“Meierhold”, a nova encenação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, segue em cartaz na Terreira da Tribo nas quintas e sextas-feiras de fevereiro, sempre às 20h, até o dia 22. Mais uma vez o Ói Nóis Aqui Traveiz mergulha no teatro e traz em sua nova obra uma homenagem a dois mestres da cena contemporânea e do teatro latino-americano: o encenador russo Meierhold e o dramaturgo argentino Eduardo Pavlovsky. MEIERHOLD é uma adaptação livre da peça “Variaciones Meyerhold”, de 2005, do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Pavlovsky.
No centro da trama a figura de Meierhold, célebre ator, diretor e teórico russo, cujo discurso inovador e revolucionário o transformou em personalidade de relevância no panorama teatral do início do século XX. Grande questionador das formas acadêmicas da criação teatral, a postura de Meierhold confronta com as ideias de seu contemporâneo Stanislavski, com quem manteve uma relação ao mesmo tempo estreita e distante. A encenação reúne aspectos do discurso artístico do pensador russo e os relaciona com momentos dramáticos de sua trajetória pessoal, sujeito ao cárcere, tortura e humilhações até o seu brutal assassinato pelas autoridades da Rússia stalinista.
A história de Meierhold não deixa de nos colocar em questionamentos sobre o momento e o lugar em que vivemos. A dinâmica da encenação busca perguntar aos espectadores como Meierhold nos afeta e nos comove no sombrio Brasil de hoje.
Deixe um comentário