O Memorial do Rio Grande do Sul apresenta Ocupação Feminista: o Tempo Não Para / Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul. O evento segue até o dia 24 de março, no primeiro andar da instituição, onde o público pode conferir a exposição, a exibição de audiovisuais relacionados à temática feminista, além de debates sobre o movimento no estado. A proposta é traçar um panorama das principais iniciativas realizadas em torno do ideário feminista, resgatando e atualizado a temática no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Todas as atividades têm entrada franca.
O evento é realizado em parceria com entidades representativas relacionadas à luta feminista no Rio Grande do Sul, que colaboraram na elaboração desta programação, além de disponibilizarem seus acervos. A exposição apresenta materiais gráficos e documentos relacionados ao movimento de mulheres no Rio Grande do Sul. Com curadoria de Ben Berardi, são exibidos cartazes, banners, estandartes, documentos, fotos e obras de arte relacionadas com as atividades dos movimentos feministas, com trabalhos de artistas plásticas como Zorávia Bettiol e Priscila Fróes.
Confira a agenda de debates da exposição:
14/03, às 19:00h – As conquistas, os direitos e as leis (políticas públicas avanços e limites), com participação da ONG Themis, Coletivo Feminino Plural, ACMUN (Associação Cultural das Mulheres Negras), Sandra Maciel (ONG Maria Mulher), Nadine Anflor (delegada, chefe de polícia), Ana Naiara Malavolta Saupe (Marcha Mundial das Mulheres), Carol Bastos (Liga Brasileira de Lésbicas).
21/03, às 19:00h – Feminismos Contemporâneos (As novas gerações), com Priscila Voight (Ocupação Mirabal), Blogueiras Negras, Coletivo Atinúké, Priscila Fróes (TransENEM, artista plástica) e Monique Prada (ativista e escritora).
Deixe um comentário