Agenda do Instituto de Artes: atividades com entrada franca de 08 a 13 de outubro
TEATRO
Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana
11, 12 e 13 de outubro, quinta, sexta e sábado
Espetáculo: “Profilaxia”, Estágio de Atuação de Felipe Luz e Estágio de Montagem de Jéssica Barbosa
Horário das apresentações: 19h30
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Crédito da foto: Jéssica Barbosa
Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, quinta, sexta e sábado, acontecem as apresentações do quarto espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Profilaxia” é o trabalho de Felipe Luz para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS e o trabalho de Jéssica Barbosa para a disciplina Estágio de Montagem. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: Submissa às normas da sociedade de consumo, uma grande massa amorfa permanece produtiva durante longas jornadas de trabalho. Através de drogas que asseguram uma felicidade artificial, capaz de mascarar o desencanto, aqueles que demonstram vulnerabilidades são isolados em um centro de recuperação. Algo misterioso acontece e interrompe as atividades do centro. Aqueles que foram abandonados neste espaço podem finalmente se encontrar com suas emoções mais primitivas.
A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS comemora seis décadas de atividades do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS com quinze espetáculos de alunos de Graduação, apresentações de pesquisas acadêmicas sobre Teatro e desfile de figurinos do Guarda-roupa do DAD (que percorrerá as ruas do centro de Porto Alegre no dia 30 de outubro). Todas as atividades da Mostra são gratuitas.
A programação completa da MOSTRA DE TEATRO DAD — 60 ANOS está em https://www.ufrgs.br/institutodeartes/index.php/2018/09/19/mostra-de-teatro-dad-2018-dad-60-anos-apresenta-espetaculos-pesquisas-academicas-sobre-teatro-e-desfile-cenico-pelas-ruas-de-porto-alegre-entrada-franca-para-todas-as-atividades/
Espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de outubro, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão.
Evento: temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de outubro (dias 10, 17, 24 e 31), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação, no local)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Foto: Jessica Barbosa
Nas quartas-feiras de outubro acontece a temporada do espetáculo teatral “DESTERRO: sobre restos que não importam mais” na Sala Qorpo Santo. O espetáculo é um documentário cênico que tem como ponto de partida diferentes narrativas acerca das ditaduras civil-militares na América Latina. A partir da relação estabelecida entre História e Teatro por meio de fontes documentais e fragmentos literários de autores latino-americanos, a montagem apresenta diferentes perspectivas sobre os regimes de exceção política no continente e suas consequências históricas, tais como as práticas de implantação do terror, a censura e os desaparecimentos políticos. Em cena, oito artistas apresentam figuras familiares para discutir paternidades falhas e maternidades idealizadas e como isso afeta a nossa geração. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com retirada de senhas na Sala Qorpo Santo uma hora antes de cada apresentação.
ARTES VISUAIS
Exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”, com obras de Cláudio Martins Costa, permanece até 26 de outubro na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.
Evento: exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”, com obras de Cláudio Martins Costa
Curadoria: Clóvis Martins Costa
Visitação: até 26 de outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Fotos: Thiago Trindade
Informações: Equipe da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, telefone 3308-4302, e-mail iapin@ufrgs.br
Permanece aberta para visitação até o dia 26 de outubro, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, a exposição “Cláudio Martins Costa — Instantes de Permanência”. Com curadoria de Clóvis Martins Costa, filho do artista, a mostra reúne trabalhos, estudos, documentos e objetos que constituíram o escopo das investigações do artista-professor Cláudio Afonso de Almeida Martins Costa (1932 – 2008).
Ao atuar em diversas instituições de ensino entre as décadas de 60 e 90, entre elas o Instituto de Artes da UFRGS, Cláudio Martins Costa deixou um extenso legado para a história da escultura e do ensino da arte no Rio Grande do Sul. Cabe agora a reflexão necessária para pensar e contextualizar sua obra, como é possível aferir no catálogo realizado por meio de produções textuais que têm origem desde o depoimento pessoal daqueles que conviveram com o mestre, até a análise de procedimentos, poéticas e circunstâncias através das quais engendrou o entrelaçamento da docência com a criação no campo da arte.
Exposição Coletiva “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”, com obras do Grupo de Estudos Lumen, permanece aberta para visitação até 28 de outubro na Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada Franca.
Evento: Exposição Coletiva “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”
Organização: Andréa Brächer
Visitação: de 06 a 28 de outubro, das 9h às 21h, de terça a sexta, e das 12h às 21h, aos sábados e domingos
Local: 3º andar, ala leste, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 — Centro Histórico, Porto Alegre, RS)
Contato: Andréa Bracher, fone (51) 98115 0791; Letícia Lau (51) 985312239
Imagens: cedidas pelos artistas
Outras imagens em baixa e alta resolução: https://drive.google.com/open?id=1njJcfcYL8q_oHrDeyhg-VrhiZUG6cyMW
Permanece aberta para visitação até 28 de outubro na Casa de Cultura Mário Quintana a exposição “Desenhos de Sal em Variações Photogenicas”, com obras do Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos — Lumen (Instituto de Artes/FABICO/UFRGS). A entrada é gratuita.
Participam da exposição as professoras de fotografia e pesquisadoras Andréa Brächer (coordenadora do Grupo e curadora da exposição) do Instituto de Artes/UFRGS, Sandra M L P Gonçalves (coordenadora adjunta do projeto de extensão) da FABICO/UFRGS. Além das professoras contam com a mestranda do PPGAV/UFRGS e fotógrafa Dani Remião, Jussara Moreira (Câmera Viajante), e a convidada deste ano, a docente Myra Gonçalves (FEEVALE). Entre os alunos graduandos da UFRGS: Bárbara Sanguin Silva, Camila Soares, Clarissa Ferreira, Fernando Ferreira, Giovane Farias, Gisele Endres, Larissa Carine Mesquita, Marcelo Ripoll e Yasmin Athaydes Silva.
Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos com a técnica Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico. O Grupo Lumen é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aberto a acolher alunos interessados em técnicas históricas e alternativas fotográficas e sua prática, desenvolve-se através de encontros semanais onde praticam-se processos de produção de imagens muitas vezes desconhecidos da comunidade acadêmica e também do público externo. Em sua terceira edição/ano de realização, elegeu-se o processo conhecido como Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico para os estudos experimentais de 2018. Desenvolvido por William Henry Fox Talbot, o Photogenic Drawing ou Desenho Fotogênico (1839, Inglaterra) foi o processo rival ao Daguerreótipo, de Louis Jacques Mandé Daguerre (1839, França).
A mostra é organizada pela professora Andréa Brächer do Instituto de Artes da UFRGS e pelo Grupo Lumen, com apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.
MÚSICA
Recitais com entrada franca
08 de outubro, segunda
17h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
11 de outubro, quinta
12h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.