‘As Batucas’ fazem carnaval no Vila Flores, com participação da rapper Negra Jaque

Foto: Giovani Paim/Divulgação

Mais uma vez o Vila Flores será o palco do carnaval das Batucas, que apresentarão sua poderosa orquestra de bateria e percussão, acompanhada pelo grupo vocal. E esse ano a convidada (muito) especial é Negra Jaque, que já se apresentou ao lado das Batucas no Unimusica, quando a rapper e Biba Meira fizeram um show juntas. No repertório estão músicas de Pink Floyd, Rolling Stones, Rita Lee, Luis Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chiquinha Gonzaga, Alceu Valença e Bob Marley. Além do grupo vocal e de Jaque, o show do dia 19 de janeiro conta com as musicistas Raquel Pianta (guitarra), Natalia Damiani (gaita), Daniela Garcia e Ruama Quimera (trompetes) e Dy Ferranddis (baixo).

E ‘As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão’, idealizada por Biba Meira e regida por ela e por sua filha Julia Pianta, inova também em seu grupo vocal, regido por Gabriela Lery. E mais recentemente está apostando muito em sua orquestra de sucatas, projeto que inclui instrumentos criados a partir de sucatas (latas, tonéis, frigideiras, tampas de panelas, chocalhos artesanais, etc), que serão usados nesta apresentação, em ritmos como o maracatu, e a chacarera.

A orquestra criada por Biba Meira para fortalecer os laços afirmar de que as mulheres estão definitivamente inseridas em todos os mercados e em todos os segmentos da sociedade, é agora um imenso grupo, com diversas turmas e as mais diferentes cabeças. Este grupo faz parte da cena cultural da cidade e vem sendo reconhecido em apresentações nos palcos de Porto Alegre, bem como em projetos sociais. O Bar Ocidente, o Vila Flores, as participações em projetos na rua, em festivais e eventos especiais já fazem parte da rotina das Batucas. E elas vêm com a percussão das baterias, tamborins, repiniques, caixas, agogôs, surdos, reco-recos, triângulo, chocalhos e sucatas das quase 60 integrantes de percussão, mas também chegam com o suporte de harmonia, com baixo, guitarra, sopro e gaita, além do grupo vocal. O músico e arranjador Vini Silva faz parte do universo das batucas desde sua criação e é considerado um ‘batuco’ pelas integrantes. São dele alguns dos arranjos e muitos dos exercícios e propostas de aprendizado no grupo.

Serviço:
Batucas no Vila Flores
Com a participação de Negra Jaque e Grupo Vocal das Batucas
Dia 19 de janeiro, às 17h30
O Vila Flores abre às 16h e o show começa pontualmente às 17h30min
Vila Flores: Rua São Carlos, 753 – Bairro Floresta
Ingressos: RS 25,00 (no local, na hora da apresentação)
Saiba mais:
Facebook: https://www.facebook.com/asbatucas/