Teatro
Espetáculo teatral “2 Fudid*s”, baseado em texto de Plínio Marcos, tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras de junho, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.
Evento: temporada do espetáculo teatral “2 fudid*s”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS
Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de junho (dias 06, 13, 20 e 27), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção)
Ingresso para todas as apresentações: entrada franca
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Com base na obra Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e fragmentos de auto ficção, “2 Fudid*s” pretende questionar e investigar a criação e construção da identidade individual e suas necessidades de afirmação e validação a partir do outro. Encontro. Aonde se vê. O social, o político, o gênero, as ideias de deus, de sexualidade, trabalho, capital… E afinal, você gosta de ser/estar fudid*?
Sinopse: Quem é você? A chapeuzinho vermelho nazista que corrói o ácido metalúrgico. Sou o que os outros dizem e eu aceito. Peido. Arroto. Suor. Corpo. Cativeiro de mim mesmo. Das minhas escolhas. Som do mar. Periferia. Mãos doendo. Um fudidx. Dois. O barco de jornal dos argonautas. Gay. Bissexual. Sapatão. HT… Afundado. Maluco. Perdido. Amor… Vem me buscar. Tonho? Deus. Cachorro. Paco? Silêncio. Regina? Fabs? As respostas que inventamos pra nós mesmos. Eu preciso de um sapato. Revolver. A Espécie Fabuladora… Gatilho.
Ficha técnica resumida
Direção: Ralph Duccini
Elenco: Fabrício Zavareze e Regina Ferrari
Dramaturgia: o grupo (adaptação livre do autor Plínio Marcos)
Trilha sonora: o grupo
Originado na disciplina: Estágio de atuação e direção do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Orientação: professoras Ana Cecília Reckziegel e Camila Bauer
Artes visuais
Segundo Módulo da exposição “Sem Título”, com obras de alunos formados em Artes Visuais em 2017, permanece até 15 de junho na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.
Evento: Segundo Módulo da exposição “Sem Título”
Visitação: até 15 de junho, das 10h às 18h, de segunda a sexta
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Permanece até 15 de junho na Pinacoteca do IA/UFRGS o Segundo Módulo da exposição “Sem Título”, que apresenta os trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas pelos alunos formados pelo Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS em 2017. A exposição reúne obras representantes da linguagem múltipla e híbrida da Arte Contemporânea em fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica.
A mostra tem curadoria de Niura Legramante Ribeiro. Participam do Segundo Módulo da exposição “Sem Título” os seguintes artistas: Aline Soares Ponczkovski, Ana Maria Philippi, Ananda Aliardi, Bárbara Neubarth, Betina T.V.C. Castro, Carolina Viana, Chana de Moura, Felipe Quevedo, João Alberto Rodrigues, Leila Coffy, Manoela Cavalinho Branco, Michele Dona, Ser Cnti, Taís Fanfa e Vitória Tadiello.
Música
Recital de música de câmara com John Gilbert (violino), George Work (violoncelo) e Cristina Capparelli (piano) acontece no Instituto Goethe na terça, 05 de junho, às 19h. Entrada franca.
Evento: Recital com John Gilbert (violino), George Work (violoncelo) e Cristina Capparelli (piano)
Apoio: Goethe Institut
Coordenação: professora Cristina Capparelli
Data e horário: 05 de junho, terça às 19h
Local: Goethe Institut (Rua 24 de Outubro, 112 — Bairro Independência, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Na terça, 05 de junho, acontece no Goethe Institut recital de música de câmara com participação dos músicos norte-americanos George Work (violoncelo) e John Gilbert (violino) e da pianista Cristina Capparelli, professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. No programa do recital, obras de Beethoven, Brahms e Villa-Lobos. A entrada para o recital é gratuita. Abaixo, currículo resumido dos participantes.
George Work, violoncelista e professor de violoncelo, passou a integrar em 1981 o renomado Ames Piano Quartet, em residência na instituição Iowa State University. Com este conjunto, George Work gravou 14 CDs lançados pelo selo Musical Heritage e recebidos com grande entusiasmo pelos críticos. Outras gravações de George Work podem ser encontradas nos selos Albany Records, Dorian, Sony e Luminus Recordings. O violoncelista tem apresentado sua arte em numerosos palcos dos Estados Unidos e do Canadá. Suas apresentações internacionais incluem Salzburg (Áustria), Paris e Marselha (França). Na China, Work se apresentou nas cidades de Taipei, Tainan, Kashiong e Taichung e também em Taiwan. Teve a oportunidade de tocar na Cidade do México, em Havana (Cuba) e Kaliningrado (Rússia).
Como integrante do corpo docente em Brevard Music Center in North Carolina entre 1998-2002, George Work foi especialmente escolhido para receber a distinção de professor artista no primeiro Schlern International Music Festival, em Voels am Schlern na Italia no verão de 2003.Em acréscimo às suas apresentações com o Amara Piano Quartet, George Work integra ainda o Belin String Quartet e a orquestra Des Moines Symphony.
John Gilbert é violinista e professor de violino na Escola de Música da Texas Tech University na cidade de Lubbock, Texas. Como solista, recitalista e integrante de conjuntos de câmara, Gilbert apresenta-se regularmente de leste a oeste dos Estados Unidos, tendo tocado tanto no Weill Recital Hall em Nova Iorque quanto no Abravanel Hall em Santa Barbara, na California. Recentemente apresentou-se no Brasil, Itália e Inglaterra. Muito solicitado a atuar como jurado de concursos, Gilbert pode se orgulhar de ter tocado em todas as principais cidades do estado do Texas. Gilbert já atuou como spalla das orquestras Lubbock Symphony Orchestra, Baton Rouge Symphony e Knowville Symphony. Como solista, já apresentou os concertos de Mendelssohn, Bach, Beethoven, Berg, Brahms, Bruch, Corigliano, Prokofiev, Sibelius, Vivaldi, e Kurt Weill.
Gilbert tem produzido gravações para os selos Centaur, Naxos and Innova. Sua gravação mais recente de Sonatas of Ernö Dohnanyi, Samuel Barber e Richard Strauss, será lançada pelo selo Fleur de Son label em 2018. Sua gravação dos Concertos de Kurt Weill e de Alban Berg com a Baton Rouge Symphony Orchestra, publicada em 2012 pelo selo Sono Luminus, recebeu a seguinte crítica da prestigiosa revista Grammophone em 2013: “Nada parece causar ansiedade para os músicos de Baton Rouge Musicians, que dão conta das complexidades rítmicas e dos desafios expressivo da partitura (de Alban Berg) com belíssima compostura. O violinista John Gilbert e o pianista Dmitri Steinberg apresentam-se como solistas vibrantes e o sopros tocam com uma segurança coerente e precisa na regência de Timothy Muffitt.”
Cristina Capparelli é professora na UFRGS desde 1985. Ao lado de sua intensa atividade docente, apresenta-se regularmente com orquestras, grupos de câmara e em recitais de piano solo na cidade. Entre os CDs que lançou consta “e a vida continua…”, de 1995, que reúne a obra completa para piano do compositor Bruno Kiefer. Esta produção recebeu o Prêmio Açorianos de melhor gravação de música erudita. O CD “Música Latino-americana para Piano”, gravado sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação em Música do IA/UFRGS, reflete seu interesse por um repertório variado e extenso. Em 2008 publicou o CD “The Brazilian Cello” para o selo Meridian da Inglaterra com a violoncelista Tania Lisboa. O CD contém a obra completa para violoncelo e piano de Camargo Guarnieri.
Em 2011, Capparelli lançou CD com a obra completa para piano dos renomados compositores baianos Alda e Jamary Oliveira e em 2012 colaborou com o percussionista Dave Johson no CD “Memories of Brazil”, dedicado à música de Ney Rosauro. A pianista foi novamente agraciada com o troféu Açorianos de Melhor Instrumentista por sua participação na gravação da obra “Mahavidas”, de Vagner Cunha. Em 2013, Capparelli organizou o CD “A Musica para piano de Camargo Guarnieri — 8 Sonatinas e Sonata” no qual participa em parceria com os colegas docentes do Departamento de Musica do IA/UFRGS Catarina Domenici, Ney Fialkow e André Loss.
Concerto do Coletivo Elatrônicas acontece na quarta, 06 de junho, às 19h30, no Instituto de Artes da UFRGS. Atividade do Projeto Ciclo Sônicas. Entrada franca.
Evento: Concerto do Coletivo Elatrônicas
Data e horário: 06 de junho, quarta, às 19h30
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)
Ingresso: entrada franca
Classificação indicativa: livre
Na quarta, 06 de junho, ocorre no IA/UFRGS o concerto do Coletivo Elatrônicas. Formado em 2018 pelas artistas Alessandra Bocchio, Bê Smidt, Isabel Nogueira e Isadora Nocchi Martins, o Coletivo Elatrônicas produz sons e imagens que traçam e borram as relações existentes entre a paisagem real e a paisagem imaginada, manipuladas e recriadas por meio de elementos de jogo. Neste processo, se combinam vida cotidiana, instrumentos eletrônicos, sons processados e objetos do dia a dia, passando por processos de mistura e recriação para evocar um mundo onírico. O concerto tem entrada franca.
A partir da combinação de elementos previamente programados com outros improvisados, se investiga a própria dinâmica dos movimentos das paisagens, incluindo os efeitos e limites das imagens, dos sons e das vozes transformadas. O que resulta então é uma realidade não factual, uma experiência imersiva a partir de ilusões que evocam estados imaginativos.
O concerto do Coletivo Elatrônicas integra o Ciclo Sônicas, projeto mensal que promove concertos de músicas de mulheres no Instituto de Artes da UFRGS para a visibilidade e a inclusão de práticas musicais e sonoras, eletrônicas e eletroacústicas das pessoas nascidas mulheres e/ou auto identificadas como mulheres, valorizando sua produção. A produção das compositoras e artistas sonoras tem estado historicamente ausente e invisibilizada no âmbito dos livros e estudos sobre produção musical, história da música e composição musical, o que justifica um trabalho de levantamento, reconhecimento e visibilidade desta música, suprindo ausências e problematizando os silenciamentos. O projeto, que não busca apenas um esforço compensatório, mas oportuniza a inclusão e o fomento da produção artística feminina nos lugares de prática musical, é coordenado por Isabel Nogueira, Isadora Nocchi Martins e Bê Smidt, tem realização do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música do IA e apoio do Coletivo Medula de Experimentos Sonoros.
Recitais com entrada franca da semana
07 de junho, quinta
12h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
18h30: Recital de Música de Câmara Autoral 2018. Coordenação: professora Marília Stein. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
08 de junho, sexta
12h: Sarau de Canto, recital de alunos de Canto do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: professora Luciana Kiefer. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
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