Neste sábado, 10 de novembro, a partir das 18h, a editora Belas Letras comemora seus dez anos de existência com evento que integra a programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Faça acontecer reunirá autores de dez obras da editora, que compartilharão com o público relatos em formato TEDx, onde suas experiências pessoais e profissionais tragam inspiração sobre temas da vida contemporânea, fazendo a plateia refletir sobre sua vida e, principalmente, tomar atitudes.
Participam do evento os autores Marcos Piangers – O poder do eu te amo, Ana Cardoso – A mamãe é punk, Gabriel Gomes, Luciano Braga e Daniel Larusso, – 333 páginas para tirar seu projeto do papel, Tito Gusmão – Papo de grana, Gabriela Guerra e Caroline Cintra – Juntas, Tiago Mattos – versão em inglês de Vai lá e faz (Just Get It Done) e Lau Patrón, 71 Leões. As falas trazem os temas relações incríveis, propósito, projetos pessoais, liberdade financeira, liderança, futurismo e aceitação.
Faça acontecer será transformado em livro, que será lançado em 2019. Os direitos autorais da obra serão doados pelos autores para o tratamento de João Vicente, filho de Lau Patrón, que é portador da Síndrome Hemolítica Urêmica atípica, chamada de SHUa, uma condição rara, genética, que causa falhas no sistema imunológico.
A atividade tem entrada franca e ocorre no Teatro Carlos Urbim – Av. Sepúlveda. Em seguida, às 19h30, os autores integram sessão de autógrafos da editora, que ocorre na Praça de Autógrafos.
Sobre a Belas Letras
Fundada por Gustavo Guertler em Caxias do Sul em abril de 2008, ao lançar seus dois primeiros livros, “Meu Pequeno Gremista”, de Humberto Gessinger, e “Meu Pequeno Colorado”, de Luís Augusto Fischer. As publicações se tornaram best-sellers, com mais de 50 mil exemplares vendidos e se transformaram em coleção, intitulada Meu Pequeno Torcedor. Com diversas publicações na área musical – biografia do Nasi, do Ira, títulos internacionais como a biografia de Neil Peart, Paul Stanley e Anthony Kieds, a Belas Letras também projetou ao longo desta primeira década de existência nomes gaúchos no cenário nacional, como Ana Cardoso, Tiago Mattos e Marcos Piangers, que já vendeu mais de 250 mil cópias.
Já foram lançados mais de 260 títulos – só em 2018 são 34 até o final do ano. A editora tem como propósito transformar a vida das pessoas através de histórias. “Não existe nada mais transformador do que você aprender a partir da experiência de outra pessoa. A gente quer fazer parte da vida das pessoas, representar algo no crescimento delas, sejam elas leitores de formação ou não. E essa linha é o que tem norteado nossas publicações”, declara Guertler, CEO da editora.
A Belas Letras é uma editora de não-ficção que se sustenta em cinco pilares da vida contemporânea: família – “entendemos família como qualquer grupo que está unido pelo amor”, afirma; música, viagem, criatividade e gastronomia. Ainda este ano, estão previstos os lançamentos Juntas, de Gabriela Guerra e Caroline Cintra, Papo de grana, de Tito Gusmão e a biografia do Planet Hemp: Mantenha o respeito, de Pedro de Luna.
Apesar de ter se profissionalizado rapidamente nos últimos anos, o mercado editorial ainda está muito apegado a modelos tradicionais de negócio. “É inevitável entender que a gente está inserido nesse contexto de ainda poucas inovações. E isso para a gente, de alguma forma, é um ponto positivo, pois mostra que há muitos caminhos para inovar”, revela Guertler. A Belas Letras é a única editora do Brasil que doa outro livro para cada exemplar que é vendido na loja virtual, um programa que existe desde 2015 e se chama Compre 1 Doe 1. A partir de outubro desse ano, todas as pessoas passaram a receber, junto com o seu pedido, um livro extra e uma carta, que explica sobre o Compre 1 Doe 1 e informa que o livro extra recebido deve ser doado. Ou seja, os próprios leitores têm a oportunidade de doar e viver essa experiência.
“Acredito que um dos nossos pontos mais inovadores é pensar o livro como um produto multiplataforma e multicanal. Livro não deve estar só em livraria. Livro é conteúdo, e conteúdo pode se transformar em várias coisas. Queremos atingir não somente aquele leitor de formação, que frequenta livraria. Queremos que os livros façam parte da vida das pessoas, e para isso acontecer nada melhor do que levá-los onde elas estão”. Há dois anos a Belas Letras tem uma parceria com a rede de lojas Imaginarium, desenvolvendo livros conceito para presentear. A editora também desenvolveu um co-branding com a Dobra, uma empresa gaúcha que fabrica carteiras com um tecido especial com a mesma espessura do papel, usado pela Nasa, onde comercializa carteiras de alguns livros publicados. Para saber mais, acesse: belasletras.com.br
luiz carlos v coelho diz
Tenho 84 anos. Arte educador. artes visuais, música. sou multiplicador. Obrigado pela atençao.