Aos 24 anos de idade, a francesa Paula Anacaona aprendeu a ler em português. Desde então, ela vem estudando e se aprofundando em autores brasileiros, com atenção especial na literatura marginal e feita no nordeste. Em 2009, fundou a Editora Anacaona, voltada justamente a apresentar aos franceses autores daqui. A editora também já traduziu mais de 40 livros do português para o francês, de autores como Rachel de Queiroz, Marcelino Freire e Conceição Evaristo.
A editora, que atua a partir de sua perspectiva enquanto mulher negra, publicou em 2018 seu primeiro romance, “Tatou”. O livro se passa entre seus dois países de coração, França e Brasil, e aborda os temas que lhe são caros, especialmente as questões de raça, gênero e classe. A francesa também é autora de obras juvenis sobre Jorge Amado e Maria Bonita.
Paula Anacaona participará da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 17 de novembro, às 18h30, em uma conversa com o público no Salão de Bridge do Clube do Comércio, 2º andar, com mediação de Fernanda Bastos. Às 19h30min, autografa “Tatou” na Praça de Autógrafos. A participação da autora na Feira acontece com apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre.
Serviço:
Paula Anacaona na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Quando: 17 de novembro, 18h30
Onde: Salão de Bridge do Clube do Comércio, 2º andar
Sessão de autógrafos às 19h30
Site da Feira
Toda a programação, incluindo oficinas e sessões de autógrafos, está disponível no site www.feiradolivro-poa.com.br.
Deixe um comentário