura e também uma saída da bicicleta de bambu para troca de livros com participantes do curso. O dia foi uma grande celebração de encontro de grupos culturais e contou também com a visita de Klaus Volkmann, artesão e inventor, responsável pela criação da estrutura da bicicleta. O curso foi uma espécie de imersão de dois dias com professores e educadoras de 20 a 60 anos. Também foi realizada a contação de histórias “Só Dez Por Cento é Mentira, o Resto é Invenção” no Quilombo Morada da Paz (Triunfo/RS) baseada em memórias infantis e em poemas de Manoel de Barros pelas artes educadoras Cristiane Cubas e Fernanda Poletto, bem como uma roda de conversa com a comunidade.

SOBRE OS PARCEIROS

Música – Três Marias é um projeto musical idealizado pelas musicistas Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Tamiris Duarte, Thayan Martins e Pâmela Amaro que, por diferente caminhos, mergulharam no universo da musicalidade das tradições brasileiras. Por meio da vivência e troca com mestras e mestres parceiros, acontece um movimento de reencontro consigo, de resistência, fortalecimento, valorização de saberes populares e de protagonismo feminino, e que é passado ao público com ritmo, histórias e vivências.

Roda de conversa – Brincando com os Elementos da Natureza abre um diálogo sobre a importância do contato com os elementos da natureza durante a infância. Construção de brinquedos e brincadeiras que carregam a qualidade de cada elemento e que apoiam a criança em sua aprendizagem e curiosidade natural de conhecer as ciências do mundo. A atividade será realizada pela pedagoga brincante e poetisa de infância Fernanda Poletto.

Palhaçaria – Inspirado no universo do circo clássico, o espetáculo Baguetinho Pão e Circo apresenta números da atmosfera do imaginário popular do circo. Um espetáculo que cativa os adultos e crianças em uma mistura de técnicas circenses com música ao vivo, malabarismo, equilíbrios e humor físico. Andre Bagueti é músico, ator e pesquisa a linguagem circense. Trabalho com a Cia Palhaça sem Lona, onde colaborou como técnico e músico/sonoplasta e estreou em 2016 o espetáculo de palhaço “Surpresa”, com Lia Motta. Em 2018 iniciou a Cia Diminuto com a proposta de desenvolver um trabalho de pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro em miniatura, palhaço, circo, dança, música e contação de história.

Brincadeiras populares e música – Gente Grande Também Brinca e Toque de Comadre é realizado em conjunto pela arte educadora, professora e brincante Amanda Senna e grupo de mulheres Toque de Comadre e tem como objetivo ocupar praças com a brincadeira popular para todas as idades. Os dois grupos são residentes do Centro de Estudos Budistas.

SOBRE A BAMBU CICLOTECA

Um plataforma de leitura, trocas de livros e encontros em torno da literatura em locais abertos, o projeto consiste em uma pequena biblioteca ambulante montada em uma bicicleta de bambu. Esse acervo móvel estaciona em um parque ou local público da cidade e propõe atividades, criando uma ‘zona temporária’ de trocas de livros e vivências, poesia, arte, afetos. Se a pessoa não tem um livro, pode, por exemplo, trocar também por um depoimento, uma história oral. Nas saídas do projeto há sempre um mediador de cultura apto a conversar sobre literatura e realizar pequenas interações arte educativas. O principal objetivo da Bambu Cicloteca é incentivar a mobilidade urbana através do uso da bicicleta, a sustentabilidade e fazeres manuais através do bambu e de um sistema de trocas. O projeto recebeu Menção Honrosa na Ação Educativa e Sensibilização no II Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil.

Para manter um bom acervo o projeto pede livros de literatura em bom estado, ou seja, doe aquilo que você gostaria de receber. Não são aceitos livros didáticos, religiosos ou apostilas.

A Bambucicloteca é uma realização do Cabaré do Verbo, pela produtora Cristiane Cubas e uma rede de medidores de leitura e colaboradores. Foi concretizada através de uma parceria e recursos da Art Bike Bamboo, da Cidade Baixa Em Alta e FestiPoa Literária.

PROGRAMAÇÃO / PARQUE DA REDENÇÃO
13 de outubro, sábado, 15h – Bambu Cicloteca
14 de outubro, domingo, 15h – Bambu Cicloteca + Três Marias
20 de outubro, sábado, 15h – Bambu Cicloteca
21 de outubro, domingo, 15h – Bambu Cicloteca e Gente Grande Também Brinca + Paralelo 30 + Café com Paulo Freire
28 de outubro, domingo, 15h – Bambu Cicloteca + Espetáculo: Baguetinho Pão e Circo + Brincando com os Elementos da Natureza
Evento: https://www.facebook.com/events/583492965812622/
Links:
https://www.facebook.com/bambucicloteca
http://cabaredoverbo.com.br/bambu-cicloteca