A Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico) realiza no dia 12 de dezembro, a partir das 20h, a primeira edição da Mostra Panorama Internacional – Videoarte & Cinema Experimental. Com curadoria de Muriel Paraboni, a mostra traz para Porto Alegre 12 obras de videoarte e cinema autoral com amplo destaque no circuito internacional recente, sendo a maioria inédita no Brasil. Os filmes serão exibidos ao ar livre, no jardim interno da Pinacoteca. A entrada é franca.
Artistas de nove países compõem a mostra com obras autorais. Na programação destaca-se Transitions, da portuguesa Ana Barroso, espécie de videodança contemplativa e transcendental, The Stream, de Hiroya Sakurai (Japão), que traz um premiado balé de imagens e sons, Drop Out Bodies, da francesa Ludivine Large-Bassette, numa performance de fôlego que desafia convenções e Wake up! Sleeper, ensaio sobre a luminosidade, do canadense Mike Rollo.
Filmes de estudo ou abertamente abstratos, como Rodez, de Stefano Miraglia (Itália) e La senão cósmica, de Leandro Varela (Argentina), também estão na programação, que tem como principal característica a diversidade da produção contemporânea.
Segundo a organização, a escolha dos filmes contempla um recorte panorâmico da produção recente, trazendo filmes de destaque no circuito internacional. O objetivo é apresentar a diversidade de estilos e abordagens que extrapolam as classificações de videoarte e cinema experimental, contribuindo para a discussão e fomento da produção local.
A Mostra Panorama Internacional contará com a presença do seu realizador, o professor e crítico Flavio Guirland para um debate após a exibição dos filmes.
Deixe um comentário