A próxima edição do projeto Clássicos na Pinacoteca, na terça-feira, 15, às 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico), contará com uma apresentação de música indiana.
O recital será apresentado por Eduardo Ritter, instrumentista de sitar, da tradição hindustani, com grande influência da Imdadkhani Gharana e do estilo de Ustad Vilayat Khan, além de expoentes do sitar, tais como Ravi Shankar e Nikhil Banerji.
Eduardo Ritter busca no Oriente a referência para seu trabalho: a música indiana, na qual foi iniciado em 2010 durante viagem ao país asiático. Discípulo de Sri Debashish Sanyal e de Varanasi, o gaúcho passou a fazer parte da antiga tradição da música clássica indiana. Fundador do Projeto Kayab, onde foi diretor artístico e guitarrista, transitou por ritmos e melodias resultantes das experimentações do grupo, o que despertou a paixão pelo estilo musical. Retornando ao Brasil, Ritter passou a se apresentar em recitais, saraus e exposições de arte.
Com dez anos de atuação, as apresentações do instrumentista têm demonstrado grande avanço, além de reconhecimento de expoentes da música indiana, como Indrajit Bannerji, Abhik Mukherji e Ramprappana Bhattacharya. O trabalho do músico é uma verdadeira imersão nesse estilo musical que é clássico, místico, transpessoal e uma das tradições culturais mais antigas e respeitadas.
Deixe um comentário